Planos de trabalho 2025: Região Centro oeste

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Nesta edição das Futuras Cientistas, serão desenvolvidos os seguintes planos de trabalho na região centro oeste do Brasil.

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: DISTRITO FEDERAL 

TÍTULO DO PROJETO: Análise Genética De Amostras Biológicas

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Izabel Cristina Rodrigues Da Silva

MODALIDADE: Presencial

VAGAS: 5

INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade de Brasília – UnB

RESUMO: 

As alterações genéticas possuem um papel importante no aparecimento de várias patologias. Mutações e polimorfismos são alterações comumente encontradas. A mutação é a substituição de uma base, alteração de organização e tamanho em uma sequência. Enquanto que o polimorfismo é a variação na sequência de DNA, criando ou destruindo sítios de reconhecimento de uma enzima que pode estar associada a somente uma única base .Dentre os principais polimorfismos de DNA destacam-se os VNTRs/STRs e os SNPs. Os SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) são alterações de apenas um par de bases, chamado de mutação pontual. Esta alteração pode levar à troca de aminoácido na proteína codificada pelo gene ou na maior ou menor taxa de expressão da proteína normal, o que pode causar uma alteração nos mecanismos de controle da pressão arterial, por exemplo, o que associado a fatores ambientais, pode conferir ao paciente uma maior ou menor predisposição a desenvolver doenças complexas como a hipertensão arterial. Os STRs (Short Tandem Repeats) são repetições, em série polimórfica, de sequencias que têm apenas dois a dez pares de nucleotídeos de comprimento. Enquanto os VNTRs (Variable Number of Tandem Repeats) são sequencias repetidas de 10 a 80 pares de bases.

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: GOIÁS 

TÍTULO DO PROJETO: Meninas no CRTI

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Cecilia Maria Alves de Oliveira

MODALIDADE: Presencial

VAGAS: 5

INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal de Goiás – UFG

CIDADE: Goiânia

RESUMO: 

O presente projeto visa trazer meninas do ensino médio para a vivência com as técnicas instrumentais e as rotinas de trabalho do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – CRTI. A proposta visa oferecer as participantes atividades remotas e imersão presencial. O CRTI/UFG atua em suporte as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizadas no âmbito de instituições de ensino e pesquisa e de empresas. As rotinas de trabalho envolvem o recebimento e análise de amostras de diferentes origens e dimensionalidades, requerendo diferentes técnicas analiticas. No entanto, o foco principal desta proposta é a vivência das meninas com técnicas de Microscopia Eletrônica de Alta Resolução.

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: GOIÁS 

TÍTULO DO PROJETO: TechGirls Verde: Construindo Notebooks Sustentáveis com Raspberry Pi.

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Mateus Divino Rodrigues Ferreira

MODALIDADE: Presencial

VAGAS: 5

INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: SESI/SENAI ITUMBIARA

CIDADE: Itumbiara

RESUMO:

O projeto TechGirls Verde visa capacitar alunas do ensino médio na construção de notebooks sustentáveis e acessíveis utilizando o Raspberry Pi. Por meio de workshops práticos e treinamentos em eletrônica, programação e fabricação digital, as participantes desenvolverão habilidades técnicas e promoverão a inclusão digital e o empoderamento feminino. Utilizando materiais reciclados e de baixo custo, os notebooks serão fabricados de maneira sustentável, contribuindo para a conscientização ambiental. Além disso, o projeto busca estabelecer parcerias estratégicas para garantir sua continuidade e expansão, servindo de modelo e inspiração para outras iniciativas de inclusão e empoderamento de meninas em STEM. 

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: MATO GROSSO DO SUL 

TÍTULO DO PROJETO: Vivências em Botânica: abordagens e aplicabilidades para estudos da biodiversidade vegetal

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Rosani do Carmo de Oliveira Arruda

MODALIDADE: Presencial

VAGAS:

INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

RESUMO:

O estudo da Botânica representa um desafio para professores e alunos nos diferentes níveis de ensino. No entanto, considerando a multiplicidade de aplicações, esta disciplina pode agregar informações a diversos áreas do conhecimento (ex. identificação de plantas alimentícias, medicinais, madeireiras, estudos ecológicos). Neste projeto realizaremos atividades de campo, e em laboratório sobre técnicas e experimentos com plantas. Também realizaremos palestras, oficinas e visitas técnicas que podem ser aplicadas pelos professores para o despertar do interesse em Botânica. 

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: MATO GROSSO DO SUL

TÍTULO DO PROJETO: Conservação e sequestro de carbono em solos pantaneiros

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Eloise Mello Viana de Moraes

MODALIDADE: Presencial

VAGAS: 5

INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

RESUMO:

Há consenso científico de que os ecossistemas terrestres têm grande importância no ciclo do carbono e de que o solo é tido como seu maior reservatório. O sequestro do carbono no solo depende de fatores como a cobertura vegetal, práticas de manejo e classes de solo. Os estoques de carbono no solo são indicadores-chave na prestação de serviços ambientais promovidos por boas práticas agrícolas e isso se explica pela forte correlação entre esse elemento e os atributos químicos, físicos e biológicos, servindo, portanto, como um avaliador de sustentabilidade. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o solo armazena aproximadamente quatro vezes mais carbono que a biomassa vegetal e três vezes mais que a atmosfera, tendo assim grande importância no ciclo biogeoquímico do carbono. A importância da manutenção do carbono no solo ultrapassa a de indicador-chave para a determinação da qualidade do solo, pois, se liberado, contribuirá para o aumento do efeito estufa. Entre as várias soluções para mitigar as mudanças climáticas, uma opção importante é o sequestro de carbono em agroecossistemas, especialmente em solos agrícolas. Além disso, o estoque de carbono no solo poderia compensar as emissões antrópicas, beneficiando a produtividade agrícola e mitigando o aumento da temperatura. Para que ocorra sequestro de carbono no solo, os sistemas de manejo devem procurar manter elevadas quantidades de biomassa, causar o mínimo de distúrbio na estrutura, além de promover a conservação de solo e da água. Essas práticas também incrementam a atividade e a diversidade da fauna edáfica – expressiva parcela de organismos que habitam o solo –, fortalecendo os mecanismos da ciclagem de elementos. Os solos da região pantaneira são solos com granulometria predominantemente arenosa, dessa forma, são considerados solos frágeis e de difícil manutenção e incremento da matéria orgânica, assim, a formação e estabilidade dos agregados são mínimas e os riscos de perdas do solo são elevadas. A manutenção da matéria orgânica nesses solos se faz extremamente necessária para estabilizar os agregados e sua estrutura e, consequentemente, sequestrar esse carbono no solo.

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: MATO GROSSO 

TÍTULO DO PROJETO: A Mulher Na Ciência No Contexto Do Córrego Lavapés Na Cidade De Cáceres-Mato Grosso: Morfologia, Hidrodinâmica E Uso Da Terra

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Leila Nalis Paiva Da Silva Andrade

MODALIDADE: Presencial

VAGAS: 5

INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT

CIDADE: Cáceres

RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo promover a iniciação a pesquisa entre alunas do ensino médio e inserilas como futuras cientistas na pesquisa em Geografia, de maneira que envolva a teoria, a prática de campo e laboratório. Serão realizadas aulas teóricas, campo e laboratório. Na teoria serão discutidos a temática sobre bacia hidrográfica, canal urbano, uso e ocupação da terra, gestão e planejamento dos recursos hídricos. Em campo serão mensurados a hidrodinâmica (largura, profundidade e velocidade) para o cálculo de vazão e coletas de amostras de sedimentos de fundo e em suspensão. Ainda em campo, será realizado sobrevoo com drone e aplicados questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas com os moradores próximo ao córrego Lavapés. As análises dos sedimentos coletados em campo serão realizadas no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial “Sandra Baptista da Cunha” da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, Campus de Cáceres. No decorrer dos trabalhos serão proferidas palestras com professores, mestrandos da Universidade do Estado de Mato Grosso, com a participação dos bolsistas do laboratório. Os dados serão tabulados, analisados, interpretados e apresentados no evento nacionalmente. Espera se com a execução desse projeto inserir essas jovens meninas na pesquisa científica, bem como contribuir com conhecimentos para a sua formação. 

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: MATO GROSSO

TÍTULO DO PROJETO: Desvendando as formas dos Grãos de Pólens

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Isane Vera Karsburg

MODALIDADE: Presencial

VAGAS: 5 

INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT

CIDADE: Alta Floresta 

RESUMO:

Na Citogenética vegetal temos varias linhas para o desenvolvimento de pesquisas. Uma delas é na biologia reprodutiva na qual o conhecimento sobre morfologia polínica, viabilidade do grão de pólen traz uma série de informações referentes a seleção e melhoramento das plantas, palinologia, evolução das plantas. Além de conhecimento sobre agentes polinizadores, forma reprodutivas. Que ainda é interessante no que diz respeito a área de apicultura em que o conhecimento sobre os tipos de flores que são visitadas durante a produção de mel é importante por determinar a qualidade do mesmo. Desta forma, este período de estagio tem por objetivo permitir a preparação de lâmina para a identificação da morfologia dos grãos de pólen de diferentes espécies vegetais disponíveis no período com uso de diferentes técnicas para verificar a viabilidade polinica. Observação de viabilidade dos gametas vegetais por meio de uso de corantes sintéticos e alternativos e germinação do tubo polínico. Reconhecer equipamentos e materiais necessários para os estudos. As atividades a serem realizadas representam um pouco do que um pesquisador da área de citogenética vegetal realiza. 

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: MATO GROSSO

TÍTULO DO PROJETO: Os peixes do Pantanal e suas dimensões: da ecologia ao sociocultural

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Beatriz Ferraz Bühler

MODALIDADE: Presencial

VAGAS: 5

RESUMO:

O Pantanal é um bioma de alta biodiversidade e uma das maiores extensões de terras alagáveis do planeta. Ao receber as águas de diversos rios do planalto transforma-se em um exuberante mosaico de diversas formas, canais, baias e outros cursos hídricos. A peculiaridade deste ambiente vem sendo estudada com as mais diversas pesquisas que são desenvolvidas no bioma afim de entender como interagem os fatores bióticos e abióticos para sua complexidade e manutenção. É nessa perspectiva que o Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte (LIPAN) desenvolve estudos e pesquisas com temas de interesse em ecologia aquática, abarcando assim várias temáticas pertinentes tais como o estudo, identificação e dinâmica de alimentação de peixes, fluxo de carbono (gases do efeito estufa), análise e tratamento da qualidade da água, saúde e ambiente, ecologia de plantas aquáticas entre outras. Desta forma, esperamos receber futuras cientistas que estejam interessadas em conhecer as diferentes possibilidades de estudos e pesquisas desenvolvidas em diferentes perspectivas da ictiologia pantaneira. Para tanto, propõe-se como plano de trabalho para a Imersão Científica das Futuras Cientistas em 2025, o conhecimento sobre a ecologia e aspectos socioculturais das espécies de peixes encontradas nos rios do Pantanal Norte. Durante a imersão científica, as jovens pesquisadoras terão a oportunidade de aprender técnicas de coleta e identificação de espécies, bem como o estudo da ecologia e dinâmica de peixes, especialmente aqueles representados pelos hábitos alimentares e de reprodução. A proposta apresentada dar-se-á no formato híbrido, mesclando, portanto, as aulas on-line com as aulas presenciais de acordo com o cronograma previamente divulgado às participantes. O plano de trabalho inclui saída a campo e práticas laboratoriais, além de leituras e discussões coletivas sobre a temática, sobretudo em uma região onde a pesca representa uma atividade econômica importante. Ao final do ciclo de aulas teóricas e práticas (campo e laboratório) as estudantes serão acompanhadas na escrita e sistematização dos relatórios técnicos a serem entregues como finalização da imersão, etapa que será semipresencial. Com essa proposta de trabalho, esperamos ofertar às meninas a possibilidade de ampliar seus horizontes na pesquisa e descobrir novos caminhos como real possibilidade de pesquisadoras. 

REGIONAL – CENTRO OESTE ESTADO: MATO GROSSO

TÍTULO DO PROJETO: Utilizando técnicas usuais em estudos anatômicos para ressignificar os conteúdos de Anatomia Vegetal na rede pública de ensino

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Marcos José Gomes Pessoa

MODALIDADE: Presencial

VAGAS: 5

INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT

RESUMO:

No Brasil, as escolas de educação básica geralmente não utilizam métodos de ensino que façam com que os alunos tenham um contato maior com as plantas e sejam mais participativos em aula, causando, assim uma maior apatia por parte desses pelo conteúdo de Botânica. Neste contexto, este projeto tem como objetivo confeccionar lâminas histológicas de plantas que pertencem a flora Mato-Grossense, junto ao Programa Futuras Cientistas com alunas da rede pública de ensino, com a finalidade de promover a interação e a ressignificação dos conteúdos de Anatomia Vegetal de uma forma com que as alunas consigam se relacionar com os conteúdos de Botânica que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e se colocar como construtoras do seu próprio conhecimento. As atividades deste projeto serão realizadas no Laboratório de Anatomia Vegetal da Universidade do estado de Mato, Campus de Alta Floresta, onde dispõe do aparato instrumental necessário para a realização das aulas teóricas e práticas. Esse projeto será executado em três fases, sendo a primeira com aulas teóricas sobre célula vegetal, principais órgãos, tecidos, funções e adaptações. Na segunda, serão realizadas atividades práticas de coleta, fixação, processamento de amostras para microscopia óptica, obtenção e análise de dados anatômicos. Na terceira fase, as alunas irão apresentar e socializar os resultados. Assim, espera-se que as atividades experimentais investigativas deste projeto permitam com que a alunas tenham um contato maior com as plantas, que elas sejam construtoras do seu próprio conhecimento e espera-se também estabelecer um diálogo maior entre a Universidade e a comunidade local por meio de ações como essa.