Nesta edição das Futuras Cientistas, serão desenvolvidos os seguintes planos de trabalho na região Suldeste do Brasil.
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
ESPÍRITO SANTO | Link Tecnologia Social | Rua São Paulo, nº 977, casa 04, Guarujá, São Paulo, CEP 11450060 | Alunas | Professoras |
7 | 1 | |||
Plano de trabalho: Tópicos em Biologia: da teoria à prática Modalidade: Remoto | ||||
Resumo: Ser cientista transcende o estereótipo de estar apenas em laboratórios, a metodologia científica também inclui observar, questionar, inferir e compreender fenômenos. Além disso, a análise de dados, a escrita e a leitura de artigos também compõem a rotina científica. Um ensino eficaz propõe aos discentes a percepção da disciplina em seu cotidiano, no caso da biologia é possível percebe-la não somente no mundo externo, como também no próprio indivíduo. Objetivos: Despertar o interesse por temáticas recorrentes no universo da bioquímica e biologia molecular; demonstrar como os conhecimentos de bioquímica e biologia molecular podem estar presentes no cotidiano das discentes; apresentar a metodologia científica de forma clara e concisa; proporcionar imersão científica de forma remota e prática com materiais de fácil acesso. Resultados Esperados: s atividades previstas nesse projeto visam aproximar alunas do ensino básico e cientistas convidados para discussão de temas de grande relevância científica e social; esclarecer a presença desses assuntos no cotidiano; Impulsionar a representatividade feminina na carreira científica; proporcionar a construção do pensamento crítico; trabalhar em conjunto com as discentes para a resolução de estudos de caso, bem como discutir possíveis soluções para o impacto de problemáticas socioambientais. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
MINAS GERAIS | Universidade Federal de Itajubá | Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá – MG – CEP: 37500 90 | Alunas | Professoras |
7 | 3 | |||
Plano de trabalho: Meninas da Mantiqueira na Ciência Modalidade: Remota | ||||
Resumo: O documento Global Gender Gap Report demonstrou, por meio de um estudo, uma lacuna significativa entre homens e mulheres no que concerne a igualdade de gênero. Todavia, é importante lembrar que, essa desigualdade de gênero permeia a vida das mulheres há muito tempo. Pesquisas demonstram as dificuldades vivenciadas por meninas e mulheres para terem acesso à Educação, assim como assumir determinados cargos no mercado de trabalho. Além disso, a literatura também revela que o quantitativo de mulheres em áreas relacionadas às Ciências, Tecnologia,Engenharia e Matemática (STEM) é infinitamente menor quando comparado ao sexo masculino. Por isso, torna-se urgente investir e implementar ações que possibilitem às meninas acesso ao universo das diferentes áreas científicas. Diante disso, o grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão- Nefti” da Universidade Federal de Itajubá – Unifei, tem o intuito, por meio do edital do “Futuras Cientistas”, ofertar a alunas da rede pública do estado de Minas Gerais, o curso “Meninas da Mantiqueira na Ciência”. O curso será realizado na modalidade remota e terá como objetivo aproximar as participantes das áreas STEM, estimular a busca pelo conhecimento científico e auxiliá-las na construção de uma imagem real dos cientistas. A partir da realização do curso espera-se que as participantes sintam-se estimuladas a estudar em uma universidade pública e que construam conhecimentos relacionados aos temas científicos trabalhados. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
MINAS GERAIS | Universidade Federal de Uberlândia | Av. João Naves de Ávila, 2121 – Bloco 1S – 1º Andar – Campus Santa Mônica – Uberlândia – MG – Cep 38.408-100 | Alunas | Professoras |
10 | 4 | |||
Plano de trabalho: Triângulo de Minas em STEM Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O projeto “Triângulo de Minas em STEM” tem como objetivo incentivar e apoiar a participação e liderança feminina em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O intuito é criar um ambiente mais inclusivo e equitativo para as meninas na ciência, com a utilização da Robótica Pedagógica, que é uma metodologia de ensino que objetiva fomentar nas meninas residentes em Ituiutaba e região, no estado de Minas Gerais, o espírito investigativo a respeito dos conceitos matemáticos por traz de mecanismos e procedimentos, associando-os aos conteúdos curriculares previamente aprendidos. Esperamos que, por meio deste projeto, possamos criar um ambiente mais inclusivo e equitativo para as meninas na ciência e, assim, promover avanços significativos para a sociedade como um todo. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
MINAS GERAIS | Universidade Federal de Uberlândia | Praça Frei Orlando, 170, Centro, São João del-Rei, Minas Gerais, CEP.: 36307- 352 | Alunas | Professoras |
5 | 1 | |||
Plano de trabalho: Preparação de Células Solares: uma Proposta para produção de Energia Alternativa e Renovável. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O uso de energias novas e renováveis tem recebido grande atenção na sociedade atual, o que tem levado a um aumento no número de pesquisas sobre células solares nas últimas décadas. Dentre os vários tipos de células solares, as células solares sensibilizadas por corantes ou nanomateriais se destacam devido ao fato de que estas células solares apresentam fácil processo de preparação, e podem contribuir para suprir as necessidades de energia da humanidade num futuro próximo. Neste programa, as futuras cientistas poderão preparar células solares sensibilizadas por corantes, em todas as etapas, desde a preparação dos substratos até a medida das células solares, usando um simulador solar. Assim, inicialmente serão apresentadas as normas de segurança e uso de materiais do laboratório, bem como os princípios envolvidos em energia e conversão de energia solar. Em seguida todas as etapas de preparação dos componentes das células solares, como o fotoanodo e contraeletrodo e sensibilização com corantes. Finalmente após a células solares serem montadas serão estudadas usando um simulador solar para verificar o rendimento de conversão solar, envolvendo medidas eletroquímicas e o tratamento dos dados obtidos. Finalmente trabalharemos no relatório final com os dados obtidos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | Instituto Nacional de Tecnologia | Av. Venezuela, 82 – Praça Mauá – Rio de Janeiro – RJ CEP: 20081-312 | Alunas | Professoras |
2 | 0 | |||
Plano de trabalho: Futuras Cientistas Contra o Elemento Invisível. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O presente projeto propõe apresentar a técnica analítica avançada de cromatografia gasosa com detecção por espectrometria de massas, como ferramenta para a caracterização química de óleos essenciais. Para isso, serão escolhidas amostras de espécies aromáticas presentes no dia-a-dia das participantes para que delas sejam extraídos seus óleos essenciais que serão analisados no sistema analítico proposto. A imersão vai contemplar desde um entendimento teórico sobre o funcionamento do aparato de hidrodestilação e do cromatógrafo gasoso-espectrômetro de massas, até atividades práticas envolvendo o isolamento dos óleos a partir das espécies vegetais, o preparo e a análise cromatográfica, bem como a interpretação dos resultados obtidos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | Instituto Nacional de Tecnologia | Avenida Venezuela 82 sala 518 CEP 20081-312 Rio de Janeiro RJ | Alunas | Professoras |
2 | 0 | |||
Plano de trabalho: Desvendando a química por trás dos aromas do cotidiano: Quem é quem nos óleos essenciais? Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A preocupação a respeito das formas de tratamento de efluentes contendo corantes têm se tornado crescente nos últimos anos. Diversas formas são estudadas, sendo a degradação destas moléculas por processos fotocatalíticos uma das mais promissoras, uma vez que essas reações geralmente envolvem temperatura ambiente e pressão atmosférica. Além disso, diferente dos processos físicos (adsorção e outros), há a possibilidade de mineralização do poluente, transformando-o em CO2, H2O e ácidos minerais. Em relação ao final do processo, o uso de um catalisador heterogêneo, com propriedades magnéticas, facilita a separação deste do meio reacional, tornando possível o seu reuso. As moléculas alvo de degradação fotocatalítica neste processo se originam da indústria têxtil, como o corante índigo carmim, um dos corantes usados na fabricação de calças jeans. Óxidos de ferro são importantes materiais para a Catálise, sendo frequentemente utilizados em função do seu baixo custo, disponibilidade e possibilidade de adotar diferentes estados de oxidação (ex. magnetita, hematita). Na maioria das vezes são suportados num material de alta área função de sua baixa área específica. Um material de alta área, baixo custo e que pode ser usado junto aos óxidos de ferro na fotodegradação de corantes é o carvão ativado. É possível obter o carvão ativado a partir de diferentes resíduos de biomassa, como a palha de coco. Os processos fotocatalíticos envolvem o uso de um composto, o fotocatalisador, que é ativado por energia luminosa (ex. solar), para atuar em reações químicas, como a degradação de corantes, quando postos em contato. No trabalho proposto, o fotocatalisador será o composto formado por óxidos de ferro em carvão ativado sintetizado a partir de palha de coco e o corante a degradar será uma solução aquosa de índigo carmim. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | UFRJ | Departamento de Eng. Metalúrgica e de Materiais Centro de Tecnologia – Av. Horácio Macedo, 2030 – Bloco F – Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 21941-598 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Catalisador a base de óxidos de ferro e carvão ativado de palha de coco para fotodegradação de corante da indústria têxtil. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Diferentes materiais (metais, plásticos, cerâmicos) estão presentes no nosso dia a dia como nos meios de transporte, construção civil, dispositivos eletrônicos, vestuário, entre outros. Portanto, o desenvolvimento tecnológico e a qualidade de vida das civilizações estão fortemente relacionados com o domínio da ciência e engenharia de materiais. O presente projeto visa realizar uma imersão no mundo da ciência dos materiais que estuda a relação entre a estrutura e propriedades de materiais. Para isso serão abordados, em aulas teóricas e práticas, os conceitos básicos de ciência dos materiais, nos aprofundando nos diferentes aspectos da estrutura dos materiais, e sua relação com as propriedades e processamento. Mais especificamente, investigaremos o efeito de diferentes tratamentos térmicos (aquecimento a diferentes temperaturas e resfriamentos em diferentes velocidades) em amostras de aço na sua microestrutura e consequentemente em suas propriedades mecânicas. A microestrutura será analisa através de microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura e as propriedades mecânicas serão avaliadas utilizando ensaios de dureza e resistência ao impacto. Espera-se que ao final do projeto as alunas adquiram noções básicas sobre ciência dos materiais, como os conceito de microestrutura, propriedades mecânicas e a relação entre elas e o processamento dos materiais. Além disso elas estarão capacitadas a preparar um relatório científico e uma apresentação. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | UFRJ | Departamento de Eng. Metalúrgica e de Materiais Centro de Tecnologia – Av. Horácio Macedo, 2030 – Bloco F – Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 21941-598 | Alunas | Professoras |
2 | 0 | |||
Plano de trabalho: Ciência dos Materiais: Explorando a relação entre propriedades e microestrutura dos materiais usando microscopia. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Diferentes materiais (metais, plásticos, cerâmicos) estão presentes no nosso dia a dia como nos meios de transporte, construção civil, dispositivos eletrônicos, vestuário, entre outros. Portanto, o desenvolvimento tecnológico e a qualidade de vida das civilizações estão fortemente relacionados com o domínio da ciência e engenharia de materiais. O presente projeto visa realizar uma imersão no mundo da ciência dos materiais que estuda a relação entre a estrutura e propriedades de materiais. Para isso serão abordados, em aulas teóricas e práticas, os conceitos básicos de ciência dos materiais, nos aprofundando nos diferentes aspectos da estrutura dos materiais, e sua relação com as propriedades e processamento. Mais especificamente, investigaremos o efeito de diferentes tratamentos térmicos (aquecimento a diferentes temperaturas e resfriamentos em diferentes velocidades) em amostras de aço na sua microestrutura e consequentemente em suas propriedades mecânicas. A microestrutura será analisa através de microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura e as propriedades mecânicas serão avaliadas utilizando ensaios de dureza e resistência ao impacto. Espera-se que ao final do projeto as alunas adquiram noções básicas sobre ciência dos materiais, como os conceito de microestrutura, propriedades mecânicas e a relação entre elas e o processamento dos materiais. Além disso elas estarão capacitadas a preparar um relatório científico e uma apresentação. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | Instituto Nacional de Tecnologia | Avenida Venezuela, 82, Centro, Rio de Janeiro, RJ. CEP:20081-312 (sala 302, Laboratório de Biocatálise) | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Avaliação de fungos filamentosos produtores de enzimas com aplicações industriais. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A biocatálise consiste no uso de componentes biologicamente ativos, normalmente proteínas, para acelerar (catalisar) transformações químicas. As proteínas que catalisam reações são chamadas de enzimas, sendo estas utilizadas em vários processos industriais, como nas indústrias têxtil, de combustíveis, de detergentes, de cosméticos, alimentos e ração animal. Muitas das enzimas industriais são produzidas por microrganismos, especialmente por fungos filamentosos. Os fungos possuem a vantagem de secretar enzimas que podem ser recuperadas de forma simples. Nesse contexto, esse plano de trabalho foi elaborado visando integrar as alunas no universo da Biocatálise, através do estudo de fungos produtores de duas classes de enzimas: as mananases e amilases. As mananases são enzimas que degradam a manana, um carboidrato comumente encontrado em leguminosas. Por isso, as mananases são utilizadas para formular detergentes, para facilitar a remoção de manchas. Por exemplo, se uma roupa for suja com feijão, o uso de um detergente com mananases irá facilitar a quebra da manana, removendo a mancha mais eficientemente. O grão de café também contém manana e, por isso, as mananases são utilizadas para degradar a manana e facilitar a produção de café solúvel. Já as amilases são enzimas que degradam o amido, outro carboidrato disponível em diversos alimentos, como mandioca, arroz, milho, batata, entre outros. Assim, a utilização de amilases na indústria é muito ampla, que vai desde da produção de detergentes aos combustíveis, como o etanol de milho. A fundamentação teórica sobre tais enzimas será apresentada às alunas e a importância de se selecionar novos fungos a partir da biodiversidade brasileira será mostrada como desafio. Durante a imersão, as alunas irão investigar preliminarmente a produção das enzimas por fungos não patogênicos isolados de biomas brasileiros (disponíveis no laboratório). Durante a execução do plano de trabalho, as alunas realizarão o cultivo de fungos produtores de mananases e amilases. Posteriormente, os cultivos serão avaliados através de ensaios colorimétricos qualitativos e quantitativos, a fim de detectar as enzimas de forma bastante visual. Assim, espera-se transmitir conceitos básicos de biotecnologia industrial, bioquímica e microbiologia e que ao final as alunas possam sistematizar os dados obtidos através de imagens e gráficos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rua General Bruce, n.586, São Cirstóvão, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20.921-030. | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Além das exposições: o trabalho científico no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O Museu de Astronomia e Ciências Afins é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que tem um caráter científico diferenciado das demais Unidades de Pesquisa. Trata-se de uma instituição cujos processos científicos são essencialmente aqueles das Ciências Sociais e Humanas, cruciais para a formação crítica de uma sociedade que seja capaz de questionar a realidade que observa e vive, refletir sobre ela, elaborar soluções e tomar decisões. A proposta deste projeto é envolver as futuras cientistas com a ciência e suas práticas sob um viés pouco abordado quando se trata da profissão cientista, que geralmente foca nas ciências exatas, biológicas e da Terra. Por meio da técnica de observação participante, as estudantes e professoras inscritas realizarão leituras e documentação de objetos científicos históricos, mapas conceituais, ações de preservação de documentos, pesquisa no arquivo do MAST e atividades educativas, além de visitarem todos os espaços abertos e não abertos ao público, observarem o Sol com telescópios e terem uma experiência imersiva no planetário móvel do MAST. Visa-se fortalecer, assim, as ciências humanas e sociais como possíveis áreas de atuação das futuras cientistas. Tal ênfase se faz relevante diante da constatação do enfraquecimento nacional institucionalizado das Ciências Sociais e Humanas nos últimos anos, de forma ainda mais acentuada do que em relação às Ciências Exatas e Naturais. Para o MAST, o projeto tem potencial de mobilizar discussões e reflexões entre as equipes das diferentes Coordenações sobre a criação de oportunidades de acesso e permanência de meninas e mulheres nas ciências. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | Instituto Nacional de Tecnologia (INT) | Avenida Venezuela, 82 – sala 106 – Saúde – Rio de Janeiro | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Utilização da manufatura aditiva para confecção de artefatos plásticos sustentáveis aplicados à área escolar. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Produtos que são desenvolvidos parcial ou totalmente oriundos de fontes naturais, renováveis e biodegradáveis vem ganhando cada vez mais espaço de destaque por pesquisadores e indústrias, como alternativa à produtos desenvolvidos por recursos não renováveis como o petróleo e o carvão mineral. Hoje em dia, a incorporação de fibras vegetais como agente de reforço para a produção de biocompósitos, tornou-se essencial no desenvolvimento sustentável, principalmente para a economia circular e processo de degradação, em especial atenção na ampla variedade e quantidade de fibras naturais de baixo custo encontradas na região brasileira. Deste modo, verifica-se um campo vantajoso na economia com redução de custo de produção, redução da quantidade de resíduos plásticos, substituição parcial ou total de polímeros convencionais de origem petrolífera e diminuição dos impactos do descarte inadequado de produtos plásticos em solos e meios hídricos, além da reciclagem e reprocessamento. Assim, a área de materiais, torna-se estratégica e promissora para conquistas de inovação da pesquisa científica e tecnológica, mercados e indústrias, como a área de embalagens. Nesse cenário, a casca de arroz, um subproduto agrícola, que na maioria das vezes para indústria apresenta um problema ambiental a ser gerenciado quanto a sua destinação final, aparece como alternativa para a produção de compósitos poliméricos biodegradáveis aplicados em diversos setores, como por exemolo, na área de design como artefatos escolares consumíveis (réguas, porta lápis, estojo, etc). Nesse sentido, a proposta desse projeto do Programa Futuras Cientistas consiste em obter, confeccionar e caracterizar compósitos de PLA e casca de arroz por impressão 3D, buscando estudar a produção do filamento por processamento em extrusão, processo de confecção de peças tridimensionais por meio da deposição de camadas sobrepostas, utilizando a técnica de modelagem por fusão e deposição (FDM), específica para peças plásticas. Como vantagens dessa manufatura, pode-se citar a produção rápida e econômica, a possibilidade de confecção de manufaturas com geometrias complexas, a durabilidade, boa fiabilidade, apoio de fácil remoção e a facilidade na acessibilidade ao equipamento. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | Universidade Federal Fluminenese | Rua Miguel de Frias, 9. Icaraí Niterói – RJ 24220-900 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Produção de sabões líquidos e em barra e estudo comparativo de suas propriedades físicas e coloidais. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O sabão é um simples item de higiene muito conhecido e presente no dia-a-dia dos indivíduos, principalmente em países tropicais. Apesar de ser associado apenas a limpeza, existem diversas abordagens teóricas e experimentais acerca das suas propriedades, aplicabilidades e modo de funcionamento. Trata-se de um ótimo objeto de estudo de vários conceitos químicos tais como dispersões coloidais, tensão superficial, reações químicas, interações intermoleculares, formação de espuma, dureza da água, entre outros. Historicamente não se sabe ao certo como o sabão foi descoberto ou preparado pela primeira vez. Estima-se que tenha sido por volta de 23 ou 24 a.C. pois nesta época, em um livro autoral, Plínio (Gaius Plinius Secundus) discorre sobre a produção de sabão através do cozimento de sebo de carneiro (gordura animal) com cinzas de madeira. A rota utilizada atualmente para obtenção do sabão é a partir da hidrólise básica de triglicerídeos contidos em gorduras animais (de boi, de porco, etc) ou de óleos vegetais (de algodão, de palmeiras, de soja, etc), como mostrado na Figura 1. Esta reação envolve a transformação de um éster (oriundo de um ácido graxo) em um sal (sabão) e é mais conhecida como saponificação. A partir destas informações, já é possível trabalhar conceitos de reações químicas e definir funções orgânicas e inorgânicas presentes em materiais facilmente presentes no cotidiano das alunas. Assim sendo, a primeira etapa do projeto inclui uma discussão teórica sobre o que antecede qualquer experimento: o método científico. Essa discussão será importante para as alunas compreenderem o porquê de cada etapa em um processo científico. Em seguida, será discutido o projeto de fato, explicando conceitos teóricos como a química de coloides, química orgânica e reações químicas, assuntos que também são cobrados nas provas atuais de vestibular, como ENEM. A última etapa da primeira semana consiste em um seminário sobre elaboração de relatórios, que será útil para as alunas desenvolverem o pensamento crítico sobre o que elas aprenderam, bem como colocar em ordem as etapas seguidas. A segunda semana do projeto consiste na parte experimental de fato, quando as alunas poderão ir ao laboratório. Antes mesmo do experimento, as alunas terão uma breve aula sobre segurança de laboratório, onde irão aprender sobre as boas práticas e condutas, de forma a evitar acidentes. No segundo e terceiro dias, as alunas irão preparar dois sabões – um líquido (com hidróxido de potássio) e outro em barra (com hidróxido de sódio) – a partir do método de hidrólise básica de glicerídeos (à quente). O último dia da segunda semana está reservado para a discussão dos resultados obtidos. A terceira semana tem como principal objetivo a aplicação dos sabões preparados e observação das propriedades coloidais em relação a suas propriedades físicas. Além disso, será avaliado o caráter ácido-base desses sabões, em comparação a outros produtos de limpeza de uso doméstico. Por fim, a última semana está reservada para a elaboração, por parte das alunas, do relatório final e de uma apresentação em slides sobre os experimentos realizados e os resultados obtidos. O projeto proposto fará uso de materiais que podem ser encontrados fora das universidades, com o intuito de que as alunas sejam capazes de semear as ideias e conhecimentos adquiridos em seu entorno após o término do projeto. Além disso, a produção de sabões também será aproveitada para que se aborde o tema de poluição ambiental pelo descarte inadequado de rejeitos domésticos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | UERJ | Rua Fonseca Teles,121, Bairro São Cristóvão, Rio de Janeiro | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: As Futuras Cientistas e os Materiais Macro, Micro e Nanoestruturados Aplicados à Engenharia Mecânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: em laboratórios da Engenharia Mecânica, cujo o auto desenvolvimento, a geração de habilidades e o conhecimento técnico e tecnológico de uma área com pouca presença feminina. conduzindo atividades para ampliar o conhecimento e as perspectivas de atuação das Futuras Cientistas na Engenharia Mecânica de forma a promover a igualdade de gênero e a inclusão de minorias nas Engenharias. O projeto visa apresentar uma visão Macro, Micro e de Nanofabricação de Materiais na Engenharia Mecânica com a imersão das Futuras Cientistas em projetos atuais e relevantes desenvolvidos no Laboratório Multiusuário de Nanofabricação e Caracterização de Nanomateriais NANOFAB/ UERJ (www.nanofab.uerj. br). Para o desenvolvimento deste objetivo, será mobilizado o conhecimento organizacional, a gestão integrada de projetos desde a concepção até sua entrega final, o monitoramento do ambiente laboral quanto a segurança do trabalho e saúde das equipes técnicas e de pesquisadores além do aprofundamento técnico e científico das linhas dos projetos da Engenharia Mecânica da UERJ, para uma abordagem multidisciplinar do tratamento de dados e de resultados de pesquisas que abrangem desde aplicações para implantes dentários até proteção anticorrosiva em plataformas de Petróleo e Gás. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
RIO DE JANEIRO | Laboratório Nacional de Computação Científica | Av. Getúlio Vargas, 333 – Quitandinha, Petrópolis – RJ, CEP: 25651-076 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Modelagem Computacional na Educação Básica: o desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar no Ensino. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O Laboratório Nacional de Computação Científica possui forte destaque com a pós-graduação em Modelagem Computacional. O objetivo do programa é promover a interdisciplinaridade da pesquisa científica e tecnológica nas áreas de matemática, computação, métodos numéricos, controle, otimização, biologia computacional, medicina assistida por computação científica, química computacional e engenharias. Portanto, o projeto proposto para o Futuras Cientistas possui enfoque interdisciplinar, sendo composto por três subprojetos nas áreas de bioinformática, modelagem matemática e química computacional. Uma das principais inovações deste projeto é que as professoras e alunas poderão desenvolver atividades em três áreas distintas, com interseções, e igualmente importantes, beneficiando-se do caráter interdisciplinar para adquirir conhecimentos em diversas áreas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais | Polo II de Alta Tecnologia – R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000 – Bosque das Palmeiras, Campinas – SP, 13083-100 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Enxergando além do que os olhos podem ver! Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A escassez de conhecimento sobre nanotecnologia entre os jovens é, de fato, preocupante. E, por isso, esse projeto visa introduzir os temas de nanociência e nanotecnologia para alunas do ensino médio de forma curiosa e aplicada. Para isso serão abordados diversos conceitos que irão desde a instrumentação cientifica necessária para tal finalidade, produção e manipulação de nanomateriais, até o entendimento do porquê se faz necessário o uso de tecnologia para enxergar além do que podemos ver com os olhos. Esperamos que a introdução do conceito de nanotecnologia e questões-chave que estão ocorrendo atualmente no mundo relacionadas a este tema desperte o interesse das alunas (futuras cientistas) para a ciência de fronteira que poderá ser desenvolvida, suas possíveis aplicações nas mais diversas áreas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais | Polo II de Alta Tecnologia – R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000 – Bosque das Palmeiras, Campinas – SP, 13083-100 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Enxergando além do que os olhos podem ver! Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A escassez de conhecimento sobre nanotecnologia entre os jovens é, de fato, preocupante. E, por isso, esse projeto visa introduzir os temas de nanociência e nanotecnologia para alunas do ensino médio de forma curiosa e aplicada. Para isso serão abordados diversos conceitos que irão desde a instrumentação cientifica necessária para tal finalidade, produção e manipulação de nanomateriais, até o entendimento do porquê se faz necessário o uso de tecnologia para enxergar além do que podemos ver com os olhos. Esperamos que a introdução do conceito de nanotecnologia e questões-chave que estão ocorrendo atualmente no mundo relacionadas a este tema desperte o interesse das alunas (futuras cientistas) para a ciência de fronteira que poderá ser desenvolvida, suas possíveis aplicações nas mais diversas áreas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | IMCD | Rua Arquiteto Olavo Redig de Campos, 105, 25º andar, Torre | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Desenvolvimento de Formulações Cosméticas de diversas categorias usadas na rotina diária. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Com linguagem simples e didática, apresentaremos às estudantes as técnicas de produção e elaboração de produtos cosméticos de diversas categorias, como cuidados para cabelos (shampoos e condicionadores), cuidados para pele (tônicos, cremes e séruns faciais, protetores solares) e produtos de higiene pessoal (sabonetes líquidos, espumas de limpeza). |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | IMCD | Rua Arquiteto Olavo Redig de Campos, 105, 25º andar, Torre B, CEP 04711-905 São Paulo, SP | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Desenvolvimento de produtos alimentícios / impacto dos parâmetros no produto final. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O desenvolvimento de um produto alimentício industrializado envolve várias etapas. É necessário muita pesquisa e planejamento para definir as características que queremos atingir e verificar a viabilidade desse novo produto. Nosso objetivo é mostrar como fazemos toda a pesquisa, avaliação e desenvolvimento de uma formulação, tudo que precisamos levar em consideração antes, durante e depois do produto pronto. Ao final do trabalho, elas saberão como é o processo de desenvolvimento do começo ao fim. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | nChemi Engenharia de Materiais Ltda | Rodovia SP-215 Luiz Augusto de Oliveira, Km 148,8 Salas BV5 e BV6 São Carlos – SP CEP: 13573-900 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Manipulando a química para fabricação de nanomateriais. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Um nanomaterial é aquele cujas dimensões são da ordem de um bilionésimo de metro (1/1. 000.000.000). Pode até ser difícil de imaginar algo tão pequeno assim, mas o impacto que a nanotecnologia produz no nosso cotidiano é gigante, sendo presente nas mais diversas aplicações. Por exemplo, o avanço nas áreas relacionadas a informática só foi possível por meio da criação de computadores mais rápidos, os quais dependeram da fabricação de processadores com elementos de tamanho nanométrico. Na área da medicina e cosméticos, a nanotecnologia permitiu o desenvolvimento de técnicas para criar uma espécie de cápsula de dimensão nanométrica em volta de ativos (fármacos, por exemplo) que tem a função de proteger e fazer com que o medicamento seja absorvido de forma mais rápida pelo organismo. Pensando nas inúmeras possibilidades que a nanotecnologia nos traz, a nChemi Engenharia de Materiais desenvolveu uma série de recobrimentos de espessura nanométricos com a função de proteger e melhorar o desempenho de equipamentos, desde maquinários pesados da indústria de plástico, até brocas delicadas utilizadas em cirurgias odontológicas. Todo este desenvolvimento só foi possível devido ao apoio da universidade e desenvolvimento do pensamento científico durante os anos de graduação e pós-graduação de todos os envolvidos na empresa. Neste sentido, esta proposta tem como base ensinar noções de metodologia científica, química e práticas de laboratório tomando como base o que a nChemi tem como marco: a manipulação química da matéria para fabricação nanomateriais. Assim, durante estas semanas, as participantes poderão entrar em contato com um laboratório de química onde poderão realizar uma série de atividades e experimentos que mostrarão o dia a dia da pesquisa científica e entender como foi que esta pesquisa afeta aplicações práticas que levaram a criação da empresa. As participantes também entrarão em contato com outras cientistas, por meio de visitas a laboratórios de pesquisa dentro dos campi São Carlos das universidades UFSCar e USP, bem como um bate-papo com pesquisadoras que vieram de escola pública e fizeram carreira na ciência. Como objetivo específico, tem-se a fabricação de materiais em escala nanométrica, aplicação destes em substrato metálico e avaliação de sua capacidade catalítica. Espera-se que após estas semanas as meninas entendam e dominem princípios básicos de trabalho em laboratório, como a importância dos equipamentos de proteção, além da solidificação de conceitos básicos, como a realização de pesagem e cálculo de preparo de solução, por meio de práticas laboratoriais simples e ilustrativas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Centro Aprendiz de Pesquisador- CAP | Rodovia Cônego Domênico Rangoni 11573-000 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Avaliação da presença de metais na água do rio Cubatão. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A presença de metais na agua de rio pode impactar na qualidade dos pescados e na saúde humana. O conhecimento e uso de métodos analíticos é fundamental para esse diagnóstico. Os resultados esperados podem nos levar a uma breve reflexão na importância do controle e da preservação de nossos rios. O conhecimento e a familiarização com a instrumentação de laboratório possibilitará aos participantes o vislumbre da rotina e a vida de um pesquisador. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Ilum – Escola de Ciência / Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Rua Lauro Vannucci, 1020 – Fazenda Santa Cândida, Campinas – SP, 13087-548 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: As cores na escala nanométrica. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Quando estruturados na escala nanométrica, os materiais podem apresentar cores muito diferentes daquelas observadas para o sólido macroscópico. Por exemplo, o ouro pode passar de dourado para vermelho e até azul. Esse fenômeno é explicado pela ressonância plasmônica de superfície localizada (LSPR, do inglês). Em outras palavras, quando nanoestruturas metálicas são irradiadas, seus elétrons da banda de condução sofrem uma oscilação coletiva e coerente em ressonância com frequências específicas da luz. Isso resulta em um aumento da absorção e espalhamento do campo eletromagnético e, como consequência, os nanomateriais metálicos apresentam propriedades ópticas únicas. Essas propriedades conferem a esses sistemas potencial para aplicações em diversas áreas como catálise, energia, medicina, drug delivery, além do diagnóstico e tratamento de diversas doenças como o câncer. Portanto, a engenharia das cores e propriedades ópticas de nanoestruturas metálicas é uma campo de pesquisa promissor e emergente que pode ter um grande impacto tecnológico. Neste projeto, vamos explorar como a composição, tamanho, forma e funcionalização da superfície inflluenciam nas diferentes cores e propriedades observadas em nanoestruturas metálicas de ouro e prata. Serão exploradas diferentes rotas de síntese e os sistemas serão caracterizados por ténicas espectroscópicas e de microscopia. Os resultados poderão, ainda, ser analisados utilizando modelagem matemática e técnicas computacionais. A síntese química, as caracterizações, a investigação dos fenômenos que dão origem as diferentes cores e o tratamento matemático dos resultados conferem ao projeto um caráter multidisciplinar abordando diversos conceitos da química, física, e matemática. O projeto será todo executado na Ilum, utilizando as instalações dos laboratórios com o auxílio dos técnicos dos laboratórios e com participação de diversos professores. Alunas da Ilum, que já sintetizaram esse tipo de nanopartículas, também vão participar como monitoras do programa, auxiliando nas atividades de laboratório. Também serão apresentados às envolvidas debates sobre as mulheres e o cotidiano científico, de modo a manter a proposta pedagógica interdisciplinar da Ilum que também abrange a área de humanidades. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Link Tecnologia Social | Rua São Paulo 997 – Jardim Cunhambebe Guarujá- São Paulo Cep 1450-060 – Brasil | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Introdução Prática à Inteligência Artificial (IA). Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O projeto pretende mostrar num nível básico como funcionam algumas das ferramentas que usam inteligência artificial. Opcionalmente são propostas atividades de programação. O objetivo é dar uma visão global qualitativa dos conceitos básicos existentes em algumas das ferramentas que utilizam IA e estimular na participante o desejo de estudar mais profundamente a área. Estimular a exploração de possibilidades, a investigação por conta própria e o autoaprendizado. Os resultados esperados são que a participante saia com uma visão geral das ferramentas atuais mais comumente usadas que possuem IA em sua retaguarda. Mostrar para ela seus mecanismos, ainda que complexos. Dar fluência para a participante na interação com as ferramentas de IA. Dar entendimento para a participante dos itens envolvidos nas ferramentas de IA que ela usa no dia a dia, de modo que ela possa otimizar seu uso, aproveitando melhor suas potencialidades e conhecendo suas limitações. Caso faça os itens opcionais de desenvolvimento de programas, introduzir a participante ao mundo de desenvolvimento de software computacional. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Link Tecnologia Social | Rua São Paulo, nº 977, casa 04, Guarujá, São Paulo, CEP 11450060 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Tópicos em Biologia: da teoria à prática. Modalidade: Remota | ||||
Resumo: Ser cientista transcende o estereótipo de estar apenas em laboratórios, a metodologia científica também inclui observar, questionar, inferir e compreender fenômenos. Além disso, a análise de dados, a escrita e a leitura de artigos também compõem a rotina científica. Um ensino eficaz propõe aos discentes a percepção da disciplina em seu cotidiano, no caso da biologia é possível percebe-la não somente no mundo externo, como também no próprio indivíduo. Objetivos: Despertar o interesse por temáticas recorrentes no universo da bioquímica e biologia molecular; demonstrar como os conhecimentos de bioquímica e biologia molecular podem estar presentes no cotidiano das discentes; apresentar a metodologia científica de forma clara e concisa; proporcionar imersão científica de forma remota e prática com materiais de fácil acesso. Resultados Esperados: s atividades previstas nesse projeto visam aproximar alunas do ensino básico e cientistas convidados para discussão de temas de grande relevância científica e social; esclarecer a presença desses assuntos no cotidiano; Impulsionar a representatividade feminina na carreira científica; proporcionar a construção do pensamento crítico; trabalhar em conjunto com as discentes para a resolução de estudos de caso, bem como discutir possíveis soluções para o impacto de problemáticas socioambientais. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Link Tecnologia Social | 997 R. São Paulo Jardim Cunhambebe Guarujá SP | Alunas | Professoras |
3 | 1 | |||
Plano de trabalho: Desafio ODS: Luz na Educação. Modalidade: Remota | ||||
Resumo: Desafio ODS: Luz na Educação Temos como Missão, promover o Desenvolvimento Comunitário Sustentável, com Educação de Qualidade a partir de Escolas da Rede Pública do Brasil, de forma remota. Este é nosso propósito para conscientizar e mobilizar as Futuras Cientistas para serem agentes de transformação e multiplicadoras onde estiverem, como puderem, de acordo com a sua realidade e prioridades locais. Objetivo: promover o engajamento das Futuras Cientistas no Lugar onde Vivem, com o Desenvolvimento Comunitário Sustentável, Educação de Qualidade e Redução de Desigualdades, a partir de Escolas da Rede Pública do Brasil, de forma remota. O que é o Desafio ODS Uma Gincana onde as Futuras Cientistas serão organizadas em 5 tribos, para mobilizarem suas comunidades e serem Luz na Educação, onde estiverem, tendo as ODS como objeto do trabalho, que deverão pesquisar, buscar relevância local e pesquisar desafios e propostas de solução ESG na Prática As ações, conduzidas de forma remota, terão na atividades práticas, seu grande objetivo, para que as Futuras Cientistas, além da sistematização do conhecimento e pesquisa local sobre ODS e vulnerabilidades e oportunidades no território, serão agentes de transformação em suas comunidades, com o aprendizado de conceitos fundamentais de empreendedorismo social e como transformar Sonhos em Entregas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Laboratorio Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) | Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000, Campinas – SP, 13083-100 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Simulando imagens de raios-x através da matemática computacional. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Queremos entender como as imagens de raios-x se formam e que informações podemos extrair delas usando a física, a matemática e a computação de modo a aprofundar o conhecimento matemático, técnicas de resolução de problemas e introduzir a linguagem de programação como ferramenta pra análise. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas – Campinas/SP, Brasil, CEP 13083-100 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Como se estuda um vírus? Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Vírus são partículas compostas majoritariamente por proteínas e ácido nucleico e constituem a menor entidade biológica capaz de se replicar. Eles se reproduzem pela apropriação da maquinaria celular da célula infectada acarretando no desenvolvimento de diversas doenças infecciosas como Dengue, AIDS, Covid- 19, Febre do Mayaro, dentre outros. Durante o Programa Futuras Cientistas as participantes vivenciarão a rotina em um laboratório de virologia, aprendendo normas básicas de boas práticas laboratoriais aplicadas em cultivo celular e manipulação de vírus. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais | Rodovia Presidente Dutra km 137,8, Estrada Doutor Altino Bondesan, 500, Distrito de Eugênio de Melo, CEP 12247-016, São José dos Campos, SP | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Toda menina pode se tornar uma cientista que contribui com a redução de desastres relacionados a deslizamentos de terra. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O objetivo geral desta imersão científica é o de Aproximar o CEMADEN de alunas e professoras do ensino médio, possibilitando que elas adquiram conhecimentos acadêmicos/científicos sobre a ciência dos desastres, em especial sobre processos geofísicos que geram desastres no Brasil. As participantes também terão a oportunidade de presenciar o dia a dia do trabalho no CEMADEN, assim como de aprender sobre coleta de dados de campo em visita a local susceptível de movimentos de massa. Especificamente, as participantes irão receber conhecimentos básicos e treinamento sobre: ciência dos desastres, fenômenos geofísicos que causam desastes no Brasil, fundamentos de cartografía, mapeamento de variaveis físicas e de variáveis sociais, comunicação científica (escrita e oral), e levantamento/mapeamento de dados de campo. Ao final da imersão espera-se ter: Alunas e professoras do ensino médio com conhecimentos básicos sobre os principais eixos temáticos abordados no Cemaden, participantes com conhecimentos adquiridos sobre o dia a dia de trabalho do Cemaden e participantes com experiência em trabalho de campo para coleta e avaliação da susceptibiliade e do risco de desastres relacionados a fenômenos geofísicos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
SÃO PAULO | Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais | Polo II de Alta Tecnologia – R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000 – Bosque das Palmeiras, Campinas – SP, 13083-100 | Alunas | Professoras |
2 | 1 | |||
Plano de trabalho: Tratamento de água com nanofibras de bagaço de cana-de-açúcar. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O despejo de efluentes industriais e domésticos não tratados causa sérios problemas ambientais. O processo de floculação é uma das estratégias usadas para o tratamento de resíduos líquidos. Este método consiste na separação de misturas induzida pela adição de um agente coagulante/floculante. Os floculantes sintéticos são os mais utilizados industrialmente, entretanto, como são majoritariamente obtidos de fontes não renováveis, é esperado que com o tempo o custo desses compostos aumente consideravelmente. Uma alternativa para os floculantes sintéticos são os floculantes baseados em celulose. A celulose vem sendo estudada como agente floculante por ser um polímero natural biodegradável, hidrofílico, biocompatível e possuir alta capacidade de modificação química. Nesse trabalho, nanofibras de celulose do bagaço de cana-de- açúcar modificadas quimicamente serão avaliadas como floculantes para a descontaminação de efluentes. A morfologia de fibras lignocelulósicas, polpa de celulose e nanoestruturas derivadas do bagaço de cana-de- açúcar será analisada por microscopias óptica e eletrônica. A interação das nanofibras de celulose com as partículas do contaminante modelo será estudada por medidas de potencial zeta. Análises de turbidez e de tamanho dos flocos serão utilizadas para medir a eficiência de floculação das nanofibras. |