Nesta edição das Futuras Cientistas, serão desenvolvidos os seguintes planos de trabalho na região nordeste do Brasil.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: ALAGOAS
TÍTULO DO PROJETO: DNA: princípios de química, bioquímica e genética
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Elaine Virgínia Martins de Souza Figueiredo
MODALIDADE: Presencial
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFAL
CIDADE:
RESUMO:
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é responsável pelo armazenamento e transmissão das informações genéticas. Química, bioquímica e genética no ensino fundamental e médio é desafiador. O aluno tem dificuldade em assimilar o conteúdo da sala de aula com situações do cotidiano. O objetivo da presente proposta é integrar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre o DNA com a atividade prática. O projeto será dividido em 3 etapas. A primeira etapa visa apresentar os conceitos sobre carboidratos, ácidos nucleicos e aplicações da biologia molecular, como também diferenciar o carboidrato e o DNA. A segunda etapa será focada em mostrar as vidrarias e equipamentos utilizados no laboratório de biologia molecular, como também será realizada a prática de extração de DNA de vegetais (banana e cebola). Na última etapa, será realizada a construção do relatório e apresentação dos resultados.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: ALAGOAS
TÍTULO DO PROJETO: Mundo da oleoquímica: do laboratório ao dia a dia
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Janaina Heberle Bortoluzzi
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFAL
CIDADE: Maceió
RESUMO:
O projeto “Mundo da oleoquímica: do laboratório ao dia a dia” tem como proposta despertar o interesse vocacional de meninas pela carreira científico- tecnológica, promovendo a participação das mesmas em um projeto na área de Química. Os óleos e gorduras de origem vegetal e animal são fontes de biomassa e são utilizados na síntese de diversos produtos, como biocombustíveis, lubrificantes, alimentos, sabões, entre outros. No entanto, para utilizar estes materiais graxos, na grande maioria das vezes, são necessárias modificações de suas propriedades, para que atendam parâmetros exigidos por órgãos regulamentadores e pelo consumidor. Neste sentido pretende-se atrair o interesse de meninas de escolas da rede Municipal e/ou Estadual para participar de oficinas envolvendo o mundo da oleoquímica, as quais serão realizadas no laboratório do Grupo de Pesquisa e Reatividade Química (GCAR) da Universidade Federal de Alagoas. Com isso as meninas terão a possibilidade de ter o contato com óleos comerciais e extraídos no próprio laboratório, e verão na prática algumas modificações dos mesmos e possíveis aplicações em sabões, velas e difusores aromáticos.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: CEARÁ
TÍTULO DO PROJETO: Avaliação da carga microbiana de bocais de garrafa de água de discentes de laboratórios do curso de Engenharia de Alimentos/UFC.
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: LARISSA MORAIS RIBEIRO DA SILVA
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFC
CIDADE: FORTALEZA
RESUMO:
A grande demanda de atividades dos estudantes universitários vem cada vez mais fazendo com que os mesmos se organizem para que possam manter hábitos saudáveis, como o consumo adequado de água. Dessa forma, muitos estudantes levam consigo durante a rotina universitária garrafas para armazenar água, o que facilita o consumo e garante uma correta hidratação. Porém, é extremamente necessário que essas garrafas sejam lavadas e higienizadas corretamente e com frequencia, para que não sejam foco de crescimento e transmissão de microrganismos. Dessa forma, este projeto tem como objetivo avaliar a carga microbiana em bocais de garrafas de água de discentes que participam de atividades de pesquisa em laboratórios do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Ceará. Inicialmente, será realizada uma pesquisa a fim de investigar a quantidade de alunos que realizam atividades nos laboratórios do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Ceará. Em seguida, será aplicado um questionário a esses estudantes, a fim de obter informações sobre os alunos (se cursam graduação, mestrado ou doutorado), se possuem garrafa de água e sobre a frequencia e forma de lavagem e higienização da mesma. Em seguida, serão coletadas com o auxílio de swabs estéreis, amostras de 10 garrafas de água (de alunos de diferentes laboratórios), que serão analisadas microbiologicamente quanto a contagem de bactérias aeróbias mesófilas. Espera-se que os resultados obtidos com a avaliação da carga microbiana presente nos bocais das garrafas possam ser úteis e que possam ajudar na conscientização sobre a frequencia e forma de lavagem das garrafas de água utilizadas pelos discentes.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: CEARÁ
TÍTULO DO PROJETO: Biocompostos do cotidiano: experimentação e ensaios in silico de moléculas inspiradoras.
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Maria Goretti de Vasconcelos Silva
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFC
CIDADE: Fortaleza
RESUMO:
Biocompostos são substâncias presentes em fontes naturais e apresentam diversidade estrutural e especificidade bioquímica que os tornam potencialmente úteis, desde como corante de alimentos, como a bixina obtida do urucum (Bixa orellana ), até como fármacos importantes como o AAS, isolado das folhas de salgueiro (Salix alba ). Também estão presentes em fitoterápicos de importância econômica como o purgativo Tamarine®, constituído de folhas e frutos de sena (Senna alata e S. alexandrina) que é um dos responsáveis pelo lucro líquido da Hypera Pharma de R$1,651 bilhão em 2023. O conhecimento científico transferido das bancadas dos laboratórios para as salas de aula, é uma dentre outras formas de se explicar e contextualizar os códigos e símbolos da Química, que vai além de divulgação científica. A visualização da Química como uma
ciência presente em sua rotina, pode ajudar as estudantes a entender melhor o mundo ao seu redor. O estudo da química de biocompostos como recurso didático, favorece um elo entre recursos naturais, possibilitando uma compreensão dos conteúdos da Química, relacionada com uma nova visão da ciência e de conhecimento científico e pode tornar o ensino de Química mais interdisciplinar, permitindo a integração com outras áreas do conhecimento, como Biologia, Física e Informática, por exemplo. Neste projeto propõe-se contribuir para a aprendizagem de conceitos formais de Química, de forma contextualizada, em busca de uma aprendizagem significativa e do despertar de vocações científicas na área da Química. Serão utilizados no desenvolvimento
do projeto, os conteúdos formais de ligações químicas, nomenclatura, funções orgânicas, atividade ótica e propriedades físicas e químicas, através de experimentações práticas e emprego de metodologias ativas, tais como mapas conceituais e tecnologias digitais utilizando plataformas livres para realizações de ensaios in silico. O desenvolvimento do projeto, irá contribuir para o despertar de vocações científicas e na aprendizagem significativa do Ensino em Química.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: CEARÁ
TÍTULO DO PROJETO: Educação financeira na trilha do conhecimento
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Ohanna Larissa Fraga Pereira
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: FIEC
CIDADE: Fortaleza
RESUMO:
A educação financeira é fundamental para o crescimento pessoal e profissional de todas as pessoas, especialmente das mulheres mais jovens. A desigualdade salarial e de oportunidades enfrentada por essa população, contribui para a sua baixa confiança em assuntos como finanças pessoais, considerado como um dos diversos obstáculos a serem superados para promover o empoderamento feminino no que diz respeito à educação financeira e ao pensamento científico, temáticas essenciais para criar uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, é essencial construir estratégias em conjunto com o público-alvo, para que essas adolescentes se sintam escutadas, contempladas e, portanto, sujeitos visíveis e autoras da própria história. Diante desses argumentos, destaca-se a relevância de incluir mais meninas e mulheres na ciência, especialmente em campos de STEM. A formação de profissionais na área tecnológica, predominantemente masculina, é cada vez mais necessária devido às mudanças complexas nesse setor. Com base nisso, o objetivo deste projeto é fornecer às alunas a oportunidade de adquirir novos conhecimentos em letramento científico e financeiro, incentivando a análise lógica do mundo ao seu redor e a busca por soluções práticas. Dessa forma, o projeto pretende promover atividades presenciais que incluem aulas expositivas e interativas, palestras com pesquisadoras, laboratórios de informática e oficinas sobre finanças e introdução à pesquisa científica. Os métodos empregados incluirão a gamificação por meio de jogos e outras ferramentas divertidas, além de rodas de conversa e debates que promoverão a participação das adolescentes.
Durante as atividades, as participantes irão criar um artigo científico apoiado nos modelos propostos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na área de finanças comportamentais. Espera-se, como resultado, a aquisição de conhecimentos em letramento científico e financeiro por parte das adolescentes, o estímulo ao pensamento lógico e o
desenvolvimento de habilidades de conexão entre conhecimento e fatos do cotidiano, de modo que seja possível preparar essas jovens para um futuro de sucesso e autonomia.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: CEARÁ
TÍTULO DO PROJETO: Magia das Engenharias
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Hilma Helena Macedo de Vasconcelos
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFC
CIDADE: FORTALEZA
RESUMO:
Este projeto visa trazer meninas do ensino médio para uma vivência em três laboratórios do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará: Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas; Laboratório de Aerodinâmica e Mecânica dos Fluidos e Laboratório de Circuitos. Essa experiência permitirá que as alunas tenham contato direto com as áreas de Engenharia de Automação e Engenharia de Energias Renováveis. A vivência é desenhada para ser prática e interativa, desenvolvendo habilidades técnicas e proporcionando um entendimento sobre o papel dessas engenharias na inovação e no desenvolvimento sustentável, motivando assim as alunas a considerarem a engenharia como uma futura carreira.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: CEARÁ
TÍTULO DO PROJETO: O fantástico mundo da Química dos Materiais: polímeros, plásticos e peneiras moleculares
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Pablyana Leila Rodrigues da Cunha
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFC
CIDADE: FORTALEZA
RESUMO:
Vários materiais, como plásticos, vidros e cerâmicas, estão presentes no nosso dia a dia. No contexto científico, os materiais podem ser definidos como todos os tipos de substâncias químicas, puras ou misturas complexas, usadas pelo homem para construir dispositivos. Dois tipos importantes de materiais são estudados pela Química: os polímeros e as peneiras moleculares. Os polímeros são macromoléculas que se caracterizam por seu tamanho e estrutura química específica, podendo ser de origem natural, como o amido e a borracha, ou de origem sintética, como os plásticos: polietileno e PET. As peneiras moleculares são materiais microporosos com áreas superficiais elevadas e com vários sítios de adsorção, que podem ter importantes aplicações. Assim, esse projeto visa apresentar o tema “O Fantástico Mundo da Química dos Materias” para as futuras cientistas através de atividades que envolvam materiais poliméricos, como amido e plásticos e as peneiras moleculares, como as zeólitas. Os conhecimentos científicos sobre esses materiais serão repassados através de aulas teóricas (semana 1) e experimentais (semanas 2 e 3) que abordarão propriedades físico-químicas de polímeros naturais e plásticos e que abordarão as rotas de síntese de zeólitas e as propriedades de peneiras moleculares. Para finalização das atividades, serão realizadas etapas de tratamento dos dados obtidos nos laboratórios e a discussão dos mesmos, bem como a preparação e a apresentação de seminário abordando a investigação experimental realizada (semana 4).
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: MARANHÃO
TÍTULO DO PROJETO: MENINAS CIENTISTAS: inserção de jovens cientistas no contexto de química dos produtos naturais de plantas nativas
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Georgiana Eurides de Carvalho Marques
VAGAS: 20
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
CIDADE: São Luís
RESUMO:
Com o intuito de promover a inclusão de meninas na área de química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e tornar esta disciplina mais atrativa e inclusiva para elas, este projeto visa utilizar experimentos científicos baseados em plantas nativas da região. Durante uma imersão envolvendo pelo menos 35 alunas matriculadas nos cursos técnicos de ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís Monte Castelo, serão conduzidos experimentos nas áreas de germinação, preparação de extratos alcoólicos e testes biológicos utilizando as plantas nativas do Maranhão como matéria-prima. Ao final do projeto, espera-se não apenas contribuir para a formação pessoal e profissional das participantes, mas também para tornar a área da química mais atraente para que elas possam se interessar por cursos superiores relacionados. Isso, por sua vez, poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com base nas lições aprendidas durante a experiência.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PARAÍBA
TÍTULO DO PROJETO: Solo e Planta: Práticas para a Sustentabilidade
PESQUISADOR RESPONSÁVEL:
MODALIDADE: Remoto
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Instituto Nacional do Semiárido
CIDADE: Campina Grande
RESUMO:
As atividades agrícolas precisam ser ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. A utilização de práticas sustentáveis permite reduzir custos e elevar a produtividade respeitando o meio ambiente. A agricultura moderna tem desenvolvido técnicas de manejo do solo e de produção de plantas cada vez mais eficientes. Tais práticas permitem produzir alimentos com teor e qualidade nutricional, bem como mais tolerantes aos diversos tipos de stresses bióticos e abióticos. Contribuindo para minimizar os danos ao meio ambiente com menor desmatamento e consequente maior regulação climática. Diante do exposto, as atividades desta pesquisa têm como objetivo trabalhar a contextualização dos experimentos com solo e planta à realidade das participantes, tendo como auxílio à percepção em seu contexto local. Para tanto, as práticas experimentais serão realizadas com a participação ativa das meninas, como agentes do seu próprio processo, desde a discussão que antecede a realização dos experimentos, obtenção dos materiais necessários, delineamento de hipóteses, execução do experimento, organização e discussão dos resultados, sempre auxiliadas pelas tutoras. Desta forma, após a finalização da imersão as participantes terão condições de prosseguir construindo o seu próprio conhecimento científico. O projeto será dividido em três etapas. A primeira etapa contará com a explanação de alguns problemas causadores da degradação de solos e seus impactos no meio- ambiente. Em seguida será realizado o experimento “Efeito da compactação e salinidade de solos no crescimento de plantas. A segunda etapa, constará sobre a explicação da importância da cobertura vegetal para a conservação dos solos, onde será desenvolvido o experimento “Matéria orgânica, ciclagem de água e nutrientes”. Já a terceira etapa, apresentará a temática da biotecnologia vegetal, a qual terá como experimento a “Cultura de tecido vegetal in vitro”.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PARAÍBA
TÍTULO DO PROJETO: Novos medicamentos: da pesquisa ao descarte
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Francisco Humberto Xavier Júnior
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFPB
CIDADE: João Pessoa
RESUMO:
O mercado da indústria farmacêutica tem se mostrado um dos mais competitivos, inovadores, complexos e rentáveis da atualidade. Com o surgimento de novas patologias ou tratamentos não efetivos, a indústria busca a criação acelerada de novos medicamentos. No entanto, este processo é longo e envolve inúmeros aspectos desde a descoberta de novas moléculas, a formulação em formas farmacêuticas apropriadas, além de testes de segurança e eficiência da atividade terapêutica desejada. Por fim, estudos de estabilidade e descarte apropriado de medicamentos e suas respectivas embalagens necessitam ser observados. Neste sentido, este plano de trabalho visa o desenvolvimento de pesquisas laboratoriais associadas ao ciclo de vida de produção de novos medicamentos apresentando aspectos da pesquisa até o descarte seguro.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Semeando a Optoeletrônica e Spintrônica
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: José Holanda da Silva Júnior
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFRPE
CIDADE: Cabo de Santo Agostinho
RESUMO:
Conduziremos as atividades de nosso Projeto utilizando apostilas experimentais produzidas com a finalidade de ampliar à formação teórico-prática com qualidade. As apostilas foram projetadas para tornar o aprendizado mais interativo e envolvente, estimulando o interesse dos alunos em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) com o auxílio das áreas emergentes da física: Optoeletrônica e Spintrônica. O objetivo é despertar a curiosidade dos estudantes pela física. Essas apostilas incluem uma variedade de experimentos práticos que não apenas incentivam a criatividade dos alunos, mas também demonstram a aplicabilidade da ciência e da tecnologia no mundo real. Essa abordagem prática permite que os alunos compreendam a relevância dos conceitos que estão estudando, o que pode aumentar seu engajamento e motivação. Além de promover o interesse geral em STEM, essas apostilas visam atrair mais mulheres para as áreas de Engenharia e Física, que tradicionalmente têm sido dominadas por homens. A combinação de teoria e prática nas apostilas proporciona uma experiência de aprendizado ativo, essencial para a compreensão profunda dos conceitos científicos. Ao envolver os alunos em atividades práticas, as apostilas ajudam a desenvolver habilidades críticas e práticas importantes para suas futuras carreiras. O aprendizado ativo e as metodologias ativas também facilitam o conhecimento, pois os alunos são incentivados a aplicar o que aprenderam em situações reais e a resolver problemas de forma criativa, utilizando algumas das áreas da física.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Avaliação dos níveis de exposição ao mercúrio associados à ingestão de atum como temática de inclusão de gênero para meninas e mulheres nas ciências exatas e engenharia
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: MARIA JOSÉ DE FILGUEIRAS GOMES
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFRPE
CIDADE: Recife
RESUMO:
O mercúrio (Hg) é um metal que tem se destacado como um dos principais contaminantes no ambiente, podendo ser encontrado no ar, solo, água e biota, A sua presença deve-se principalmente às atividades antropogênicas como a queima de carvão, a mineração e a indústria, que são responsáveis pela liberação de milhares de toneladas de mercúrio gasoso na atmosfera e nos oceanos. Estudos indicam que a atividade humana triplicou a concentração de mercúrio nas águas superficiais dos oceanos desde o início da era industria e que aproximadamente metade do mercúrio no mar se deve à precipitação, enquanto a outra metade é devido à absorção de mercúrio gasoso. Uma vez presente no meio ambiente, esta substância sofre mutações em diferentes formas químicas e apresentam no geral, alto potencial toxicológico ao homem e a outros organismos. Uma das maiores preocupações no estudo da ecotoxicologia do mercúrio é a sua capacidade de biocumular e biomagnificar ao longo da cadeia trófica aquática, principalmente nas formas inorgânicas, Hg0 (vapor), íon mercúrico (Hg2+) e mercuroso (Hg2+2), que pode ser facilmente oxidado a Hg2+ O risco à saúde representado pela exposição ao Hg tem mobilizado os pesquisadores na busca de tentar reduzir as atividades que liberam Hg na atmosfera, através de acordos internacionais que restringem o uso de Hg em baterias, lâmpadas ou cosméticos, além de controlar as emissões de fábricas térmicas, de cimento e químicas. Entretanto, embora as emissões tenham sido reduzidas em quase 90% desde 1990, os níveis de Hg em pescados como atum, praticamente não mudaram desde 1971, o que alertam que são necessárias metas de redução de emissões mais agressivas para começar a reduzir os níveis de Hg nos oceanos e consequentemente nos pescados. Nesse contexto, este projeto possibilitará o compartilhamento, com as estudantes do ensino médio, do conhecimento adquirido por meio da avaliação da concentração de Hg total em atum enlatado. Este estudo será de grande importância, uma vez que esse alimento é constantemente consumido pela população local. Além disso permitirá a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da sociedade, interagindo e transformando a realidade social.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Desmistificando a fermentação e sua importância na indústria
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vivianne Lúcia Bormann de Souza
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: CRCN
CIDADE: Recife
RESUMO:
As alunas são introduzidas no método científico por uma apresentação ilustrada, que retrata o desenvolvimento da ciência ao longo dos séculos, e a partir de então fazem perguntas sobre leveduras e fermentação que servem como base para a elaboração de experimentos que possam fornecer respostas às suas próprias perguntas. Os experimentos são desenvolvidos no laboratório de forma que as alunas são estimuladas pelos professores e monitores à discussão sobre os resultados dos trabalhos de forma que possam ser corrigidos e/ou melhorados para serem ainda mais conclusivos e esclarecedores. Ao final do curso os alunos estarão aptos a verificar: a) a produção de CO2 resultante do processo fermentativo; b) a influência da temperatura e do pH na atividade das enzimas fermentativas; c) que as leveduras realizam fermentação tanto em condições aeróbicas como anaeróbicas; d) que as leveduras são microrganismos anaeróbicos facultativos; e) que a fermentação alcóolica em laboratório é similar à fermentação alcóolica industrial. Questionários de sondagens aplicados antes e após o curso indicam o quanto as alunas ampliaram seus conhecimentos sobre leveduras e fermentação e percebe-se que suas próprias concepções sobre ciência são modificadas, levando a mudanças de opiniões e um maior interesse pelas áreas de ciências e afins.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Desmistificando a Morte: Meninas na Bioarqueologia
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Francisco Serafim Monteiro da Silva
MODALIDADE: Presencial
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFPE
CIDADE: Recife
RESUMO:
O projeto visa desmistificar o fenômeno da morte, através de atividades em âmbito laboratorial de Arqueologia Biológica e Forense. Com isso, os encontros serão divididos em duas partes, sendo a primeira destinada para a Arqueologia Funerária e a segunda evidenciar a perspectiva forense na Arqueologia. Além disso, é relevante as possibilidades didáticas de conscientização sobre violências de gênero e étnicoraciais. A pesquisa científica Forense faz parte integrante nas investigações criminais por meio das perícias técnicas. Deste modo, aproximar alunas do Ensino Médio aos espaços de saberes científicos com formações profissionais diversas e proporcionar a extroversão do conhecimento arqueológico por meio de oficinas, palestras e simulações das práticas de campo e laboratório.
No Módulo 01, composto pelos seis primeiros dias do projeto, a equipe executadora do Laboratório de Arqueologia Biológica e Forense (LABIFOR) – localizado no Departamento de Arqueologia, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE – ministrará conteúdos referentes à Osteologia; no contexto dos estudos arqueológicos apresentando aspectos relacionados à morte enquanto fenômenos socioculturais (conceito de causa mortis e representações simbólicas de práticas fúnerárias de comunidades em períodos históricos e temporais distintos).
No Módulo 02, compreendido na segunda etapa do projeto, serão realizadas atividades práticas simuladas que forneçam imersão na pesquisa científica bioarqueólogica e forense. Conhecer técnicas significa desmistificar os procedimentos realizados nas áreas de conhecimentos específicos dessas profissões. Os espaços dos saberes científicos historicamente foi predominante a ocupação da figura masculina. Se no passado as mulheres ficaram nas margens ou mesmo excluídas da Ciência, no mundo pós-moderno é urgente as reinvicações do gênero feminino pela ocupação por todas as formas de espaços em cargos, atribuições e competências. Para a reconstrução e fortalecimento de nossas instituições democráticas é urgente oferecermos tais oportunidades que aproxime a pesquisa acadêmica e a Educação Básica. Futuras jovens mulheres na vida adulta, as meninas do Ensino Médio precisam de incentivos que ampliem as possibilidades de seguirem carreiras profissionais. A promoção plena e continuada significa emancipação efetiva do gênero feminino, tão arraigado na estrutura social do patriarcado brasileiro.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Epidemiologia matemática a serviço da cidadania e da saúde
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Maité Kulesza
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFRPE
CIDADE: Recife
RESUMO:
O projeto pretende fazer uma introdução à epidemiologia matemática e estudar a dinâmica de uma doença endêmica na região, através de simulações com a linguagem Python e da análise dos dados existentes nos bancos públicos. Desta forma, espera-se iniciar cientificamente as estudantes e professoras e estimulá-las a estabelecer uma avaliação crítica e cidadã em relação aos cuidados e prevenções para não disseminação da doença.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Estudo das propriedades físicas, químicas e mecânicas de resina composta Bulk Fill quimicamente ativada
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Luis Felipe de Espíndola Castro
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFPE
CIDADE: Recife
RESUMO:
Introdução: Resinas compostas são os materiais de eleição para restaurações em dentes posteriores. Diversas análises podem ser realizadas para comprovar a eficácia e o emprego clínico destes materiais. Resinas bulk fill quimicamente ativadas foram recentemente desenvolvidas com a proposta de mitigar a tensão de contração nas interfaces adesivas e permitir uma melhor profundidade de cura na polimerização até mesmo, em cavidades superiores a 5 mm. Objetivo: Realizar discussões sobre métodos de estudo que avaliam os materiais restauradores bem como avaliar as propriedades físicas, químicas e mecânicas da resina composta Stela Bulk Fill (SDI, Victoria, Austrália) quando comparado com a resina Filtek Bulk Fill Flow (3M/ESPE, Minnesota, EUA) e Filtek Z350 XT Flow (3M/ESPE, Minnesota, EUA). Metodologia: Para a avaliação da microdureza, estabilidade de cor, sorção e solubilidade, serão confeccionadas 10 amostras de cada material (n=10). As amostras serão preparadas por meio de um molde metálico bipartido (15 mm de diâmetro x 1mm de espessura), posicionado entre duas lâminas de vidro e duas placas de vidro (500g). O diâmetro será medido com paquímetro digital e as amostras serão lixadas até atingir o tamanho pre estabelecido. O tamanho das amostras utilizada seguiu as recomendações da ISO 4049:2009. O teste de microdureza vickers será realizado com auxílio de um microdurômetro, realizando 3 endentações para cada amostra e obtida uma média. Para avaliação da sorção e solubilidade as amostras serão pesadas em 3 momentos: após a confecção e secagem em dessecador, após uma semana de imersão em água destilada (sorção) e após secagem novamente para avaliar a massa perdida (solubilidade). A estabilidade de cor será medida por meio de espectrofotômetro digital em três momentos: inicial, após um dia e após sete dias de imersão em água destilada ou café. As amostras serão mantidas em tubos falcon de 50ml. Para análise do grau de conversão polimérica, as amostras serão armazenadas por um período de sete dias em estufa à temperatura de 37°C (± 1°C) e avaliadas por espectrofotômetro observando as ligações cruzadas. Resultados esperados: Espera-se com este estudo conhecer as propriedades físicas, químicas e mecânicas de novos materiais restauradores dentários disponíveis no mercado, be como motivar os monitores nas análises laboratoriais destes materiais.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Fermentando sabores: Futuras cientistas desvendando a ciência e tecnologia da fermentação de alimentos
MODALIDADE: Presencial
RESUMO:
Alimentos fermentados são aqueles cuja produção envolve a ação de microrganismos ou enzimas que provocam alterações bioquímicas desejáveis e modificações significativas no alimento. A fermentação de alimentos representa um dos mais antigos usos conhecidos da biotecnologia. Alimentos fermentados são encontrados em dietas em todo o mundo, com predominância de laticínios, bebidas e cereais. Alimentos e bebidas fermentadas representam uma proporção significativa de todas as dietas em todo o mundo, proporcionando uma importante contribuição nutricional e para o sabor dos alimentos. Diante da relevância do processo fermentativo na história, trabalhar de maneira clara e didática, o tema fermentação, pode sanar lacunas de aprendizagem. Como também, tornar mais palpável a produção dos alimentos, uma vez que dentro da fermentação assuntos multidisciplinares são trabalhados, como microbiologia, química e bioquímica, que são conteúdos, muitas vezes, complexos para os alunos. A compreensão de vias metabólicas energéticas e o reconhecimento da fonte de energia necessária para o metabolismo celular são essenciais para os estudantes relacionarem os seres vivos à sua vida. Nesse sentido, esta proposta de pesquisa visa: 1) a produção dos alimentos fermentados a seguir: kombucha, iogurte e um suco de laranja fermentado por Lacticaseibacillus casei; 2) avaliar a fermentação das bebidas fermentadas e 3) produzir um material didático em formato de infográfico como uma ferramenta para aprimorar o processo ensino aprendizagem. As participantes do projeto terão a oportunidade de aprender técnicas básicas em microbiologia tais como ativação de microrganismos, contagem em placa, inoculação e fermentação além de técnicas laboratoriais elementares. O projeto visa ainda divulgar, de maneira lúdica, a ciência envolvida na fermentação de alimentos, disseminando informações sobre os aspectos nutricionais e funcionais de alimentos e bebidas fermentadas, como kombucha, iogurte e sucos fermentados bem como conceitos microbiológicos relacionados aos bioprocessos envolvidos na fermentação dos alimentos.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Futuras Geneticistas: vivenciado a genética molecular tendo como modelo a Doença Falciforme.
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Larissa Paola Rodrigues Venancio
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFPE
CIDADE: Recife
RESUMO:
A genética é a área de biologia que elucida como as características dos indivíduos são passadas entre as gerações. Embora o conceito pareça simples, os conteúdos associados a esta área do conhecimento são considerados de alta complexidade por professores e alunos, por parecerem distantes da realidade e de difícil compreensão. A vivência da atividade analítica de um laboratório de biologia molecular é fundamental para maior conhecimento sobre os estudos envolvendo a hereditariedade e todas suas ramificações. Deste modo, este plano de trabalho tem como objetivo introduzir de maneira teórico-prática o dia-a-dia de um laboratório de biologia molecular, trazendo como modelo de estudo uma das doenças monogênicas mais comuns no Brasil e no mundo: doença falciforme. Durante as atividades, as participantes terão contato com técnicas moleculares de extração de ácidos nucleicos de amostras biológicas humanas (DNA e RNA), técnicas de reação em cadeia da polimerase (PCR convencional e em tempo real) para investigação de variantes genéticas e expressão gênica envolvendo hemoglobinopatias. As atividades previstas direcionam o raciocínio teórico e a aplicação prática de métodos de análise para compreensão de conceitos de herança biológica e conceitos gerais de biologia molecular para investigação de doenças genéticas em seres humanos. Espera-se que ao final da Imersão 2024 as participantes tenham adquirido conhecimento e/ou atualização dos conceitos sobre genética clássica e molecular,contato prático com atividades de pesquisa em genética molecular, mas também como é realizado diagnóstico laboratorial de doenças monogênicas e aprendizagem de técnicas laboratoriais em biologia molecular.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Sustentabilidade em Movimento: Avaliando o Impacto do Biodiesel em Motores Diesel
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Andrezza Carolina Carneiro Tomás
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: IFPE
CIDADE: Recife
RESUMO:
O biodiesel, produzido a partir de fontes renováveis como gordura animal ou óleos vegetais, é um combustível alternativo para o óleo diesel derivado do petróleo. O biodiesel possui propriedades que permitem misturá-lo facilmente ao óleo diesel mineral, por serem quimicamente semelhantes, e pode ser usado em motores a diesel sem maiores adaptações ou mudanças no motor. O biodiesel substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também motores de máquinas que geram energia.
Atualmente a queima de combustíveis fósseis, principalmente em veículos automotores, é considerada uma das maiores fontes de emissão de poluentes na atmosfera. Esses gases são extremamente tóxicos à saúde humana e têm causado danos à flora, à fauna e impactos no clima do nosso planeta. Com o objetivo de reduzir tais impactos, é importante o uso de combustíveis que tenham menor emissão de poluentes. Nesse sentido, o uso do biodiesel reduz as emissões de monóxido de carbono (CO), material particulado (MP), óxidos de enxofre (SOx) e de hidrocarbonetos (HC).
Dentre suas principais vantagens podemos citar: menores índices de poluição, pois possui baixa emissão de substâncias poluentes que não contribuem para o aquecimento global; maior geração de emprego, pois a produção de biodiesel contribui para alavancar a geração de emprego e renda no campo; fonte de energia renovável, porque a produção de biodiesel é uma fonte de energia renovável dependente apenas da plantação de grãos oleaginosos no campo; menor dependência do petróleo, pois a partir da popularização do biodiesel, é possível reduzir a dependência das economias das nações dos produtores de petróleo e, custo de produção mais baixo, pois numa produção em larga escala e com o uso das tecnologias certas, o custo de produção se torna mais baixo em comparação com o custo dos derivados de petróleo.
Este projeto de trabalho tem como objetivo o estudo do funcionamento dos motores diesel e a análise experimental do seu funcionamento utilizando diesel e biodiesel, a fim de se comparar a influência dos combustíveis na eficiência do motor.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Vamos então construir uma pilha? Gerando energia elétrica com frutas
MODALIDADE: REMOTO
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Luzia Rejane Lisbôa Santos
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: CETENE
CIDADE: Recife
RESUMO:
Nesse projeto é proposto a criação de uma pilha, com os metais cobre (Cu) e magnésio (Mg), utilizando frutas, como limão e batata, e soluções iônicas como eletrólitos para condução e geração da energia elétrica. Durante a criação da pilha, as alunas envolvidas entenderam os fundamentos na área de eletroquímica que envolvem o fluxo de elétrons nas reações de oxidação e redução e geração da eletricidade.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PERNAMBUCO
TÍTULO DO PROJETO: Empoderamento de meninas Cientistas
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: LUANNA RIBEIRO SANTOS SILVA
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: FIEC
CIDADE: Vitória de Santo Antão
RESUMO:
Proponho o desenvolvimento de um projeto que tem como objetivos estimular o interesse de alunas da Educação Básica pela ciência e incentivar a busca por profissões e carreiras científicas entre as meninas e mulheres. Destacando-se:
● Conscientizar sobre a importância da mulher no meio científico;
● Reconhecer o papel de grandes nomes femininos nas ciências;
● Combater preconceitos existentes com relação a presença de mulheres nas carreiras e profissões científicas e tecnológicas.
● Divulgar entre meninas/mulheres as possibilidades profissionais de carreiras nas ciências, combatendo o preconceito existente sobre as profissionais;
● Desenvolver atividades com as alunas da educação básica em que tenham contato direto com atividades e práticas científicas.
● Permitir a participação das meninas e mulheres no Cine Ciência ampliando seu olhar sobre o meio científico.
O projeto pretende trabalhar com meninas oriundas da rede publica de ensino da cidade de Vitória de Santo Antão-PE, Para contribuir para o desenvolvimento das estudantes de rede municipial de ensino da Vitória de Santo Antão – PE com projetos que busquem desenvolver suas habilidades em um espaço que lhe seja assegurado condições de igualdade de gênero. O projeto trará um grande impacto social na vida dessas meninas na qual pretende mostra-las que o lugar da mulher na sociedade é onde ela queira estar.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PIAUÍ
TÍTULO DO PROJETO: Avaliação de teores pigmentos e prolina em variedades de feijão-caupi sob condições de déficit hídrico
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Mara Danielle Silva do Carmo
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Estadual do Piauí
CIDADE: Picos
RESUMO:
O feijão-caupi (Vigna unguiculata) é uma espécie leguminosa que atua como fonte proteica adaptada à região semiárida. O estudo de variedades mais adaptadas à região quanto ao teor de pigmentos e solutos orgânicos, como aminoácidos, tem revelado recursos genéticos mais responsivos a condições de estresses ambientais. Desta forma, objetiva-se apresentar técnicas de detecção de pigmentos (clorofila e carotenoides) e prolina dentre 4 variedades de feijão-caupi cultivadas sob diferentes condições hídricas.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: PIAUÍ
TÍTULO DO PROJETO: Síntese verde de nanocatalisadores constituído de dióxido cério sensibilizado com ouro e paládio a partir de folhas do cajueiro
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Jean Claúdio da Costa
MODALIDADE: Presencial
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: UFPI
CIDADE: Teresina
RESUMO:
O presente trabalho tem como alvos a síntese e caracterização de nanocatalisadores plasmônico baseado em nanopartículas de ouro e paládio suportados em dióxido cério (CeO2), e sua aplicação na reações oxidação do álcool cinamílico. Tradicionalmente, são utilizados métodos químicos e físicos para a síntese dos catalisadores. Contudo, buscaremos sintetizar os nanocatalisadores plasmônico via redução química usando Cajueiro, como agente estabilizante e redutor no processo. O cajueiro é matéria prima abundante no nordeste do Brasil utilizado como espécie vegetal para florestamentos e existe registro do seu uso como árvore ornamental e para sombreamento. Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho será biossintetizar nanocatalisadores plasmônicos com alta atividade catalítica utilizando método de síntese verde para aplicação em reações de oxidação aeróbica do álcool cinamílico e benzílico.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: RIO GRANDE DO NORTE
TÍTULO DO PROJETO: Meninas STEM: Inovação e Tecnologias com Arduino
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Midiã Medeiros Monteiro
VAGAS: 15
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
CIDADE: Mossoró
RESUMO:
O projeto que intitulamos “Meninas STEM: Inovação e Tecnologias com Arduino” tem como objetivo propiciar a imersão científica de estudantes e docentes em experiências prática e educativa na área de STEM, através da execução de quatro projetos distintos utilizando a plataforma Arduino. A iniciativa será realizada ao longo do mês de janeiro de 2025, com cada projeto sendo desenvolvido em uma semana, oferecendo uma abordagem intensiva e focada em diferentes aspectos da tecnologia, engenharia e robótica.
O primeiro projeto consiste na criação de uma lixeira automática. que utiliza sensores de proximidade para abrir uma tampa de forma autônoma. Este projeto apresenta os conceitos básicos de automação, sensores e atuadores, demonstrando como a tecnologia pode ser aplicada para uma funcionalidade prática. É um projeto simples e introdutório, com vistas a possibilitar os primeiros passos dos(as) participantes em linguagem de programação e na plataforma Arduino. O segundo projeto é a construção de um robô seguidor de linha, que emprega sensores de infravermelho para seguir uma trajetória pré- determinada. Este robô oferece uma introdução à robótica, destacando a importância dos sensores e do controle de motores para a navegação autônoma. Neste projeto, cada grupo para além do projeto deverá utilizar a criatividade para construir uma função para o robô construído.
No terceiro projeto, os estudantes desenvolverão um robô veicular capaz de transpor terrenos acidentados. Este robô utilizará sensores de obstáculos e um sistema de controle mais avançado, proporcionando uma compreensão mais profunda da mecânica e da robótica aplicada em ambientes desafiadores. Este projeto enfatiza a importância da engenharia mecânica e da automação na criação de soluções para a navegação em terrenos difíceis. Como desafio, os estudantes deverão projetar aplicações práticas para esses robôs lidarem com situações de desastres ambientais. O quarto projeto, consiste na criação de uma estação meteorológica inteligente, envolverá a construção de um sistema para monitoramento e registro de dados climáticos. Utilizando diversos sensores (temperatura, umidade, pressão atmosférica e chuva), o projeto integrará coleta e análise de dados ambientais, destacando a relevância da monitorização climática e da análise de dados em estudos científicos e aplicações práticas.
Ao final do mês, espera-se que os(as) estudantes tenham adquirido competências práticas em eletrônica, programação e engenharia, além de uma compreensão mais integrada das diferentes disciplinas STEM. Através da resolução de problemas reais e do desenvolvimento de projetos aplicados, os estudantes serão capazes de visualizar o impacto da tecnologia no mundo ao seu redor, preparando-se melhor para futuros desafios acadêmicos e profissionais.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: RIO GRANDE DO NORTE
TÍTULO DO PROJETO: Medições físico-químicas e análises microbiológicas de águas de abastecimento do Rio Grande do Norte
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Maria Aparecida Medeiros Maciel
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
CIDADE: Natal
RESUMO:
No Brasil, a gestão das águas foi instituída pela Lei Federal nº 9.433/1997 que está fundamentada no atendimento do uso múltiplo garantindo a participação integrada entre a comunidade e o Poder Público. Especificamente, assegura a necessária disponibilidade de água com padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, e estabelece ainda, o enquadramento de usos, como um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Neste cenário, cada estado se responsabiliza pelo monitoramento da qualidade das águas subterrâneas, visando sua preservação e qualidade para o abastecimento humano. A qualidade da água pode ser indicada através de diversos parâmetros ou variáveis, os quais traduzem suas principais características físicas, químicas e biológicas. Estas variáveis podem ser utilizadas de forma abrangente e servem para caracterizar águas de abastecimento, águas residuais, mananciais e corpos receptores. Portanto, o controle de qualidade das águas vem a ser o propósito primário para proteção da saúde coletiva, e também é fundamental para caracterizar as consequências de uma atividade poluidora. Desta forma, estabelecer meios de uso para o consumo de água de abastecimento urbano é essencial à sustentabilidade da vida no planeta. Na presente proposta serão trabalhados os seguintes eixos temáticos: águas potáveis: sustentabilidade e padrões de qualidade; contaminações químicas e microbiológicas de águas potáveis; metodologias experimentais para análise de águas potáveis; metodologias experimentais para análise de águas contaminadas; tratamentos de águas contaminadas; e legislação no controle da qualidade de águas potáveis no Brasil. A parte metodológica experimental consta das seguintes etapas: coletas de água de abastecimento urbano, provenientes do aquífero Dunas-Barreiras (Natal/RN); análises físico-químicas (pH, turbidez, sólidos totais, avaliação da contaminação de íon nitrato) e microbiológica.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: SERGIPE
TÍTULO DO PROJETO: Experimentação e Automação: Desvendando Conceitos sobre Eletricidade e Eletromagnetismo
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Divanizia do Nascimento Souza
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
CIDADE: São Cristóvão
RESUMO:
Este projeto tem por finalidade o desenvolvimento de instrumentos, experimentos e formação para a inovação e o empreendedorismo, com ações que também promovam a Educação Científica desses jovens. No projeto, a ênfase será o compartilhamento de informações sobre eletricidade e eletromagnetismo, conceitos e aplicações, que serão discutidos por meio de experimentos envolvendo planejamento, prática experimental, automação e simulação.
REGIONAL – NORDESTE ESTADO: SERGIPE
TÍTULO DO PROJETO: Pesquisa e desenvolvimento em robótica
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Jose Sergio Santos de Jesus
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Sergipe Parque Tecnológico-SERGIPETEC
CIDADE: São Cristóvão
RESUMO:
Neste plano de trabalho serão abordadas as técnicas e métodos para a pesquisa e desenvolvimento de soluções robóticas para problemas que venham a ser identificados no âmbito dos laboratórios do SergipeTec. Inicialmente abordaremos o conhecimento introdutório de algoritmos, trabalhando as estruturas de controle condicionais e de repetição para a partir do entendimento do uso de raciocínio lógico no desenvolvimento de programas destinados ao controle e movimentação autónoma de robôs. Na sequência, serão estudados os conceitos de eletrónica necessários para o controle de componentes mecânicos, eletroeletrônicos, pneumáticos e hidráulicos de robôs, bem como da programação do seu sistema de controle.