Nesta edição das Futuras Cientistas, serão desenvolvidos os seguintes planos de trabalho na região sudeste do Brasil.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: ESPÍRITO SANTO
TÍTULO DO PROJETO: Introdução à Programação Web para Jovens Cientistas
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Vila Velha
RESUMO:
Iniciação à Programação Web para Jovens Cientistas tem como objetivo capacitar alunas do ensino médio, proporcionando uma introdução ao mundo da programação front-end. Serão apresentados os conhecimentos básicos para o desenvolvimento de sites, utilizando HTML, CSS e JavaScript. O curso abordará conceitos introdutórios mais relevantes para o mercado atual, de forma que as alunas sairão preparadas para criar seus próprios sites e motivadas a continuar explorando a área de tecnologia.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: MINAS GERAIS
TÍTULO DO PROJETO: Ciência e Tecnologia na UNIFEI: Lugar de menina é onde ela quiser!
MODALIDADE: Presencial
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
CIDADE: Itabira
RESUMO:
No Brasil, apenas 15% dos graduados estão nas áreas da ciência, tecnologia, engenharias e matemática (STEM), comparado a 35% na Alemanha e 24% nos EUA, e segundo a UNESCO somente 35% dos alunos de graduação em STEM são mulheres. Este projeto visa incentivar alunas do ensino médio a explorarem seu potencial nessas carreiras. Através de uma abordagem interdisciplinar na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no campus de Itabira, elas irão vivenciar a rotina de cientistas e engenheiras, conhecendo laboratórios, equipamentos e técnicas, e conectando esses conhecimentos com problemas reais da sociedade durante a imersão. O objetivo é aumentar a participação feminina nas áreas STEM, combatendo a evasão e o desencorajamento que muitas meninas enfrentam, promovendo uma maior igualdade de gênero no campo científico e tecnológico.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: MINAS GERAIS
TÍTULO DO PROJETO: Guardiãs das Águas do Triângulo Mineiro – edição Futuras Cientistas 2025
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Uberlândia
RESUMO:
A cidade de Uberlândia é a segunda maior cidade de Minas Gerais, com aproximadamente 700 mil habitantes, e tem dentre seus atrativos uma ótima propaganda sobre qualidade de vida para seus moradores, incluindo a disponibilidade e qualidade de água para abastecimento, tratamento de esgoto e cuidados com os resíduos sólidos. A oferta de água se dá pela grande estrutura hidrográfica da região, tendo como os rios principais o Uberabinha e o Araguari. Todavia, é visível que a situação atual dos córregos que permeiam toda a cidade é de degradação, tanto das margens sem a mata ciliar como pelo lançamento direto e indireto de esgoto e resíduos que afetam diretamente a paisagem, a biodiversidade e a saúde humana. Considerando que a bacia hidrográfica é composta não só pelo rio principal, mas também pelas nascentes e córregos como afluentes, este projeto tem como objetivo principal debater sobre a qualidade das águas de córregos da zona urbana de Uberlândia, realizando uma demonstração de como é realizado um monitoramento participativo envolvendo a comunidade, nomeadamente jovens meninas – Guardiãs das Águas, que atuarão como multiplicadoras do conhecimento sobre conservação das áreas úmidas da região.
Nessa proposta as futuras cientistas entrarão em contato com análises físico-químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas de amostras de água de rios e córregos de Uberlândia, coletadas por elas. Dessa forma, essa proposta pretende não só estimular a inserção de meninas nas diversas áreas das ciências, mas também compreender o papel da população nas discussões que podem fomentar políticas públicas urgentes para conservação e educação ambiental, culminando no bem estar social.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: MINAS GERAIS
TÍTULO DO PROJETO: Desenvolvendo mentes brilhantes: Laboratório de oportunidades com incentivo a pesquisa e desenvolvimento destinado a futuras cientistas
MODALIDADE: Presencial
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: tecnoPARQ Maker Lab
CIDADE: Viçosa
RESUMO:
O presente projeto tem como objetivo principal estimular o interesse de meninas da rede pública estadual de ensino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Reconhecendo a importância da inclusão e da diversidade no campo da inovação tecnológica, este projeto visa abordar a disparidade de gênero existente nessas áreas, proporcionando oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento. A iniciativa será realizada no tecnoPARQ Maker Lab, um espaço equipado para a prototipagem de novos projetos. As atividades do projeto serão focadas em prototipagem e robótica, utilizando abordagens práticas e interativas para tornar o aprendizado mais interativo. Os objetivos do projeto incluem promover a participação de meninas em atividades científicas e tecnológicas, desenvolver habilidades práticas em prototipagem e robótica, estimular o pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas e fortalecer a autoestima e confiança das alunas nas áreas STEM. Para atingir esses objetivos, serão realizadas palestras e aulas práticas semanalmente que introduzem as alunas à prototipagem e robótica. Além disso, as alunas terão a oportunidade de desenvolver um projeto de robótica educacional em grupo.
Os resultados esperados no curto prazo incluem um aumento no interesse e envolvimento das alunas nas atividades de STEM de modo que elas possam aprender a identificar problemas e desenvolver soluções inovadoras. A médio e longo prazo, esperamos ver um aumento no número de meninas ingressando em cursos técnicos e universitários nas áreas de STEM, contribuindo para a diversidade e inclusão nas indústrias tecnológicas.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: RIO DE JANEIRO
TÍTULO DO PROJETO: Explorando os Segredos da Matéria: Integração da Química Orgânica e Química Analítica na Formação de Futuras Cientistas
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Niterói
RESUMO:
As dificuldades enfrentadas por alguns alunos do ensino médio no aprendizado de ciências, em especial à química, não apenas constituem uma barreira para o ingresso no meio acadêmico, mas também representam um obstáculo significativo no desenvolvimento profissional de futuras cientistas. Estas dificuldades podem ser atribuídas a diversos fatores, tais como a complexidade dos conceitos relacionados à química, a escassez de recursos educacionais adequados ao ensino-aprendizagem, bem como a abordagem tradicional do ensino, a qual nem sempre consegue engajar os alunos de forma eficaz. Neste sentido torna-se essencial encontrar maneiras inovadoras de tornar o ensino da química mais acessível e compreensível para todos os estudantes, de modo que desperte o interesse para ingresso na academia em um futuro próximo. A experimentação é uma ferramenta pedagógica que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o presente projeto pretende apresentar e discutir com as futuras cientistas, através de experiências laboratoriais simples e ilustrativas, conceitos fundamentais relacionados às boas práticas em laboratório, bem como conceitos relacionados à Química Orgânica e Química Analítica. O objetivo é fornecer às estudantes ferramentas que permitam que elas consigam explorar os segredos da matérias, em especial na identificação de compostos orgânicos e inorgânicos por técnicas cromatográficas, separação de misturas homogêneas e heterogêneas, e pela determinação de constantes físicas. Espera-se que, após as semanas de contato com o ambiente acadêmico, com professores e suas pesquisas, as alunas compreendam conceitos relacionados ao laboratório de Química e torne o processo de aprendizagem mais acessível e estimulante.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: RIO DE JANEIRO
TÍTULO DO PROJETO: Produção de sabões líquidos e em barra e estudo comparativo de suas propriedades físicas e coloidais
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Niterói
RESUMO:
O sabão é um simples item de higiene muito conhecido e presente no dia-a-dia dos indivíduos, principalmente em países tropicais. Apesar de ser associado apenas a limpeza, existem diversas abordagens teóricas e experimentais acerca das suas propriedades, aplicabilidades e modo de funcionamento. Trata-se de um ótimo objeto de estudo de vários conceitos químicos tais como dispersões coloidais, tensão superficial, reações químicas, interações intermoleculares, formação de espuma, dureza da água, entre outros.
A rota utilizada atualmente para obtenção do sabão é a partir da hidrólise básica de triglicerídeos contidos em gorduras animais (de boi, de porco, etc) ou de óleos vegetais (de algodão, de palmeiras, de soja, etc). Esta reação envolve a transformação de um éster (oriundo de um ácido graxo) em um sal (sabão) e é mais conhecida como saponificação. A partir destas informações, já é possível trabalhar conceitos de reações químicas e definir funções orgânicas e inorgânicas presentes em materiais facilmente presentes no cotidiano das alunas, além de abordar outros temas como o método científico.
O projeto proposto fará uso de materiais que podem ser encontrados fora das universidades, com o intuito de que as alunas sejam capazes de semear as ideias e conhecimentos adquiridos em seu entorno após o término do projeto. Além disso, a produção de sabões também será aproveitada para que se aborde o tema de poluição ambiental pelo descarte inadequado de rejeitos domésticos.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: RIO DE JANEIRO
TÍTULO DO PROJETO: Modelagem Computacional na Educação Básica: o desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar no Ensino Médio
MODALIDADE: Presencial
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Laboratório Nacional de Computação Científica
CIDADE: Petrópolis
RESUMO:
O Laboratório Nacional de Computação Científica possui forte destaque com a pós-graduação em Modelagem Computacional. O objetivo do programa é promover a interdisciplinaridade da pesquisa científica e tecnológica nas áreas de matemática, computação, métodos numéricos, controle, otimização, biologia computacional, medicina assistida por computação científica, química computacional e engenharias. Portanto, o projeto proposto para o Futuras Cientistas possui enfoque interdisciplinar, sendo composto por três subprojetos nas áreas de bioinformática, modelagem matemática e química computacional. Uma das principais inovações deste projeto é que as professoras e alunas poderão desenvolver atividades em três áreas distintas, com interseções, e igualmente importantes, beneficiando-se do caráter interdisciplinar para adquirir conhecimentos em diversas áreas.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: RIO DE JANEIRO
TÍTULO DO PROJETO: A ciência por trás da interação elétron-matéria: desvendando o mundo manométrico do nosso cotidiano.
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Rio de Janeiro
RESUMO:
O projeto propõe apresentar a versatilidade das técnicas de microscopia eletrônica como ferramenta para a caracterização de materiais invisíveis ao olho humano. Para isso, serão escolhidos amostras e objetos do dia-a-dia das participantes para serem observados no microscópio em diferentes ampliações. Por exemplo: objetos como moedas, fragmentos de vegetação e de insetos, papel, areia, insetos, entre outros. O estágio vai contemplar desde um entendimento teórico sobre o funcionamento do microscópio e a interação do feixe de elétrons com a amostra e a explicação das diferenças entre o feixe eletrônico e um feixe de luz até atividades práticas do tipo “mão na massa” envolvendo a preparação das amostras coletadas e obtenção/interpretação das micrografias obtidas de modo a investigar os aspectos micro e nanométrico do mundo ao nosso redor. Além disso, proporcionará o convívio com pesquisadores e técnicos, envolvendo as estudantes na dinâmica de desenvolvimento de uma pesquisa em laboratório. A proximidade com outros laboratórios, uma vez que o INT é um instituto multidisciplinar também será utilizada como vantagem para atingir o objetivo de imersão em ambiente tecnológico. Pretende-se assim contribuir contribuir para a desconstrução de estereótipos associados à figura do cientista/pesquisador e sensibilizar as estudantes para a importância e beleza do conhecimento científico.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: RIO DE JANEIRO
TÍTULO DO PROJETO: Ciência dos Materiais: Explorando a relação entre propriedades e microestrutura dos materiais usando Microscopia
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Rio de Janeiro
RESUMO:
Diferentes materiais (metais, plásticos, cerâmicos) estão presentes no nosso dia a dia como nos meios de transporte, construção civil, dispositivos eletrônicos, vestuário, entre outros. Portanto, o desenvolvimento tecnológico e a qualidade de vida das civilizações estão fortemente relacionados com o domínio da ciência e engenharia de materiais. Em janeiro de 2025 vamos juntas mergulhar no mundo da ciência dos materiais que estuda a relação entre a estrutura e propriedades de materiais que fazem parte do nosso dia-a-dia. A primeira pergunta é o que chamamos de “estrutura de um material”? Ela está relacionada com a organização dos componentes internos dos materiais em diferentes escalas, submicroscópica, microscópica e macroscópica. As propriedades (mecânicas, óticas, elétricas, térmicas etc.), por outro lado, são características dos materiais em termos do tipo e magnitude da resposta destes a estímulos externos. Por isso neste projeto vamos nos focar em propriedades mecânicas. Durante esse período serão abordados, em aulas teóricas e práticas, os conceitos básicos de ciência dos materiais nos aprofundando nos diferentes aspectos da estrutura dos materiais, e sua relação com as propriedades e processamento, passando por o que é a metodologia científica e por fim serão demonstradas algumas técnicas que podem ser utilizadas para analisar.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: RIO DE JANEIRO
TÍTULO DO PROJETO: Nanotecnologia e Inovação: da Mecânica à Cosmética
MODALIDADE: Presencial
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Laboratório Multiusuário de Nanofabricação e Caracterização de Nanomateriais (UERJ)
CIDADE: Rio de Janeiro
RESUMO:
O projeto visa propiciar a imersão cientifica e tecnológica das Futuras Cientistas em laboratórios da Engenharia Mecânica (NANOFAB) e no Departamento de Inovação (INOVUERJ), cujo o auto desenvolvimento, a geração de habilidades e o conhecimento Técnico, Tecnológico e em Inovação em áreas com pouca presença feminina é fundamental. Serão conduzidas atividades para ampliar o conhecimento, as habilidades técnicas e as perspectivas de atuação das Futuras Cientistas na Engenharia Mecanica de forma a promover a igualdade de genêro e a inclusão de minorias nas Engenharias e em Inovação.
O projeto visa realizar uma Imersao na Nanotecnologia: Da Engenharia à Cosmética nos laboratórios da Engenharia Mecânica e no INOVUERJ com a imersão das Futuras Cientistas em projetos atuais e relevantes desenvolvidos no Laboratório Multiusuário de Nanofabricação e Caracterização de Nanomateriais NANOFAB/ UERJ (www.nanofab.uerj.br) e no departamento de Inovação da UERJ – INOVUERJ (www.inovuerj.pr2.uerj.br).
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: RIO DE JANEIRO
TÍTULO DO PROJETO: Natureza do rio: A análise ambiental integrada ao diagnóstico socioespacial do território através da lente das Futuras Cientistas
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Rio de Janeiro
RESUMO:
Sendo a água um bem comum à população mundial, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) garantiram através do seu sexto princípio, a proteção integral desse recurso, até o ano de 2020. Com o enfraquecimento da gestão de recursos hídricos, atualmente, na qual o ambiente aquífero vem sofrendo impactos diversos, existe uma necessidade de compreender como se dá essa dinâmica. Diante disso, a pesquisa tem como objeto de estudo e tema gerador os rios da Região Metropolitana do Estado Rio de Janeiro. Logo, o escopo do plano de trabalho se debruçará em motivar a compreensão sobre os recursos hídricos, mais propriamente a natureza dos rios e sua influência no território. Através disso, a metodologia da pesquisa se voltará para o reconhecimento do espaço através do tema gerador, sendo no caso, o rio. De maneira transdisciplinar, serão utilizadas ferramentas cartográficas, as análises hidrogeoquímicas e o diálogo social. Tendo em vista que, a pesquisa traz consigo a abordagem da educação ambiental crítica; existe a necessidade de investir na formação de potenciais “Futuras Cientistas” que aprendam a respeito das três esferas de conhecimento, sendo capazes de ampliar o diagnóstico ambiental, para além da abordagem tradicional. Levando em consideração, a visão holística, na qual haja um entendimento maior sobre a composição do território, onde o objeto de estudo está inserido e como eles se inter-relacionam. Com isso, a pesquisa traz consigo a ideia de fomentar uma visão crítica das participantes. Concomitantemente, havendo também um enquadramento dos dados obtidos a partir das análises físico-químicas, em função dos limites de referência adotados pela Resolução CONAMA 357/2005, bem como a Resolução CNRH 91/2008, podendo assim capacitá-las a qualificarem o curso d’água escolhido, mediante aos critérios de qualidade de classes para as águas superficiais. Entendendo que, um dos pilares do projeto é o diálogo com a sociedade civil, o projeto propõe como incentivo à divulgação científica. De forma que, haja uma interação e assimilação dos resultados, garantindo seu entendimento, independente do nível educacional do público-alvo, bem como o direito a informação ambiental pela sociedade civil, conforme o princípio 10 da Declaração do Rio de Janeiro (ECO-92).
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: RIO DE JANEIRO
TÍTULO DO PROJETO: Utilização da manufatura aditiva para confecção de artefatos plásticos sustentáveis aplicados à área escolar
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Rio de Janeiro
RESUMO:
Produtos que são desenvolvidos parcial ou totalmente oriundos de fontes naturais, renováveis e biodegradáveis vem ganhando espaço cada vez mais de destaque por pesquisadores e indústria como alternativa à produtos desenvolvidos por recursos não renováveis como o petróleo e o carvão mineral. Hoje em dia, a incorporação de fibras vegetais como agente de reforço para a produção de biocompósitos, tornouse essencial no desenvolvimento sustentável, principalmente para a economia circular e processo de degradação, em especial atenção na ampla variedade e quantidade de fibras naturais de baixo custo encontradas na região brasileira. Deste modo, verifica-se um campo vantajoso na economia com redução de custo de produção, redução da quantidade de resíduos plásticos, substituição parcial ou total de polímeros convencionais de origem petrolífera e diminuição dos impactos do descarte inadequado de produtos plásticos em solos e meios hídricos, além da reciclagem e reprocessamento. Assim, a área de materiais, torna-se estratégica e promissora para conquistas de inovação da pesquisa científica e tecnológica, mercados e indústrias, como a área de embalagens. Nesse cenário, a casca de arroz, um subproduto agrícola, que na maioria das vezes para indústria, apresenta um problema ambiental a ser gerenciado quanto a sua destinação final, aparece como alternativa para a produção de compósitos poliméricos biodegradáveis, aplicados em diversos setores, como a área de design como artefatos escolares consumíveis (réguas, porta lápis, estojo, etc). Nesse sentido, a proposta desse projeto do Programa Futuras Cientistas consiste em obter, confeccionar e caracterizar compósitos de PLA e casca de arroz por impressão 3D, buscando estudar a produção do filamento por processamento em extrusão, processo de confecção de peças tridimensionais por meio da deposição de camadas sobrepostas, utilizando a técnica de modelagem por fusão e deposição (FDM), específica para peças plásticas. Como vantagens dessa manufatura, pode-se citar a produção rápida e econômica, a possibilidade de confecção de manufaturas com geometrias complexas, a durabilidade, boa fiabilidade, apoio de fácil remoção e a facilidade na acessibilidade ao equipamento.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Desenvolvimento de ensaio de toxicidade de compostos em fígado como uma alternativa a testes em animais
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Campinas
RESUMO:
Os testes de toxicidade realizados em animais frequentemente enfrentam limitações significativas devido às diferenças genéticas e fisiológicas entre espécies. Essas discrepâncias podem resultar em dados que não são preditivos para os humanos, levando a falhas na identificação de riscos toxicológicos de novos compostos. Assim, métodos alternativos, como os cultivos celulares tridimensionais (3D), emergem como soluções promissoras. Os cultivos celulares 3D oferecem um ambiente mais fisiologicamente relevante, simulando de forma mais fiel a arquitetura e as funções do tecido hepático humano. Esses modelos são mais robustos e capazes de replicar a complexidade do fígado humano, permitindo uma avaliação mais precisa da toxicidade de compostos. Ao contrário dos sistemas bidimensionais, os cultivos 3D permitem interações celulares e de matriz extracelular mais naturais, refletindo melhor a resposta tecidual in vivo.
Neste projeto, desenvolveremos uma metodologia simples e eficaz para o cultivo 3D de células hepáticas, visando criar um modelo confiável para testes de toxicidade. Avaliaremos a toxicidade de diversos compostos nesses cultivos, proporcionando dados que poderão ser mais diretamente aplicáveis à fisiologia humana. Esta abordagem não só reduzirá o uso de animais em experimentação, como também potencialmente aumentará a precisão e relevância dos dados obtidos, contribuindo para a segurança e eficácia dos novos compostos químicos. Com a implementação deste projeto, esperamos demonstrar que os métodos de cultivo 3D não são apenas viáveis, mas também superiores em muitos aspectos aos modelos tradicionais baseados em animais, promovendo um avanço significativo na ciência toxicológica e no desenvolvimento de métodos alternativos mais éticos e eficazes.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Enxergando além do que os olhos podem ver!
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Campinas
RESUMO:
A escassez de conhecimento sobre nanotecnologia entre os jovens é, de fato, preocupante. E, por isso, esse projeto visa introduzir os temas de nanociência e nanotecnologia para alunas do ensino médio de forma curiosa e aplicada. Para isso serão abordados diversos conceitos que irão desde a instrumentação cientifica necessária para tal finalidade, produção e manipulação de nanomateriais, até o entendimento do porquê se faz necessário o uso de tecnologia para enxergar além do que podemos ver com os olhos. Esperado que a introdução do conceito de nanotecnologia e questões-chave que estão ocorrendo atualmente no mundo relacionadas a este tema desperte o interesse das alunas (futuras cientistas) para a ciência de fronteira que poderá ser desenvolvida, suas possíveis aplicações nas mais diversas áreas.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Experimentação Química Multidisciplinar Para Motivação De Jovens Cientistas
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Campinas
RESUMO:
A sociedade vem experimentando um desinteresse acentuado nas carreiras envolvendo a ciências exatas e engenharia, e essa problemática é ainda maior junto ao público feminino. Fatores sociais e culturais contribuem para esse desinteresse, a destacar: i) estereótipos de gênero – muitas vezes a sociedade perpetua a ideia de que ciências exatas, como química, são áreas masculinas e isso pode desestimular meninas desde cedo. Personagens femininas na mídia ou literatura são menos frequentemente representadas como cientistas ou engenheiras; ii) falta de modelos femininos – a escassez de mulheres em papéis de destaque na área de química pode levar as meninas a acreditarem que não há lugar para elas nessa área e quando há poucas mulheres na química, meninas têm menos oportunidades de se inspirarem e se identificarem com esses modelos; iii) a abordagem didática e a falta de contexto prático-experimental não engaja ou inspira as estudantes para a área de química, fazendo muitas vezes a ciência química parecer desinteressante ou inacessível. Abordar essas questões de maneira ampla e integrada pode ajudar a aumentar o interesse de jovens meninas pela química e, consequentemente, promover uma maior diversidade de gênero na ciência e na tecnologia. Este projeto “Experimentação Química Multidisciplinar para Motivação de Jovens Cientistas” têm como estratégia central o desenvolvimento de projetos práticos e relevantes, conduzidos em um ambiente acadêmico encorajador, com uma abordagem pedagógica inclusiva e conduzido por um corpo docente comprometido com a equidade de gênero.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Tratamento de água com nanofibrilas de bagaço de cana-de-açúcar
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Campinas
RESUMO:
O despejo de efluentes industriais e domésticos não tratados causa sérios problemas ambientais. O processo de floculação é uma das estratégias usadas para o tratamento de resíduos líquidos. Este método consiste na separação de misturas induzida pela adição de um agente coagulante/floculante. Os floculantes sintéticos são os mais utilizados industrialmente, entretanto, como são majoritariamente obtidos de fontes não renováveis, é esperado que com o tempo o custo desses compostos aumente consideravelmente. Uma alternativa para os floculantes sintéticos são os floculantes baseados em celulose. A celulose vem sendo estudada como agente floculante por ser um polímero natural biodegradável, hidrofílico, biocompatível e possuir alta capacidade de modificação química. Nesse trabalho, nanofibrilas de celulose do bagaço de cana-de-açúcar modificadas quimicamente serão avaliadas como floculantes para a descontaminação de efluentes. A morfologia de fibras lignocelulósicas, polpa de celulose e nanoestruturas derivadas do bagaço de cana-de-açúcar será analisada por microscopias óptica e eletrônica. Análises de turbidez serão utilizadas para medir a eficiência de floculação de diferentes floculantes de celulose, aplicados para limpeza de águas com contaminante padrão e contaminantes reais.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Princípios e Aplicações da Extração, Purificação e Amplificação de Ácidos Nucleicos por PCR na Identificação Molecular de Espécies: Um Enfoque na Proteção da Biodiversidade.
MODALIDADE: Presencial
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Laboratório de Genômica da Universidade de Mogi das Cruzes
CIDADE: Mogi das Cruzes
RESUMO:
O projeto do Laboratório de Genômica da Universidade de Mogi das Cruzes visa aproximar estudantes do Ensino Médio da Genética e Biologia Molecular através de atividades práticas e teóricas. As alunas aprenderão técnicas laboratoriais, com ênfase na extração e amplificação de DNA por PCR de maneira a realizar a identificação molecular de espécies com vistas a proteção da biodiversidade. O projeto, alinhado com a BNCC, permitirá desenvolvimento de habilidades científicas, trabalho em equipe e comunicação, reforçando a importância da conservação biológica.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Segurança Hídrica em tempos De mudanças Climáticas: Conceitos e práticas para as futuras cientista
MODALIDADE: Presencial
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Laboratório de Bioensaios e Modelagem Matemática (LBMM – Departamento de Hidrobiologia) da Universidade Federal de São Carlos
CIDADE: São Carlos
RESUMO:
Nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, ainda existe um desbalanço de gênero em posições de liderança na pesquisa. Essa desproporção pode ser atribuída a construção de estereótipos ligados a gênero, onde ocorre a sensação de “pertencimento social”. Dentro da perspectiva das ciências naturais, o papel das mulheres na governança da água global da água num clima em mudança foi discutido em 1992, na Conferência Internacional sobre Água e Ambiente. A água apresenta fundamental importância para a manutenção da vida, sendo relevante o estudo científico de todos os aspectos que envolvam o conhecimento sobre essa substância. Desse modo, compreender os aspectos sociais e ecológicos relacionados a essa substância, em suas diversas dimensões, é entender a sua relevância na manutenção da das sociedades. Uma visão sistêmica, incluindo as relações sociais e naturais, deve ser adotada para equalizar os problemas associados à água. Mitigar os efeitos das atividades humanas na quantidade e na qualidade da água é fundamental no cenário atual de mudanças globais. A execução dessa proposta de trabalho será baseada em atividades experimentais orientadas por práticas didáticas com o uso de metodologias ativas. Em função da infraestrutura disponível, o projeto poderá receber até 10 futuras cientistas. As atividades ocorrerão no Laboratório de Bioensaios e Modelagem Matemática (LBMM – Departamento de Hidrobiologia: www.lbmm.ufscar.br) da Universidade Federal de São Carlos (campus São Carlos – SP). No desenvolvimento da temática segurança hídrica em um cenário de mudanças globais, essa proposta será desenvolvida em 5 módulos: (i) Sistema Terra: estrutura e funcionamento; (ii) Ciclo da água natural e urbano; (iii) Usos e quantidade da água; (iv) Qualidade da água em eventos climáticos extremos e (v) Segurança hídrica: propondo soluções. Espera-se que o estímulo às competências de investigação científica nas áreas de planejamento, execução e registo, análise e interpretação e comunicação, possam orientar, futuramente, a identificação de carreiras relacionadas aos campos das ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Desenvolvimento de Formulações Cosméticas de diversas categorias usadas na rotina diária
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: São Paulo
RESUMO:
Com linguagem simples e didática, apresentaremos às estudantes as técnicas de produção e elaboração de produtos cosméticos de diversas categorias, como cuidados para cabelos (shampoos e condicionadores), cuidados para pele (tônicos, cremes e séruns faciais, protetores solares) e produtos de higiene pessoal (sabonetes líquidos, espumas de limpeza). Para tal compreensão, é necessário esclarecer importantes temas como: quimica e função dos ingredientes, aplicação / concentração de cada um destes ingredientes na formulação e a importância de cada um destes na formulação que dará origem aos produtos cosméticos. Perguntas como: Por que nem todos os shampoos têm a mesma viscosidade? Por que alguns shampoos não condicionam o cabelo? O que é e como age um protetor solar? Como ocorre a limpeza na pele e couro cabeludo? O que é um produto de tratamento facial e como atua? O objetivo é instigar as estudantes no incrível mundo da ciência por trás dos produtos cosméticos, esclarecendo estas e outras questões trazidas pelas participantes, gerando interesse pela ciência e pela rotina diária em um laboratório de aplicação.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Desenvolvimento de produtos alimentícios / impacto dos parâmetros no produto final.
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: São Paulo
RESUMO:
O desenvolvimento de um produto alimentício industrializado envolve várias etapas. É necessário muita pesquisa e planejamento para definir as características que queremos atingir e verificar a viabilidade desse novo produto. É preciso consultar as legislações vigentes, entender a importância de cada ingrediente utilizado nas formulações e seus limites de uso, quais equipamentos são necessários para os testes/ produção e quais análises que devem ser feitas para garantir a qualidade final do produto pretendido. Precisamos garantir que o novo produto alimentício desenvolvido é seguro para o consumo e estável ao longo da sua vida de prateleira (validade). O conhecimento dos ingredientes da formulação é fundamental para entender como eles interagem e promoverão as características sensoriais de textura, cor, sabor e odor do produto. Isso irá definir a ordem de adição dos ingredientes, os processos necessários, como por exemplo etapas um aquecimento, uma ativação e etc. Esse plano de trabalho tem como objetivo promover o entendimento da química e da ciência dos alimentos, envolvidas no lançamento de um novo produto industrializado, por exemplo em balas e confeitos, refrigerantes e biscoitos.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Cultivando o Futuro: Nanotecnologia para uma Agricultura Sustentável
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Sorocaba
RESUMO:
O projeto tem como objetivo introduzir estudantes do ensino médio à nanotecnologia aplicada à agricultura. Durante o mês serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas na temática. As estudantes irão explorar conceitos de nanotecnologia e sua importância para agricultura sustentável, bem como, na parte prática, preparar e caracterizar nanopartículas a base de polímeros e ingredientes ativos naturais. Os sistemas desenvolvidos serão avaliados em ensaios com plantas para verificar sua eficácia. Através desta abordagem teórico-prática, as estudantes serão incentivadas a compreender os benefícios das nanotecnologias no controle de pragas e doenças, bem como, na promoção da sustentabilidade na cadeia do agronegócio. Além disso, este projeto irá estimular o interesse das estudantes pela ciência aplicada e inovação, contribuindo para despertar o interesse de estudantes em temas de importância para o nosso País.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Inteligência Artificial (IA): Na Prática
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Fernando Barreto de Almeida
MODALIDADE: Remota
VAGAS:12
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Link Tecnologia Social
CIDADE: São Paulo- Guarujá
RESUMO:
O projeto pretende mostrar num nível básico como funcionam algumas das ferramentas que usam inteligência artificial, com foco em chats generativos e de robôs (conversação), processamento de linguagem natural, Máquina de Turing, redes neurais, áudio, imagens e multimodalidade.
São propostas também atividades que abordam programação para que a própria participante possa explorar a criação de programas com conceitos de IA.
Para as participantes que queiram se aprofundar após o projeto, opcionalmente são propostas atividades de montagem de ambiente para execução dos programas criados e a realização de um projeto usando o que aprendeu na imersão.
Para embasar os itens, previamente a cada atividade é dada uma explicação conceitual básica.
São também mostradas diferentes visões éticas e legais referentes a IA.
Não são abordados aspectos religiosos ou de ficção científica relacionados.
Como é fundamental na vida de cientistas, engenheiros e técnicos, é amplamente estimulada a exploração de possibilidades.
É pré-requisito possuir um computador com conexão de banda larga de acesso a internet e saber usar navegadores de internet (Chrome, Edge, Firefox etc).
No decorrer do projeto pode ser necessário fazer inscrições em alguns sites para realizar algumas atividades, algumas das quais opcionais. Caso não queira, não há problemas e se pode concentrar nas outras atividades.
REGIONAL – SUDESTE ESTADO: SÃO PAULO
TÍTULO DO PROJETO: Toda menina pode se tornar uma cientista que monitora o risco, emite alertas e contribui com a redução do risco de desastres em sua comunidade.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Viviana Aguilar-Muñoz
MODALIDADE: Remota
VAGAS: 20
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: CEMADEN
CIDADE:São José dos Campos- São Paulo
RESUMO:
A imersão Cientifica do Programa Futuras Cientistas CETENE/CEMADEN, 2025, ira acontecer em formato remoto durante o mês de janeiro de 2025, acolhendo as participantes que sejam selecionadas pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). As atividades programadas irão propiciar a aproximação entre as participantes e pesquisadoras do CEMADEN. Especificamente, as participantes irão receber conhecimentos básicos e treinamento sobre o funcionamento de um sistemas de alerta de desastres apartir do estudo de suas quatro componentes: conhecimento do risco, monitoramento, comunicação e resposta. Estas atividades irão contribuir com a premisa do programa CEMADEN EDUCAÇÃO, de que as escolas podem se tornar um CEMADEN MICROLOCAL, alem de estarem alinhadas com a missão do CEMADEN. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) — é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que tem por objetivo principal realizar o monitoramento e emitir alertas e contribuir com a redução do risco de desastres. Esta versão do Futuras Cientistas CETENE/CEMADEN, tem por objetivo desenvolver capacidades científicas, tecnológicas e de inovação nas participantes do programa, incentivando-as a se tornarem multiplicadoras do seu aprendizado na comunidade na qual estão inceridas. Para isto colocaremos em prática os conceitos “sistemas de alerta centrados nas pessoas” e “ciência cidadã”. As participantes também receberão treinamento comunicação científica e criação de projetos. Além de alcançar estes objetivos, também espera-se contribuir com os objetivos do Programa Futuras Cientistas do CETENE. Todo o processo de imersão científica será divulgado a través dos canais de comunicação do CETENE e do CEMADEN.
Palavras-chave: Educação para a Redução do Risco de Desastres, ERRD; Ciência Cidadã; Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; Sistemas de Monitoramento e Alerta de Desastres; Ciência, População e Meio Físico; Riscos, Ameaças, Exposição, Vulnerabilidadeante, Capacidades, Mitigação e Desastres de Origem Natural; Iniciação Científica.