PLANO DE TRABALHO
PROGRAMA FUTURAS CIENTISTAS – 2019
Período das Atividades no Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas (LINCS):
De 07 (sete) de janeiro estendendo-se até 30 (trinta) de janeiro de 2019
Resumo:
As alunas participantes do programa Futuras Cientista selecionadas para o LINCS (Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas), irão desenvolver conhecimentos e atividades na área de: lógica de programação, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis (smartphones), programação, eletrônica básica, confecção de circuito impresso. O curso será baseado no uso da plataforma de desenvolvimento Arduino, as futuras cientistas desenvolverão projetos utilizando esta plataforma. A metodologia de ensino será incremental e fortemente focada na prática em laboratório através da confecção de protótipos e aplicações utilizando os conhecimentos aprendidos no curso.
Cronograma de atividades:
PRIMEIRA SEMANA: 03 -04 de Janeiro
DATA | ATIVIDADE |
03/01 | Abertura, receptação e apresentação do CETENE das candidatas |
04/01 | Aula Segurança do laboratório/vidrarias e Palestra |
SEGUNDA SEMANA: 07 -11 de Janeiro
DATA | ATIVIDADE |
07/01 | Introdução a Programação: Comandos condicionais, variáveis e tipos de dados, estruturas de repetição, Operadores lógicos, Operadores matemáticos.Ferramenta de Ensino: plataforma online CODE |
08/01 | Introdução a Programação: Revisão dos conceitos anteriores, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.Ferramenta de Ensino: plataforma online CODE e MIT APP Inventor |
09/01 | Introdução a Programação: Início do desenvolvimento do aplicativo futuras cientistas LINCS 2018Ferramenta de Ensino: plataforma online MIT APP Inventor |
10/01 | Introdução a Programação: Finalização da estrutura do aplicativo futuras cientistas LINCS 2018.Ferramenta de Ensino: plataforma online MIT APP Inventor |
11/01 | Seminário sobre relatório e Palestra |
TERCEIRA SEMANA: 14 -18 de Janeiro
DATA | ATIVIDADE |
14/01 | Introdução à Eletrônica: Conceitos básicos de eletricidade, componentes eletrônicos, equipamentos eletrônicos, simulação de circuitos simples, confecção de circuitos.Ferramenta de Ensino: Aula expositiva (Slides), website para aprender sobre eletrônica electronicsclub e plataforma online de ensino e simulação de eletrônica TinkerCad, equipamentos e componentes eletrônicos |
15/01 | Introdução à Eletrônica: Revisão dos conceitos anteriores, simulação de circuitos mais complexos, confecção de circuito impresso, montagem e solda de circuito.Ferramenta de Ensino: Plataforma online de ensino e simulação de eletrônica Circuits.io, equipamentos e componentes eletrônicos. |
16/01 | Introdução à Eletrônica: Introdução a Arduino, programação em Arduino, condicionais, estruturas de repetições, operadores, tipos de dados, variáveis, confecção de circuitos integrados com Ardunio.Ferramenta de Ensino: Plataforma online de ensino e simulação de eletrônica Circuits.io, equipamentos e componentes eletrônicos. Software Arduino |
17/01 | Introdução à Eletrônica: Revisão dos conceitos anteriores, programação da comunicação entre Arduino e aplicativo futuras cientistas LINCS 2018.Ferramenta de Ensino: plataforma online MIT APP Inventor, plataforma online de ensino e simulação de eletrônica Circuits.io, equipamentos e componentes eletrônicos. Software Arduino |
18/01 | Seminário sobre relatório e Palestra |
QUARTA SEMANA: 21 -25 de Janeiro
DATA | ATIVIDADE |
21/01 | Desenvolvimento do projeto: Conceitos de um robô seguidor de linha (sua confecção e programação). Desenvolvimento de cada sensor separadamente, Desenvolvimento da locomoção do robô (controle das rodas).Ferramenta de Ensino: Equipamentos e componentes eletrônicos. Software Arduino. |
22/01 | Desenvolvimento do projeto: Finalização do desenvolvimento do robô seguidor de linha, início dos testes de movimentação, ajustes.Ferramenta de Ensino: Equipamentos e componentes eletrônicos. Software Arduino. |
23/01 | Desenvolvimento do projeto: Finalização do desenvolvimento do robô seguidor de linha, finalização dos testes e ajustes. Integrar a comunicação com o aplicativo “futuras cientistas LINCS 2018” e o Arduino ao Robô. Finalizar aplicativo.Ferramenta de Ensino: plataforma online MIT APP Inventor, equipamentos e componentes eletrônicos. Software Arduino. |
24/01 | Revisar todas as atividades e projetos desenvolvidos, fazer um levantamento do que foi aprendido e iniciar a escrita do relatório final.Ferramenta de Ensino: Google Drive |
25/01 | Vídeo sobre Mulheres na Ciência e Palestra |
QUINTA SEMANA: 28 -31 de Janeiro
DATA | ATIVIDADE |
29/01 | Finalização da escrita do relatório final de atividades, revisão do relatório final, confecção da apresentação (slides) das atividades e projetos desenvolvidos. Ferramenta de Ensino: Google Drive |
30/01 | Previa da apresentação das atividades e projetos desenvolvidos, correção e últimos ajustes na apresentação e relatórios finais.Ferramenta de Ensino: Google Drive |
31/01 | Encerramento com apresentação dos projetos |