Nesta edição das Futuras Cientistas, serão desenvolvidos os seguintes planos de trabalho na região sudeste do Brasil.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Acre (AC)
TÍTULO DO PROJETO: Desvendando os mistérios do R e Shiny para Meninas cientistas.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: Lorena Yanet Cáceres Tomaya
Vagas: 05
Instituição de pesquisa: Universidade Federal do Acre (UFAC)
Cidade: Rio Branco
RESUMO:
As tecnologias digitais vêm transformando a vida das pessoas e a realidade do mercado de trabalho de forma muito dinâmica, são exemplos: a cibernética, a robótica, o armazenamento e análise de dados, visualização de dados em plataformas digitais, a inteligência artificial, entre outros. A inserção desses avanços nas escolas públicas e preparar meninas e mulheres nesse modelo de conteúdos envolvendo tecnologias, programação de máquinas, modelos matemáticos com regras de negócios, nos cenários das escolas é um desafio para despertar o talento delas nas áreas da STEM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Inclusive, a imersão e a permanência de mulheres nos cursos de graduação em computação e áreas afins ainda continua sendo um obstáculo significativo. As graduadas nas áreas que exigem lógica de programação são minoria e diferentes universidades têm buscado diminuir e combater essa evasão, em particular, na área da computação [1]. Vários projetos têm sido criados com o objetivo de motivar a persistência dessas alunas nos cursos de graduação em Computação, assim como estimulá-las a concorrerem às vagas nestes cursos. Várias ações têm sido intensificadas na última década pelo País, através de projetos que incentivam o despertar do interesse de mulheres pela área das ciências exatas. Com esta visão, assim como a de que, as ferramentas tecnológicas na educação podem favorecer um aprendizado significativo, tal qual preconiza a competência geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, elaborou-se este Plano de Trabalho, que busca oportunizar, cada vez mais, que mulheres da região norte, mais especificamente mulheres da cidade de Rio Branco-AC, conheçam e atuem na área da computação. A temática deste Plano de Trabalho, objetiva contribuir na aprendizagem da lógica de programação por meio da linguagem R e criação de aplicativos Shiny para que possam expandir suas habilidades e conhecimentos, assim como o uso de ferramentas que auxiliam no ensino e a pesquisa da computação e da análise de dados. Desta forma, buscamos contribuir com “a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa” [2].
REGIONAL – NORTE ESTADO: Acre (AC)
TÍTULO DO PROJETO: Utilizando ferramentas computacionais e linguagem de programação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da computação e da matemática.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: LAURA COSTA SARKIS
Vagas: 05
Instituição de pesquisa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)
Cidade: Rio Branco
RESUMO:
Diferentes universidades têm buscado a permanência de mulheres nos cursos de graduação em computação devido as graduadas nesta área serem minoria, desta forma existe uma movimentação buscando diminuir essa evasão feminina nesta área. Com esta visão, elaborou-se este Plano de Trabalho, que busca oportunizar, cada vez mais, que mulheres da região norte, mais especificamente mulheres da cidade de Rio Branco-AC, conheçam e atuem na área da computação. A temática deste Plano de Trabalho, objetiva contribuir na aprendizagem de ferramentas tecnológicas que auxiliem no pensamento computacional e que possam vir a auxiliar no ensino e aprendizagem de conteúdos computacionais e matemáticos, neste caso será utilizado o Scratch, além da aprendizagem introdutória à linguagem de programação Python. Em relação a importância da utilização de ferramentas tecnológicas, a competência geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, incentiva o uso de ferramentas tecnológicas na educação buscando um aprendizado significativo.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Acre (AC)
TÍTULO DO PROJETO: Vida em Miniatura: Descobrindo a Biodiversidade Microscópica.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: Pryscilla Denise Almeida da Silva
Vagas: 5
Instituição de pesquisa: Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Cidade: Belém
RESUMO:
O estudo de organismos microscópicos é crucial para compreendermos a natureza ao nosso redor, e a utilização de lupas e microscópios desempenham um papel fundamental nesse processo de compreensão da biodiversidade ainda desconhecida. Para que o aprendizado seja significativo entre os estudantes, a observação dos microrganismos, suas estruturas e habitats é fundamental para despertar a curiosidade e o interesse pelas ciências e tecnologias. No entanto, é comum que o uso de microscópios como recurso didático seja limitado nas escolas públicas, o que pode levar a uma diminuição do interesse em ciências e ocasionalmente restringir o aprendizado às figuras presentes no material didático ou levar ao interesse apenas de organismos macroscópicos. Assim, a introdução de microscópios no processo de ensino é particularmente crucial para atrair o interesse pelas ciências e tecnologias ao proporcionarem uma oportunidade única para explorar o mundo microscópico e se engajarem ativamente no aprendizado científico. Este projeto visa apresentar às alunas do ensino médio de escolas públicas o mundo dos microrganismos e sua biodiversidade através de atividades práticas e manipulação de lupas, microscópios e posterior impressão dos modelos biológicos em impressora 3D. Ao integrar as diferentes ferramentas, esperamos não apenas despertar o interesse, mas também capacitá-las a explorar e compreender o mundo ao seu redor de maneira mais profunda e significativa com domínio das tecnologias atuais. Esperamos através das palestras e atividades de aulas práticas proporcionar experiências motivadoras que potencializem o talento e a criatividade das meninas, capacitando-as a contribuir de maneira significativa para o avanço da ciência e da tecnologia no futuro.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Amazonas (AM)
TÍTULO DO PROJETO: Futuras Cientistas na Tecnologia de Alimentos: Processamento de frutas para agroindústria na Amazônia.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: Eyde Cristianne Saraiva Bonatto
Vagas: 05
Instituição de pesquisa: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Cidade: Manaus
RESUMO:
O projeto visa despertar o interesse de estudantes, para a pesquisa no campo da tecnologia de alimentos, contribuindo também para promover a equidade de gênero na engenharia, para que as futuras cientistas sejam protagonistas no ciência e tecnologia do país. O projeto será desenvolvido de forma presencial, com aulas teóricas e práticas, e uma vista técnica. Nos laboratórios, as estudantes participarão do desenvolvimento de
produtos alimentícios, quais sejam: doce em massa, frutas cristalizadas e desidratadas, iogurte grego com doce, sorvete e chocolate artesanal. Serão utilizadas as frutas convencionais e não convencionais da Amazônia, disponíveis da estação. Serão realizadas também as análises sensoriais dos produtos desenvolvidos.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Amazonas (AM)
TÍTULO DO PROJETO: Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas sobre biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: Jucimara Gonçalves dos Santos
Vagas: 05
Instituição de pesquisa: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
Cidade: Manaus
RESUMO:
A Amazônia abriga a maior floresta tropical contínua do planeta, com uma biodiversidade única e serviços ecossistêmicos vitais. Ela atua como um importante regulador climático, influenciando os padrões de chuva e temperatura em larga escala. Além disso, a floresta amazônica armazena grandes quantidades de carbono, contribuindo para a estabilidade climática. No entanto, a região enfrenta ameaças significativas, como o desmatamento, a exploração de recursos naturais e as mudanças no uso da terra, que comprometem sua capacidade de mitigar as mudanças climáticas.
Iniciativas que promovam a inserção de meninas e mulheres nas pesquisas contribuem para a promoção da equidade de gênero e para a superação de desigualdades históricas. Historicamente, as mulheres têm sido sub-representadas nas áreas de ciência e pesquisa, incluindo o estudo do meio ambiente. Ao incentivar a participação feminina nessas áreas, é possível romper com estereótipos e ampliar as oportunidades para que mais mulheres possam se engajar na área da pesquisa e contribuir com seus conhecimentos e experiências. A inserção de meninas e mulheres nas pesquisas sobre a Amazônia e mudanças climáticas é de extrema importância para garantir uma abordagem inclusiva e abrangente dessas temáticas. A região amazônica desempenha um papel fundamental no contexto das mudanças climáticas, sendo considerada um dos principais sumidouros de carbono de sistemas terrestres. Portanto, compreender e estudar a Amazônia é essencial para enfrentar os desafios ambientais que afetam todo o mundo.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Amazonas (AM)
TÍTULO DO PROJETO: Ciência e Tecnologia para o Abastecimento de Água.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: Maria Cecilia Rosinski Lima Gomes
Vagas: 85
Instituição de pesquisa: Instituto Mamirauá
Cidade: Tefé
RESUMO:
O Plano de trabalho Ciência e Tecnologia para o Abastecimento de Água traz um despertar de meninas e mulheres para a temática dos recursos hídricos e saneamento básico no interior do Amazonas. As participantes serão orientadas por pesquisadoras(es) e equipe de laboratório experientes. O plano envolverá coleta e análise de amostras de água. As futuras cientistas farão práticas de tratamento de água e serão motivadas a um pensamento crítico sobre o tema e despertar com interesse científico para a realização de futuras pesquisas.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Amapá (AP)
TÍTULO DO PROJETO: Aplicação de Equações de Volume na Estimativa de volume de árvores na Floresta Nacional do Amapá.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: Jadson Coelho de Abreu
Vagas: 05
Instituição de pesquisa: Universidade do Estado do Amapá
Cidade: Macapá
RESUMO:
As equações de volume são cruciais no manejo florestal, e é essencial adaptá-las para diferentes espécies. Sendo assim esse projeto tem como objetivo ajustar diferentes modelos volumétricos para cálculo de volume de árvores individuais em florestas nativas. Utilizando a base de dados do laboratório de Manejo Florestal da Universidade do Estado do Amapá, serão ajustados diferentes modelos volumétricos e serão selecionados com base em critérios estatísticos. Toda a Análise de dados será feita por meio do Software R versão 4.2.2. Ao final espera-se que as alunas compreendam os métodos e equações de volume de árvores, apliquem métodos matemáticos na Engenharia Florestal e adquiram habilidades no uso de softwares estatísticos.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Amapá (AP)
TÍTULO DO PROJETO: FEMMETECH AMAPÁ: Inspirando futuras cientistas para inovação e empreendedorismo em bioeconomia.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: SÍLVIA SIMONE DOS SANTOS DE MORAIS
Vagas: 5
Instituição de pesquisa: Universidade do Estado do Amapá
Cidade: Macapá
RESUMO:
O projeto “FEMMETECH FUTURAS CIENTISTAS” visa capacitar meninas e jovens mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e empreendedorismo, com ênfase na bioeconomia e oleoquímica. Ao longo de quatro semanas, o curso combina teoria e prática para proporcionar uma experiência de aprendizado abrangente. Na primeira semana, as participantes serão introduzidas à organização comunitária participativa e ao desenvolvimento organizacional, aprendendo a criar e gerenciar projetos comunitários e a desenvolver planos de negócios eficazes. Na segunda semana, o foco será a extração de óleos fixos, utilizando técnicas a frio e a quente, e promovendo o intercâmbio de conhecimentos científicos e saberes tradicionais com mulheres sementeiras do Araguari e do Curuá. A terceira semana será dedicada à extração de óleos essenciais, as participantes experimentarão métodos tradicionais e inovações tecnológicas apresentadas pela empresa Sensações Amazônicas, uma startup nascida na UEAP e liderada por Engenheiras Químicas. A última semana culmina no desenvolvimento de novos produtos da bioeconomia (velas, ceras, sabão, sabonetes e outros), combinando óleos fixos e essenciais, e preparando as participantes para apresentações de pitches e relatórios sobre suas atividades. O curso termina com um evento estilo “shark tank”, as meninas apresentarão seus projetos finais a uma banca avaliadora. Este projeto desenvolve habilidades técnicas e empreendedoras, e promove a inclusão feminina nas ciências exatas e tecnológicas, incentivando a inovação e a sustentabilidade. Com a participação de profissionais de destaque em palestras ofertadas pela parceira promotora do “FUTURAS CIENTISTAS”, o “FEMMETECH FUTURAS CIENTISTAS” busca inspirar e empoderar a próxima geração de cientistas e empreendedoras, promovendo um futuro mais equitativo e sustentável.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Pará (PA)
TÍTULO DO PROJETO: Desvendando o poder medicinal dos óleos essenciais: uma abordagem experimental e computacional.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: Joyce Kelly do Rosário da Silva
Vagas: 5
Instituição de pesquisa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
Cidade: Belém
RESUMO:
Muitas espécies aromáticas da Amazônia são excelentes produtoras de óleos essenciais, os quais apresentam várias propriedades biológicas com real potencial de aplicação nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia. Uma das propriedades farmacológicas dos óleos essenciais é a ação antioxidante e suas aplicações no controle e prevenção dos danos da peroxidação lipídica, causados pelo excesso de radicais livres no organismo, o que implica em várias desordens como: a doença de Alzheimer (DA), câncer e processo de envelhecimento e depressão. Nas últimas décadas, a Aromaterapia ganhou destaque como alternativa no tratamento complementar da depressão, minimizando os efeitos colaterais causados pelas drogas estabelecidas no mercado. Os óleos essenciais têm a vantagem da administração tópica ou inalatória sobre os fármacos administrados por via oral, que sofrem metabolismo de primeira passagem, reduzindo a biodisponibilidade oral e podendo proporcionar interação medicamentosa. Portanto, torna-se importante a identificação de novas classes de antidepressivos de origem natural, com rápido início de ação, respostas efetivas e menos efeitos colaterais. Neste sentido, o objetivo deste projeto é avaliar o potencial terapêutico dos óleos essenciais da Amazônia no tratamento da depressão através de modelos in vitro e com auxílio de ferramentas computacionais como docagem molecular e construção de redes neurais artificiais.
EGIONAL – NORTE ESTADO: Pará (PA)
TÍTULO DO PROJETO: Investigação arqueométrica de cerâmica marajoara da coleção do Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém-PA).
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: BRUNO APOLO MIRANDA FIGUEIRA
Vagas: 5
Instituição de pesquisa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
Cidade: Belém
RESUMO:
Fundado em 1886 em plena Região Amazônica, o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCTI) tem se estabelecido e destacado ao longo de 140 anos na Região Norte como uma das principais instituições públicas de estudo, preservação e divulgação da memória dos povos que habitaram a Amazônia, com grandes acervos e coleções de solos (terra preta de indio) e cerâmicas arqueológicas. Dentre estas coleções, pode-se destacar a marajoara, que detêm mais de 2.167 peças cerâmicas de valor incalculavel à preservação e compreensão do processo de ocupação das sociedades que habitaram a Amazônia, especificamente aquelas do arquipelago do Marajó. Adicionalmente, o Museu Goeldi tem contribuido também na formação de recursos humanos de excelencia com infraestrutura e capacitação de jovens cientistas, que vâo desde alunos do ensino fundamental e médio de redes publicas até pós doutores. Neste sentido, o presente projeto visa capacitar jovens pesquisadoras de escolas públicas em trabalhos de caracterização arqueométrica de cerâmicas marajoaras a fim de se descobrir jovens talentos para a geoarqueologia da Amâzonia. As alunas serão supervisionadas por especialistas nas areas de arqueologia, mineralogia, geoquimica e quimica do MPEG-UFPA. Serão empregadas técnicas de caracterização química (microfluorescência de raios-X), mineral (difração de raios-X) e morfólogica (microscopia eletrônica de varredura) dos materiais para complementar os estudos de caracterização arqueológica realizados.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Pará (PA)
TÍTULO DO PROJETO: O mundo é dos insetos: da mega diversidade à proteína sustentável.
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Jéssica Herzog Viana
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade do Estado do Pará (UEPA)
CIDADE: Belém
RESUMO:
Os insetos, representando cerca de 90% das espécies animais do planeta, desempenham papeis cruciais nos ecossistemas, influenciando diversos processos ecológicos. Sua abundância e diversidade, aliadas aos rápidos ciclos de vida, os tornam atraentes para diversas pesquisas, os tornam excelentes modelos didáticos e até mesmo se mostram como alternativas sustentáveis como novas fontes de proteína animal para alimentação humana. No entanto, apesar de sua importância, a percepção positiva e o conhecimento sobre insetos têm diminuído, especialmente em áreas urbanizadas. Em regiões como a Ilha do Marajó, os insetos mantêm uma relevância cultural evidente, como visto na importância do óleo e da farofa de bicho do tucumã. No entanto, há um declínio global preocupante em suas populações, com impactos que podem causar desequilíbrios ecológicos e afetar diretamente o homem. Assim, o objetivo deste projeto é incentivar e iniciar às participantes no estudo da biodiversidade de insetos. Para a realização deste projeto serão feitas aulas teóricas, saída de campo e aulas práticas. Ao final do projeto será organizado uma exposição com as caixas entomológicas resultantes.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Pará (PA)
TÍTULO DO PROJETO: Cadê o meu rio? Preservação, saúde e saneamento básico sustentável na bacia do Rio Tapajós.
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Aline Matos De Souza
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
CIDADE: Santarém
RESUMO:
A falta de acesso ao saneamento básico é um problema global que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, principalmente em regiões menos privilegiadas, como a região Norte do Brasil. Santarém é uma das maiores e mais antigas cidades do Estado do Pará, e enfrenta desafios significativos em relação ao saneamento básico, resultando em problemas de saúde e impactos negativos no ambiente. Para abordar essas questões, propõe-se aqui um projeto que visa promover atividades educacionais e de pensamento crítico, voltadas para as questões de saúde e saneamento básico na região de Santarém-PA. O projeto envolve a realização de pesquisas e estudos teóricos, bem como a criação de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios de saneamento básico enfrentados na cidade. Através da metodologia STEAM, pretende-se que duas estudantes e duas professoras do nível básico abordem conhecimentos de mecânica dos fluidos, parâmetros físicos, químicos e biológicos relacionados à proposta. As atividades incluem a criação de uma maquete de uma residência com um sistema de abastecimento de água e esgoto adequado e sustentável, bem como a utilização de tecnologias como impressão em 3D. Essas ações visam conscientizar a comunidade sobre a importância do saneamento básico e buscar soluções para os desafios enfrentados, além de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e interesse pela ciência de futuras cientistas.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Pará (PA)
TÍTULO DO PROJETO: Futuras Cientistas do DNA: Explorando a Biodiversidade Invisível da Amazônia através da Molécula da Vida.
MODALIDADE: Presencial
Pesquisador responsável: Gabriel Iketani Coelho
Vagas: 05
Instituição de pesquisa: Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Cidade: Santarém
RESUMO:
O projeto “Futuras Cientistas do DNA” busca incentivar as meninas na ciência, estudando a biodiversidade da Amazônia. Diante dos desafios do desmatamento e a ameaça à biodiversidade, o projeto usa o DNA para identificação molecular de bactérias. As participantes, online ou presencialmente, receberão um kit para coleta de poeira das suas casas, que será analisada para identificar bactérias. A experiência prática inclui procedimentos laboratoriais e análises de bioinformática. A iniciativa visa despertar o interesse científico e formar a próxima geração de Cientistas do DNA.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Rondônia (RO)
TÍTULO DO PROJETO: A importância do uso racional dos antibióticos
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Najla Benevides Matos
VAGAS: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Fiocruz Rondônia
CIDADE: Porto Velho
RESUMO:
Os antibióticos são medicamentos utilizados somente para o tratamento de infecções bacterianas e sob prescrição médica. O sucesso do tratamento está relacionado especificamente ao microrganismo causador da infecção.
Infelizmente muitas pessoas não tem o discernimento do correto uso dos antibióticos e os utilizam até mesmo para tratar infecções causadas por vírus. O uso exagerado e indiscriminado dos antibióticos pode favorecer a resistência das bactérias, ameaçando a capacidade de tratar doenças infecciosas comuns. Segundo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a resistência antimicrobiana (RAM) é uma ameaça urgente à saúde pública global, tendo ocorrido a morte de 1,27 milhões de pessoas mundialmente em 2019, e aproximadamente 5 milhões de óbitos atribuídos à resistência bacteriana de acordo com uma publicação do “The Lancet”(CDC, 2022). Foi estimado que, se nenhuma ação for tomada, a resistência aos antimicrobianos pode causar a morte de aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo o mundo até 2050 (WHO, 2017).
Com o advento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) o problema da RAM agravou-se drasticamente, sendo estimado que durante o primeiro ano da pandemia cerca de 29.400 pessoas morreram devido à infecções ocasionadas por patógenos resistentes aos antimicrobianos comumente utilizados. Destes, aproximadamente 40% das pessoas contraíram essas infecções enquanto estavam no hospital (CDC, 2022). O relatório especial do CDC de 2022 sobre o impacto da COVID-19 na resistência antimicrobiana mostrou que houve um aumento alarmante de casos de infecções por bactérias resistentes durante a hospitalização, crescendo pelo menos 15% de 2019 a 2020. Consideramos que a comunidade precisa ser advertida quanto aouso correto de medicamentos, pois todos nós temos um pouco de responsabilidade na disseminação da resistência aos microrganismos.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Rondônia (RO) – Porto Velho
TÍTULO DO PROJETO: Biologia Molecular e Biotecnologia para Soluções Aplicáveis à Saúde Pública.
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Soraya dos Santos Pereira
Vagas: 05
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Fundação Oswaldo Cruz Rondônia
CIDADE: Porto Velho
RESUMO:
A biotecnologia é essencial para avançar o conhecimento em saúde pública e desenvolver soluções inovadoras para os desafios de saúde enfrentados pela sociedade. Suas aplicações abrangentes e seu potencial para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas terapias e intervenções a tornam uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde pública em escala global. De modo geral, a consolidação do conhecimento em ciências relacionadas à biologia molecular e biotecnologia tem tido um impacto direto na saúde pública, contribuindo para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, assim como para o desenvolvimento de estratégias de saúde mais eficazes e personalizadas. Na Fiocruz Rondônia, pesquisas nesse âmbito têm sido exploradas. Com o desenvolvimento de metodologias para produção de anticorpos aplicáveis no diagnóstico e terapêutica de doenças negligenciadas. Como o projeto “Futuras Cientistas” busca-se ampliar as discussões sobre os conceitos de biologia molecular e biotecnologia, correlacionando-os com aplicações práticas em saúde pública, especialmente nas pesquisas desenvolvidas na Fiocruz Rondônia. Espera-se que essa iniciativa não apenas promova o interesse e a compreensão dessas disciplinas entre as participantes, mas também as capacite para futuras carreiras científicas, destacando a importância das mulheres na ciência.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Tocantins (TO)
TÍTULO DO PROJETO: Avaliação hidrológica e ecológica do parque cimba em Araguaína- Tocantins.
MODALIDADE: Presencial
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vanessa Bezerra da Silva Rôxo
VAGAS: 10
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: SESI Escola De Referência – Araguaína Tocantins
CIDADE: Araguaína
RESUMO:
O Plano de trabalho Ciência e Tecnologia para o Abastecimento de Água traz um despertar de meninas e mulheres para a temática dos recursos hídricos e saneamento básico no interior do Amazonas. As participantes serão orientadas por pesquisadoras(es) e equipe de laboratório experientes. O plano envolverá coleta e análise de amostras de água. As futuras cientistas farão práticas de tratamento de água e serão motivadas a um pensamento crítico sobre o tema e despertar com interesse científico para a realização de futuras pesquisas.
REGIONAL – NORTE ESTADO: Tocantins (TO)
TÍTULO DO PROJETO: Água Potável para Todos: Estratégias de Combate às Doenças Transmitidas pela Água e Promoção da Saúde
MODALIDADE: REMOTO
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Liliana Pena Naval
VAGAS: 10
INSTITUIÇÃO DE PESQUISA: Universidade Federal do Tocantins (UFT)
CIDADE: Palmas
RESUMO:
Em consonância com a visão da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, especificamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) que trata da água potável e saneamento para todos. Reconhecendo que o acesso a esses recursos é muitas vezes precário ou inexistente, é importante promover a conscientização e ações de formação. O cerne deste projeto é capacitar meninas estudantes do ensino médio, e professoras, no estado do Tocantins, sobre a importância da qualidade da água para o abastecimento humano, desenvolvendo habilidades práticas para que possam contribuir para a melhora da qualidade da água em suas comunidades. O plano de ação inclui a formação em experimentação, coleta e tabulação de dados, análises qualitativas e quantitativas e escrita científica. As alunas das escolas públicas do Tocantins serão incentivadas a desenvolver senso crítico, buscar soluções para os desafios enfrentados em relação à qualidade da água, explorar o potencial da pesquisa científica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.