ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Alagoas | UFAL | Av. Lourival Melo Mota, S/n – Tabuleiro do Martins, Maceió – AL | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: A horta interativa: conceitos de química, bioquímica e genética. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O DNA é uma molécula que contém as informações genéticas dos seres vivos. O estudo da genética no ensino fundamental e médio é desafiador. O aluno tem dificuldade em assimilar o conteúdo da sala de aula com situações do cotidiano. O objetivo da presente proposta é integrar o conhecimento adquirido em sala de aula sobre o DNA com a atividade prática de extração de DNA. O projeto será dividido em 3 etapas. A primeira etapa visa apresentar os conceitos sobre carboidratos, ácidos nucléicos e aplicações da biologia molecular, como também diferenciar o carboidrato e o DNA de vegetais. A segunda etapa será focada em mostrar as vidrarias e equipamentos utilizados no laboratório de biologia molecular, como também, será realizado a prática de extração de DNA de vegetais (banana e cebola) e observar a diferença apresentada nessas técnicas. Na última etapa será realizado a construção do relatório e apresentação dos resultados. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Alagoas | UFAL | Av. Lourival Melo Mota, S/n – Tabuleiro do Martins, Maceió – AL | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Biorrefinaria Oleoquímica renovável e fascinante: vamos conhecer?. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O projeto “Biorrefinaria Oleoquímica renovável e fascinante: vamos conhecer?” tem como proposta inicial despertar o interesse vocacional de meninas pela carreira científico-tecnológica, promovendo a participação das mesmas em um projeto na área de Química. O constante aumento na demanda por fontes de energia, a ampliação da consciência ecológica e o esgotamento das reservas de petróleo de fácil extração, aliado a um possível desenvolvimento econômico-social, tem incentivado pesquisas na área da Biorrefinaria Oleoquímica com o intuito de promover a geração de novos insumos básicos, de caráter renovável, para diversas áreas de interesse industrial. Para tanto, escolas da rede Municipal e/ou Estadual serão motivadas com o propósito de recrutar meninas para participar de oficinas envolvendo a oleoquímica que serão realizadas no laboratório do Grupo de Pesquisa e Reatividade Química (GCAR) da Universidade Federal de Alagoas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Alagoas | UFAL | Av. Lourival Melo Mota, S/n – Tabuleiro do Martins, Maceió – AL | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Incentivo a descoberta de meninas cientistas na engenharia sanitária e ambiental. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A engenharia sanitária e ambiental é responsável por projetos e ações que garantam e melhorem a qualidade de vida da população, e do meio onde vive, de forma a prevenir doenças e a preservar o ambiente, promovendo o desenvolvimento e crescimento sustentável, numa visão interdisciplinar. Embora ainda timidamente, essa área desafiadora, vem conquistando profissionais do sexo feminino, mais ainda são minoria. Assim a descoberta de novas meninas cientistas na área, a partir de sua sensibilidade feminina, não só contribuirá para a identificar as demandas da comunidade, mas também de desenvolver a capacidade de dialogar com profissionais e não profissionais nas diversas áreas do saneamento: água, esgoto, drenagem e lixo. .Assim, este trabalho tem como objetivo conquistar e conscientizar meninas, por meio de atividades simples, acessíveis e de baixo custo, no desafio de associar a pesquisa e ações de saneamento na melhoria da qualidade de vida Para tanto serão realizadas oficinas temáticas em cada vertente do saneamento com ênfase na análise de qualidade das águas e efluentes, e atividades práticas laboratoriais de análise de físico-químicas de água e efluentes, visando, a partir dos conhecimentos adquiridos, despertar a importância da qualidade das águas para o meio ambiente e saúde pública. Ao término do projeto, espera-se despertar o interesse das meninas pela Engenharia Ambiental e Sanitária, especialmente sobre a importância da qualidade da água, além de implantar a semente dos conhecimentos para outras meninas de seus convívios. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Bahia | Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Centro das Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) | Rua Professor José Seabra de Lemos, 316 – Bairro: Recanto dos Pássaros – CEP: 47808-021 – Cidade: Barreiras – UF: BA | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Futuras Geneticistas: vivenciado a genética molecular tendo como modelo a Doença Falciforme. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A genética é a área de biologia que elucida como as características dos indivíduos são passadas entre as gerações. Embora o conceito pareça simples, os conteúdos associados a esta área do conhecimento são considerados de alta complexidade por professores e alunos, por parecerem distantes da realidade e de difícil compreensão. A vivência da atividade analítica de um laboratório de biologia molecular é fundamental para maior conhecimento sobre os estudos envolvendo a hereditariedade e todas suas ramificações. Deste modo, este plano de trabalho tem como objetivo introduzir de maneira teórico-prática o dia-a-dia de um laboratório de biologia molecular, trazendo como modelo de estudo uma das doenças monogênicas mais comuns no Brasil e no mundo: doença falciforme. Durante as atividades, as participantes terão contato com técnicas moleculares de extração de ácidos nucleicos de amostras biológicas humanas (DNA e RNA), técnicas de reação em cadeia da polimerase (PCR convencional e em tempo real) para investigação de variantes genéticas e expressão gênica envolvendo hemoglobinopatias. As atividades previstas direcionam o raciocínio teórico e a aplicação prática de métodos de análise para compreensão de conceitos de herança biológica e conceitos gerais de biologia molecular para investigação de doenças genéticas em seres humanos. Espera-se que ao final da Imersão 2024 as participantes tenham adquirido conhecimento e/ou atualização dos conceitos sobre genética clássica e molecular, contato prático com atividades de pesquisa em genética molecular, mas também como é realizado diagnóstico laboratorial de doenças monogênicas e aprendizagem de técnicas laboratoriais em biologia molecular. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Bahia | Universidade Estadual de Santa Cruz | Rodovia Jorge Amado Km 16, Salobrinho Cep 45655901 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Desmistificando os microrganismos: aplicações biotecnológicas no cotidiano. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Apesar de sempre associarmos os microrganismos a doenças, a maioria dos microrganismos na natureza são benéficos e fazem parte do nosso dia-a-dia, desde a antiguidade até os dias atuais, principalmente melhorando muitos dos nossos alimentos e bebidas. Este plano de trabalho visa mostrar a importância benéfica dos microrganismos no nosso cotidiano numa linguagem simples e descomplicada para as alunas e professoras do ensino médio. As aplicações biotecnológicas dos microrganismos são extensas e envolve diversas áreas como farmacêutica, ambiental, processos, alimentos e bebidas. Entretanto, como estamos inseridos numa região onde há uma demanda muito grande para estudos agroindustriais, iremos abordar como os microrganismos podem contribuir para a melhoria de produtos e processos na produção de alimentos e bebidas. Durante a execução do plano de trabalho serão abordadas metodologias fáceis para serem desenvolvidas e aplicadas que possam auxiliar no processo de ensino- aprendizagem nas escolas públicas. Além disso, as alunas e professoras irão vivenciar a experiência em conhecer uma microcervejaria, a casa de cogumelos e a agroindústria montados na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Ceará | Universidade Federal do Ceará | Rua Coronel Luiz David de Souza, 105 Ap. 1206A Condomínio Jardim das Bromélias Bairro Presidente Kennedy CEP: 60355-337 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Iogurte do Futuro: Desenvolvimento de um alimento fermentado probiótico plant-based. Modalidade: Semipresencial Resumo: O consumo de alimentos plant-based, ou à base de plantas, ganha força no cenário mundial. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) apontou que os lançamentos globais de produtos à base de plantas aumentaram 40% entre 2015 e 2019. Esse dado demonstra a força desse setor para a indústria de alimentos. A mudança de hábitos alimentares da população, uma maior conscientização dos impactos dos sistemas produtivos tradicionais no meio ambiente e uma maior empatia com a causa animal favorecem uma maior demanda por alimentos de origem estritamente vegetal (veganos) e tudo indica que o mercado carece de opções que atendam às demandas de um público sedento por produtos saudáveis. Neste panorama, há inúmeras oportunidades para produtos com baixo teor de carboidratos e alto teor de proteínas, por exemplo. Nesse sentido, esta proposta de pesquisa visa: 1) o desenvolvimento de um produto tipo iogurte a base de plantas 2) avaliar a fermentação de três bebidas vegetais a base de coco, arroz e castanha pelo microrganismo probiótico Lacticaseibacillus casei; e 3) a utilização de aquafaba, um resíduo proveniente da cocção do grão-de-bico, como um espessante alternativo e fonte de proteína. As participantes do projeto terão a oportunidade de aprender técnicas básicas em microbiologia tais como ativação de microrganismos, contagem em placa, inoculação e fermentação além de técnicas laboratoriais elementares. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Ceará | Universidade Federal do Ceará | Rua Vicente Leite 1800, Apto 902, Aldeota. Fortaleza, Ceará. CEP 60170-151 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Essa água é boa pra beber? Qualidade microbiológica da água para consumo humano. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A vida no nosso planeta só é possível porque temos água. A água é essencial a vida e além de compor 75% do nosso organismo, participa de praticamente todo o funcionamento do nosso corpo, mantendo a temperatura e suas atividades vitais. Porém, a água para consumo humano deve ter um mínimo de qualidade garantida, pois ela também pode veicular agentes patogênicos e portanto, provocar doenças, tais como amebíase, giardíase, gastroenterites, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa (hepatite A e E), cólera e otites. Desta maneira, a análise microbiológica da água é essencial para evitar tais doenças. Do ponto de vista microbiológico, a qualidade da água é aferida utilizando-se indicadores biológicos específicos como as bactérias do grupo coliformes. No Brasil a água é considerada potável quando não possui coliformes totais e termotolerantes em 100 mL de amostra. Nesse contexto, o objetivo desse projeto é realizar análises microbiológicas de amostras de água de bebedouros, água de torneira e água de um açude urbano, visando comparar a qualidade microbiológica das mesmas e os riscos diretos e indiretos para a saúde humana. O plano de atividades prevê aulas teóricas de iniciação laboratorial, biossegurança, doenças veiculadas pela água e legislação vigente para aferir a qualidade da água para fins de potabilidade. As aulas teóricas serão ministradas por videoconferência. As atividades práticas serão presenciais e envolverão treinamento de coleta de amostras para análises biológicas, preparo de materiais, meios de cultura, esterilização e execução de análises microbiológicas para determinação de coliformes totais e fecais pelos métodos do número mais provável (NMP) e do método Colilert. A terceira parte do projeto será realizada por videoconferência e será dedicada a análises e interpretação de resultados, orientação sobre redação de relatório e treinamento sobre apresentação dos resultados. Espera-se que as atividades propostas além de propiciarem vivências na rotina de um laboratório de Microbiologia, desperte curiosidades, senso crítico e científico, acompanhem as bolsistas em suas trajetórias de futuras cientistas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Ceará | FEDERACAO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE CEARÁ | Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60120-024 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Educação financeira na trilha do conhecimento. Modalidade: Semipresencial Resumo: A temática da educação financeira é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os indivíduos, sobretudo da população jovem feminina. As mulheres convivem em um cenário de desigualdade salarial e de oportunidades que refletem na sua baixa confiança sobre diversas temáticas, como é o caso das finanças pessoais. Entre as diversas barreiras que precisam ser enfrentadas, o empoderamento feminino em relação à educação financeira e o pensar científico, precisa ser fomentado para tentar construir uma sociedade mais justa e igualitária no futuro. É, portanto, essencial construir estratégias em conjunto com o público-alvo, para que essas adolescentes sintam-se escutadas, contempladas e, portanto, sujeitos visíveis e autoras da própria história. Em concordância com essas questões, ressalta-se a importância da inserção de mais meninas e mulheres na ciência, principalmente na área de STEM. As mudanças complexas e tecnológicas exigem cada vez mais a formação de profissionais nessa área, que ainda é predominantemente ocupada por homens. Diante disso, esse projeto objetiva proporcionar às estudantes a aquisição de novos conhecimentos em letramento científico e financeiro, estimulando o pensamento lógico sobre os fatos cotidianos e a resolução de problemas práticos. Para isso, o projeto se propõe a realizar ações na modalidade semipresencial com aulas expositivas e dialogadas, palestras com mulheres cientistas, laboratórios de informática e oficinas com a prática da educação financeira e da iniciação à construção de pesquisas científicas. Em concordância com essas questões, ressalta-se a importância da inserção de mais meninas e mulheres na ciência, principalmente na área de STEM. As mudanças complexas e tecnológicas exigem cada vez mais a formação de profissionais nessa área, que ainda é predominantemente ocupada por homens. Diante disso, esse projeto objetiva proporcionar às estudantes a aquisição de novos conhecimentos em letramento científico e financeiro, estimulando o pensamento lógico sobre os fatos cotidianos e a resolução de problemas práticos. Para isso, o projeto se propõe a realizar ações na modalidade semipresencial com aulas expositivas e dialogadas, palestras com mulheres cientistas, laboratórios de informática e oficinas com a prática da educação financeira e da iniciação à construção de pesquisas científicas. Em concordância com essas questões, ressalta-se a importância da inserção de mais meninas e mulheres na ciência, principalmente na área de STEM. As mudanças complexas e tecnológicas exigem cada vez mais a formação de profissionais nessa área, que ainda é predominantemente ocupada por homens. Diante disso, esse projeto objetiva proporcionar às estudantes a aquisição de novos conhecimentos em letramento científico e financeiro, estimulando o pensamento lógico sobre os fatos cotidianos e a resolução de problemas práticos. Para isso, o projeto se propõe a realizar ações na modalidade semipresencial com aulas expositivas e dialogadas, palestras com mulheres cientistas, laboratórios de informática e oficinas com a prática da educação financeira e da iniciação à construção de pesquisas científicas. As técnicas utilizadas serão pautadas na gamificação através de jogos e demais ferramentais lúdicos, rodas de conversa e debates que fortalecerão a participação das adolescentes. Ao longo das atividades será desenvolvido junto com as participantes um produto no formato de banner com projetos de pesquisas desenvolvidos por elas em temáticas ligadas à área de finanças. Espera-se como resultado a aquisição por parte das adolescentes de conhecimentos em letramento científico e financeiro, estímulo ao pensamento lógico e o desenvolvimento de habilidades de conexão entre conhecimento e fatos do cotidiano, de modo que seja possível preparar essas jovens para um futuro de sucesso e autonomia. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Ceará | Universidade Federal do Ceará | Endereço: Av. da Universidade, 2853 – Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza – CE | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Estruturas secretoras em plantas e sua importância no conceito ecológico da Saúde Única. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: As estruturas secretoras em plantas produzem secreções são amplamente utilizadas em diversas interações que as plantas estabelecem com os animais. Dentre as estruturas secretoras, chamam atenção aquelas envolvidas em estratégias de polinização ou mesmo defesa: os nectários, as elaióforos e os osmóforos. As interações bióticas de defesa, como aquelas que envolvem os nectários extraflorais e as formigas, são uma parte importante da biodiversidade, e sua conservação é necessária para manter ambientes saudáveis assim como os serviços ecossistêmicos essenciais. As interações bióticas de polinização que envolvem osmóforos, nectários florais e elaióforos são necessárias para a manutenção da produção de frutos e sementes utilizados não só pela fauna silvestre mas também na alimentação humana. No Brasil, um total de quase 70% das principais culturas alimentares dependem em algum grau de animais para polinização. Dessa forma, essas estruturas secretoras envolvidas com a polinização são importantes no serviço ecossistêmico de provisão (abastecimento), como fornecimento de alimento, para a espécie humana. O Laboratório de Morfoanatomia Funcional de Plantas (LAMOF), localizado no Departamento de Biologia vem ao longo dos anos desenvolvendo pesquisas que visam compreender a morfoanatomia das plantas das estruturas secretoras (ou glândulas) em plantas e sua relação com o ambiente, sejam com os fatores bióticos (polinizadores e afins) ou abióticos. Um dos pontos relevantes na compreensão da função das estruturas secretoras em plantas tem relação com a manutenção da diversidade vegetal, das espécies que se utilizam das secreções produzidas por tais glândulas e a manutenção da própria espécie humana. O termo “One Health”, ou seja, Saúde Única, foi o conceito sugerido para demonstrar a inseparabilidade da saúde humana, animal e ambiental. Uma vez que as estruturas secretoras em plantas são fundamentais na manutenção de serviços ecossistêmicos de regulação e provisão elas se mostram intimamente relacionadas ao conceito “One Health”. O objetivo geral desse projeto é sanar o conhecimento das alunas do Ensino Médio e professoras sobre a importância ecológica e econômica das estruturas secretoras em plantas. Compreender a importância dessas estruturas irá sanar uma lacuna do conhecimento na formação das alunas e professoras do Ensino Médio e por consequência irá despertar a importância de se preservar as espécies que possuem tais estruturas. Esse é o primeiro passo que irá contribuir com a transformação do pensamento, fazendo com que alunas em formação passem a atuar como agentes protetores dessa diversidade, das plantas que possuem essas estruturas. Por consequência, essa mudança de comportamento irá influenciar na vida pessoal e coletiva, uma vez que proteger e manter essa diversidade irá garantir a perpetuação dos serviços ecossistêmicos oferecidos por tais estruturas, os quais estão intimamente relacionados com a manutenção da espécie humana. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Ceará | Universidade Federal do Ceará | Avenida Mister Hull, sem número, Bloco 709, Departamento de Engenharia Química, Campus do Pici, Pici, Fortaleza, Ceará, Brasil. CEP 60440-900 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Surfactantes de origem biológica são eficazes na limpeza de petróleo? Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Os tensoativos são substâncias anfipáticas, possuindo uma poção polar e uma apolar, que despertam grande interesse industrial, sendo utilizados nos mais diversos setores industriais e na remediação de derramamentos de petróleo. Esses acidentes costumam causar severos impactos socio-econônicos e ambientais, como a diminuição do turismo, comprometimento do pescado e a contaminação de áreas protegidas, e a dispersão química costuma ser um dos métodos de remediação mais comumente aplicados. Porém, neste caso, a utilização desses surfactantes é restrita devido à sua alta toxicidade e baixa degradabilidade. Assim, novas pesquisas vêm investigando a produção de biossurfactantes, que são produzidos por via biológica, e têm baixa toxicidade e alta biodegradabilidade. Nesse contexto, o objetivo desse projeto é realizar análises laboratoriais de dispersão e emulsão de óleos pesados (petróleo) utilizando biossurfactantes, de modo a avaliar a sua eficácia na limpeza de áreas contaminadas. O plano de atividades prevê aulas teóricas, de biossegurança e a avaliação do potencial de dispersão de surfactantes produzidos por microrganismos. As aulas teóricas serão ministradas por videoconferência. As atividades práticas serão presenciais e envolverão a avaliação da atividade emulsificante do biossurfactante em diferentes óleos pelo índice de emulsificanção (IE24%) e dispersão de óleo na superfície pela área de zona limpa (AZL). Por fim, a análise e interpretação de dados e resultados obtidos será realizada por videoconferência, bem como orientações para redação do relatório e apresentação de resultados. Espera-se que as atividades propostas propiciem vivências em rotina laboratorial e desperte curiosidade, senso crítico e científico, gerando experiências que acompanharão os bolsistas em suas trajetórias futuras como cientistas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Ceará | Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB | CAMPUS DA LIBERDADE (Sede Administrativa) Avenida da Abolição, 3 – Centro CEP.: 62.790-000 Redenção – Ceará – Brasil | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Água na agricultura: uso de tecnologias sociais para o desenvolvimento sustentável. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O uso da água pelo setor da agricultura requer uma grande responsabilidade pois é o setor que mais consome água, e isso nos impulsiona no desenvolvimento de tecnologias capazes de melhorar o aproveitamento da água. O projeto abordará duas ações de imersão científica. Nas ações, iremos apresentar tecnologias sociais capazes de minimizar ou eliminar dificuldades encontradas na agricultura no Nordeste. Essas tecnologias sociais são de fácil acesso, baratas e de fácil manutenção. Inicialmente, construiremos uma bomba hidráulica que não requer energia elétrica para funcionar. Posteriormente, será utilizado casca de banana (matéria-prima de grande disponibilidade) e outros resíduos agroindustriais (tais como sabugo de milho, casca de arroz etc.) para o tratamento da água salobra, de modo a diminuir o impacto desses resíduos no meio ambiente além de melhorar a qualidade da água disponível. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Ceará | 4WBIOTECH PESQUISA, SERVIÇOS E DESENVOLVIM ENTO DE PRODUTOS LTDA | INCUBA UECE. AV. DOUTOR SILAS MUNGUBA, 1700. Bairro Itaperi. Fortaleza-CE. CEP 60714242 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: A Química dos Cosméticos: uma imersão no mundo da beleza e do empreendedorismo inovador acadêmico Modalidade: Semipresencial Resumo: O projeto será desenvolvido na 4WBIOTECH (www.4wbiotech.com; Instagram: @4wbiotech), uma startup 100% feminina que tem como missão “Promover saúde e bem-estar, com soluções inovadoras, inspiradas na biodiversidade brasileira, e desenvolvidas por mulheres”. As bolsistas farão uma imersão no mundo da beleza, conhecendo a Química dos Cosméticos. Inicialmente, terão aulas remotas sobre os principais conceitos envolvidos nas formulações cosméticas. Inicialmente, terão aulas remotas sobre os principais conceitos envolvidos nas formulações cosméticas. Nas duas semanas seguintes, desenvolverão duas formulações cosméticas e realizarão ensaios físico-químicos para avaliar a qualidade das formulações desenvolvidas. O projeto visa não somente a capacitação das bolsistas na química dos cosméticos, mas também despertar nelas o espírito empreendedor. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Maranhão | Universidade Federal do Maranhão | Av. dos Portugueses, 1966 – Bacanga | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Python para Jovens Cientistas. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Este projeto contempla o minicurso “Python para Jovens Cientistas” tendo como ementa: Introdução à Computação. Fluxograma. Origem e características de Python. Tipos de dados (simples e complexos). Operadores Aritméticos e Lógicos. Ambiente de Desenvolvimento Integrado Eclipse e PyDev. Estruturas de Controle e Funções. Módulos. A base da Programação Orientada a Objetos. Manipulação de Arquivos (binário e texto). Introdução a GUI. Plotagem de gráficos. Exemplos de aplicação de Python no meio científico. As aulas serão remotas via Google Meet. As alunas serão estimuladas a implementarem pequenos programas em Python com o intuito de resolver problemas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Paraiba | Instituto Nacional do Semiárido | Av. Francisco Lopes de Almeida, 4000 – Serrotão, Campina Grande – PB, 58434-700 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Solo e Planta: Práticas para a Sustentabilidade Modalidade: Remota | ||||
Resumo: As atividades agrícolas precisam ser ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. A utilização de práticas sustentáveis permite reduzir custos e elevar a produtividade respeitando o meio ambiente. A agricultura moderna tem desenvolvido técnicas de manejo do solo e de produção de plantas cada vez mais eficientes. Tais práticas permitem produzir alimentos com teor e qualidade nutricional, bem como mais tolerantes aos diversos tipos de stresses bióticos e abióticos. Contribuindo para minimizar os danos ao meio ambiente com menor desmatamento e consequente maior regulação climática. Diante do exposto, as atividades desta pesquisa têm como objetivo trabalhar a contextualização dos experimentos com solo e planta à realidade das participantes, tendo como auxílio à percepção em seu contexto local. Para tanto, as práticas experimentais serão realizadas com a participação ativa das meninas, como agentes do seu próprio processo, desde a discussão que antecede a realização dos experimentos, obtenção dos materiais necessários, delineamento de hipóteses, execução do experimento, organização e discussão dos resultados, sempre auxiliadas pelas tutoras. Desta forma, após a finalização da imersão as participantes terão condições de prosseguir construindo o seu próprio conhecimento científico. O projeto será dividido em três etapas. A primeira etapa contará com a explanação de alguns problemas causadores da degradação de solos e seus impactos no meio-ambiente. Em seguida será realizado o experimento “Efeito da compactação e salinidade de solos no crescimento de plantas”. A segunda etapa, constará sobre a explicação da importância da cobertura vegetal para a conservação dos solos, onde será desenvolvido o experimento “Matéria orgânica, ciclagem de água e nutrientes”. Já a terceira etapa, apresentará a temática do melhoramento genético de plantas, a qual terá como experimento a “Identificação e extração do DNA de espécies vegetais”. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Paraíba | Universidade Federal da Paraíba | Campus I Lot. Cidade Universitaria, PB, 58051-900 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Novos medicamentos: da pesquisa ao descarte. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O mercado da indústria farmacêutica tem se mostrado um dos mais competitivos inovadores, complexos e rentáveis da atualidade. Com o surgimento de novas patologias ou tratamentos não efetivos, a indústria busca a criação acelerada de novos medicamentos. No entanto, este processo é longo e envolve inúmeros aspectos desde a descoberta de novas moléculas, a formulação em formas farmacêuticas apropriadas, além de testes de segurança e eficiência da atividade terapêutica desejada. Por fim, estudos de estabilidade e descarte apropriado de medicamentos e suas respectivas embalagens necessitam ser observados. Neste sentido, este plano de trabalho visa o desenvolvimento de pesquisas laboratoriais associadas ao ciclo de vida de produção de novos medicamentos apresentando aspectos da pesquisa até o descarte seguro. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Paraíba | Univesidade Federal de Campina | Rua Aprígio Veloso, 882, Bodocongó, Campina Grande- PB/ CEP:58429-900 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Cultivo de cogumelos comestíveis. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Essa proposta surge em um contexto de preocupação quanto a iniciação científica para futuras cientistas, alunas e professores do ensino médio de escolas públicas paraibanas. Entendemos que para uma iniciação científica o cultivo de cogumelos comestíveis é uma forma de práticas a observação, a experimentação e o registro, características do conhecimento científico. O cultivo de cogumelos comestíveis também promove à sustentabilidade de processos pesquisa a partir do reaproveitamento de resíduos. Neste sentido, será estudado o desenvolvimento do fungo Pleurotus ostreatus (popularmente conhecido como Shimeji) em diferentes formulações de substrato contendo casca de arroz e serragem (como base lignocelulósica) e bagaço de malte (BDM, como suplementação proteica). E serão avaliados os parâmetros físico-químicos de umidade, pH e densidade aparente, além de estimar a relação C/N das diferentes formulações de substrato testadas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Tecnologias Estratégicas do Nordeste | Avenida PROF. Luis Freire, 1, Cidade Universitária, Recife-PE, 50740-545 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Desvendando os microrganismos na agricultura: Uma visão admirável do mundo invisível. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A microbiologia é uma ciência que tem como finalidade estudar os seres microscópicos, como bactérias, fungos, protozoários, actinomicetos, algas e vírus, estando eles distribuídos por toda parte do planeta. Sendo associada inicialmente, a partir do senso comum, à generalização dos microrganismos como germes e micróbios, seres muito pequenos, imperceptíveis e que, por vezes, não se encaixam nas categorias animal ou vegetal. Os microrganismos desempenham importante papel para os vegetais, no controle biológico de doenças e pragas, na promoção de crescimento e no fornecimento de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio). Devido ao fato de estarem bem distribuídos na maioria dos solos, esses microrganismos podem constituir alternativa de menor custo para produção na agricultura. Esse projeto permite ampliar o conhecimento sobre os microrganismos destacando a sua importância para a vida e saúde humana, a manutenção do equilíbrio ecológico, além de suas diversas contribuições industriais advertindo sua presença constantemente no cotidiano do ser humano e principalmente a sua aplicação na agricultura. Durante o tempo da imersão, as estudantes irão ter contato com laboratório de microbiologia com o intuito de aprender as técnicas básicas utilizadas para identificação e isolamento de microrganismos. Além disso, serão introduzidos temas ligados aos benefícios desses microrganismos na agricultura. Os experimentos proporcionarão a vivência em laboratórios de pesquisa unindo a teoria à prática para despertar o interesse na ciência. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Instituto Federal de Pernambuco _IFPE/Campus Recife | Av. Prof Luiz Freire, 500, Cidade Universitária Recife – PE CEP: 50740-545. | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: AVALIAÇÃO DA BIODEGRADAÇÃO NO SOLO DE AGROTÓXICOS UTILIZADOS NA AGRICULTURA. Modalidade: Semipresencial. | ||||
Resumo: Em decorrência da crescente industrialização, urbanização e intensificação da agricultura, que são os principais responsáveis pela quantidade de substâncias poluentes depositadas no meio ambiente, os processos de transferência de água e substâncias químicas no solo têm recebido maior atenção. Os efeitos ambientais de um agrotóxico dependem intrinsecamente da sua ecotoxicidade a organismos terrestres e aquáticos e, em um sentido mais amplo, também da sua toxicidade ao ser humano. Além disso, dependem diretamente das concentrações atingidas nos diferentes compartimentos ambientais (solo, água, planta e atmosfera) que, por sua vez, dependem do modo e das condições de aplicação, da quantidade ou dose usada e do comportamento e destino do agrotóxico no meio ambiente (SPADOTTO, 2004). Desta forma, torna-se necessário o uso de medidas alternativas para a aceleração da biodegradação dos compostos utilizados na agricultura, com o intuito de redução da poluição ambiental. Para isso pesquisas vem sendo desenvolvidas utilizando o biocarvão, prática milenar que converte biomassa em um intensificador de solo que pode reter carbono, aumentar a segurança alimentar contra contaminantes e melhorar a biodiversidade do solo. Segundo Morales (2010) dois aspectos sobre o uso do biocarvão no solo são valiosos: estabilidade em relação à decomposição e a sua habilidade em reter nutrientes que é superior a outros solos ricos em matéria orgânica. Através destas propriedades, segundo Lehmann (2007), podem-se alcançar três benefícios ambientais: (1) mitigação nas mudanças climáticas; (2) melhoria na fertilidade dos solos; e (3) redução de poluição ambiental. Com o uso crescente dos agrotóxicos ocorre um aumento do acúmulo dessas toxinas e dos riscos ambientais que elas trazem, a utilização do biocarvão pode acelerar o processo de biodegradação e auxiliar o solo a passar pelos processos físico-químicos e biológicos para reequilibrar o ecossistema, interferindo no processo de carreamento dos nutrientes e permitindo a rápida recuperação do solo. O objetivo do projeto é proporcionar uma vivência com a pesquisa para os participantes do Programa Futuras Cientistas e avaliar o efeito do biocarvão no processo de biodegradação de agrotóxicos no solo. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE | Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n – Dois Irmãos, Recife – PE, 52171-900 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Perfil de sensibilidade antimicrobiana de Staphylococcus coagulase positivo isolados em leite de vacas com Mastite. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Visto como um dos principais problemas econômicos e sanitários nas propriedades brasileiras, a mastite bovina mostra-se como uma doença de grande prevalência dentre os animais de produção. Um dos principais gargalos referente a tal enfermidade é a resistência antimicrobiana, em especial, quando a etiologia está associada a bactéria Staphylococcus aureus (ALVES et al., 2020). Nessa perspectiva o Projeto visa promover a discentes do ensino médio uma experiência satisfatória com o desenvolvimento de atividades na área de microbiologia animal, onde serão reativadas, inoculadas, coradas, identificadas, selecionadas, purificadas, isoladas e criopreservadas espécimes de bactérias do gênero Staphylococcus oriundas de vacas com Mastite, conseguinte, as espécies de Staphylococcus coagulase positivo serão avaliadas quanto ao perfil de resistência antimicrobiana “in vitro” através do método de difusão em placas de de Ágar Mueller Hinton com os discos de antibióticos com posterior incubação e leitura de acordo com a formação ou não dos halos ao redor dos discos conforme descrito por Bauer et al.(1966). Desta forma, as alunas poderão adquirir conhecimento técnico sobre os aspectos para desenvolvimento das atividades em um laboratório de microbiologia, como também senso crítico sobre a importância das análises microbiológicas e sua representação para o controle da segurança alimentar da população sobre os aspectos da qualidade do leite, sanidade dos animais leiteiros e resistência aos antimicrobianos. Assim, através desse projeto formaremos recursos humanos na área de microbiologia animal, oportunizando a inserção destas discentes na comunicade ciêntífica por meio do estímulo vivenciado na execução das atividades práticas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | IFPE – Recife | Rua Professor Luiz Freire 500, 50740-545. Recife Pernambuco | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Estudo e Análise da eficiência de um motor de combustão interna tipo Diesel utilizando biodiesel. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A queima de combustíveis fósseis, principalmente em veículos automotores, é considerada uma das maiores fontes de emissão de poluentes na atmosfera. Esses gases são extremamente tóxicos à saúde humana e têm causado danos à flora, à fauna e impactos no clima do nosso planeta. Com o objetivo de reduzir tais impactos, é importante o uso de combustíveis que tenham menor emissão de poluentes. Nesse sentido, o uso do biodiesel reduz as emissões de monóxido de carbono (CO), material particulado (MP), óxidos de enxofre (SOx) e de hidrocarbonetos (HC). O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Esse biocombustível substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também motores de máquinas que geram energia. Dentre suas principais vantagens podemos citar: menores índices de poluição, pois possui baixa emissão de substâncias poluentes que não contribuem para o aquecimento global; maior geração de emprego, pois a produção de biodiesel contribui para alavancar a geração de emprego e renda no campo; fonte de energia renovável, porque a produção de biodiesel é uma fonte de energia renovável dependente apenas da plantação de grãos oleaginosos no campo; menor dependência do petróleo, pois a partir da popularização do biodiesel, é possível reduzir a dependência das economias das nações dos produtores de petróleo e, custo de produção mais baixo, pois numa produção em larga escala e com o uso das tecnologias certas, o custo de produção se torna mais baixo em comparação com o custo dos derivados de petróleo. O investimento para a produção dessa solução orgânica mostra-se relativamente baixo em comparação com as vantagens competitivas e econômicas que podem ser obtidas. Este projeto de trabalho tem como objetivo o estudo do funcionamento dos motores diesel, e a análise experimental do seu funcionamento utilizando diesel e biodiesel, a fim de se comparar a influência dos combustíveis na eficiência do motor. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | CETENE | Av. Prof. Luís Freire, 01 – Cidade Universitária, Recife – PE, 50740-545 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Plantas Fantásticas de Onde Habitam? Desvendando enigmas para inovar, valorizar e conservar a natureza. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A flora brasileira tem atraído crescente interesse em todo o mundo, devido a riqueza de sua biodiversidade, caracterizada por biomas, tais como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa, Pantanal e Mata Atlântica, que constituem um enorme reservatório de plantas (des)conhecidas. Estas plantas, representam uma grande fonte de substâncias valiosas, com diversos fins de aplicações, incluindo medicinais, cosméticas, alimentícias, explorações energéticas/biocombustíveis e agrícolas. Para conservar esses biomas, é necessário conhecer, e quem são essas espécies? Como podem ajudar a sociedade? A correta identificação das plantas, associada à produção de biotecnologias da cultura in vitro, e a extração verde de seus compostos valiosos são ferramentas importantes que auxiliam a conservação das florestas, e consequentemente, o desenvolvimento de processos e produtos que agregam conhecimento para garantir o futuro da sociedade. Diante do exposto, para melhor elucidar sobre práticas conservacionistas este projeto tem como objetivo a difusão do conhecimento técnico-científico a fim de colaborar com a transmissão do conhecimento científico, sobre diversidade florística, importância da conservação, propagação e potencialidades de uso sustentável das plantas, abrindo perspectivas para inovação e valorização deste conhecimento, visando ações de retorno de resultados à comunidade. Posteriormente, serão desenvolvidas atividades práticas nos Laboratórios de Pesquisas Aplicadas a Biomas (LAPAB) e de Fitoquímica e Integração de Processos (LAFIP) do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). Dessa maneira, a difusão do conhecimento, bem como a vivência do método científico se faz necessário para o despertar do interesse de jovens mulheres e professoras para a ciência. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste | Av. Prof. Luís Freire, 01 – Cidade Universitária, Recife – PE, 50740-545 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Química analítica e ambiental: explorando possibilidades analíticas para sensoriamento ambiental. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Mensurar o impacto ambiental e os níveis de contaminação dos mananciais naturais fazem parte de uma área estratégica de Ciência Ambiental, que permite o estudo, planejamento e execução de ações de remediação, contenção e prevenção. Tais estudos ganham maior relevância por conta do incontável número de compostos químicos que as pessoas são expostas, sejam eles de caráter orgânico ou inorgânico. Dessa forma lançar métodos sistemáticos de quantificação e qualificação desses materiais nos sistemas biológicos ou efluentes dos seres humanos são necessários para o controle e conhecimento dos impactos ambientais. O conjunto de procedimentos laboratoriais e matemáticos específicos de Química Analítica aplicados a Ciência Ambiental serão o fundamento desta proposta, sendo dividida em quatro módulos, onde as estudantes serão convidadas a trabalhar de modo progressivo em níveis de abstração químico-matemática, os conhecimentos necessários para introdução a Química Analítica e Ciência Ambiental. Tendo como metas avançadas adicionais o estudo de resíduos industriais como fontes para geração de energia. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Universidade Federal Rural de Pernmabuco | Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos – CEP: 52171-900 – Recife/PE | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Empoderando Mulheres na Ciência: Explorando a Biotecnologia para a Construção de um Futuro Inovador e Geração de Oportunidades. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: No passado, as mulheres foram excluídas das oportunidades educacionais e profissionais na ciência, enfrentando preconceitos que as consideravam menos capazes ou adequadas para a pesquisa científica. Além disso, havia restrições sociais e culturais que limitavam seu acesso a laboratórios, conferências e publicações científicas. Essas limitações dificultavam a sua participação plena e contribuição para o avanço científico. Nos últimos anos há um aumento significativo na representação das mulheres na carreira científica. Mulheres têm conquistado posições de liderança em instituições científicas, ocupando cargos de destaque como reitoras e diretoras de laboratórios, e ganhando prêmios importantes em suas respectivas áreas. No entanto, apesar desses avanços, ainda existem desafios a serem superados. As mulheres continuam enfrentando obstáculos, como estereótipos de gênero, falta de representatividade em cargos de liderança e desigualdade salarial. Para garantir uma maior participação das mulheres na carreira científica, é necessário continuar promovendo políticas e iniciativas que incentivem a equidade de gênero. Isso inclui a implementação de medidas para garantir o acesso à educação, informação e oportunidades em condição absoluta de igualdade para as mulheres. O projeto Empoderando Mulheres na Ciência: Explorando a Biotecnologia para a Construção de um Futuro Inovador e Geração de Oportunidades. é uma iniciativa que visa promover a igualdade de gênero e incentivar a participação feminina na área da biotecnologia. Esta iniciativa busca capacitar e desenvolver habilidades técnicas e científicas em mulheres interessadas em seguir carreira nesse campo, oferecendo-as uma variedade de treinamentos práticos e teóricos abrangendo diferentes áreas da biotecnologia. As participantes aprenderão sobre técnicas de laboratório, manipulação de amostras, análise de dados, técnicas de biologia molecular, cultivo de células, entre outros temas relevantes. Além disso, também podem abordar questões éticas e regulatórias relacionadas à biotecnologia. Visando combater a sub-representação feminina nesse campo e criar oportunidades de igualdade de acesso e desenvolvimento de carreira através participação ativa das mulheres na pesquisa, trazendo perspectivas e talentos diversos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE, 50670-901 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Desmistificando a Morte: Meninas na Bioarqueologia. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O projeto visa desmistificar o fenômeno da morte, através de atividades em âmbito laboratorial de Arqueologia Biológica e Forense. Com isso, os encontros serão divididos em duas partes, sendo a primeira destinada para a Arqueologia Funerária e a segunda evidenciar a perspectiva forense na Arqueologia. Além disso, é relevante as possibilidades didáticas de conscientização sobre violências de gênero e étnicoraciais. A pesquisa científica Forense faz parte integrante nas investigações criminais por meio das perícias técnicas. Deste modo, aproximar alunas do Ensino Médio aos espaços de saberes científicos com formações profissionais diversas e proporcionar a extroversão do conhecimento arqueológico por meio de oficinas, palestras e simulações das práticas de campo e laboratório. No Módulo 01, composto pelos seis primeiros dias do projeto, a equipe executadora do Laboratório de Arqueologia Biológica e Forense (LABIFOR) – localizado no Departamento de Arqueologia, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE – ministrará conteúdos referentes à Osteologia; no contexto dos estudos arqueológicos apresentando aspectos relacionados à morte enquanto fenômenos socioculturais (conceito de causa mortis e representações simbólicas de práticas fúnerárias de comunidades em períodos históricos e temporais distintos). No Módulo 02, compreendido na segunda etapa do projeto, serão realizadas atividades práticas simuladas que forneçam imersão na pesquisa científica bioarqueólogica e forense. Conhecer técnicas significa desmistificar os procedimentos realizados nas áreas de conhecimentos específicos dessas profissões. Os espaços dos saberes científicos historicamente foi predominante a ocupação da figura masculina. Se no passado as mulheres ficaram nas margens ou mesmo excluídas da Ciência, no mundo pós-moderno é urgente as reinvicações do gênero feminino pela ocupação por todas as formas de espaços em cargos, atribuições e competências. Conhecer técnicas significa desmistificar os procedimentos realizados nas áreas de conhecimentos específicos dessas profissões. Os espaços dos saberes científicos historicamente foi predominante a ocupação da figura masculina. Se no passado as mulheres ficaram nas margens ou mesmo excluídas da Ciência, no mundo pós-moderno é urgente as reinvicações do gênero feminino pela ocupação por todas as formas de espaços em cargos, atribuições e competências. Para a reconstrução e fortalecimento de nossas instituições democráticas é urgente oferecermos tais oportunidades que aproxime a pesquisa acadêmica e a Educação Básica. Futuras jovens mulheres na vida adulta, as meninas do Ensino Médio precisam de incentivos que ampliem as possibilidades de seguirem carreiras profissionais. A promoção plena e continuada significa emancipação efetiva do gênero feminino, tão arraigado na estrutura. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Instituto Federal de Pernambuco _ Campus Recife | Av. Prof. Luiz Freire, 500 – Cidade Universitária, Recife – PE, 50740-545 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: EcoPhot – Construção de um Fotômetro utilizando LEDs e materiais de baixo custo para Monitoramento de Poluentes ambientais em água: Teoria e prática. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Apresentamos o Curso EcoPhot, um jornada de aprendizagem que irá ensinar você a construir seu próprio fotômetro utilizando LEDs e materiais de baixo custo e novas tecnologias ambientais para o tratamento de água e efluentes. Combinando teoria e prática, você aprenderá a avaliar a qualidade de diferentes tipos de efluentes industriais e amostras de água, utilizando uma abordagem acessível e eficiente. Durante o curso, você será guiado por uma equipe de professores, pesquisadores, tutores e monitores especializados em meio ambiente, engenharia, química, eletrônica e tecnologia, que irão compartilhar seus conhecimentos e experiências na construção de um protótipo, no melhor estilo: Do it yourself. Você aprenderá a utilizar LEDs e dispositivos eletrônicos de baixo custo, resistores, incluindo sucatas, para criar um dispositivo poderoso e econômico. Nossas aulas práticas permitirão que você coloque em prática os conceitos aprendidos na parte teórica do curso. Você irá montar o seu próprio fotômetro, passo a passo, e aprenderá a calibrar e utilizar o equipamento para medir a presença de poluentes em amostras de água. Através da combinação estratégica de diferentes cores de LEDs, você será capaz de quantificar a concentração de poluentes. Além disso, você será capaz de descontaminar a água utilizando nanotecnologia e aprender uma técnica de tratamento de água inovadora, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a saúde pública. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | CETENE – Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste | Av. Prof. Luís Freire, 1 – Cidade Universitária, CEP: 50740-545 – Recife – PE | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Desvendando as Cores da Biotecnologia Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A Biotecnologia é a manipulação de organismos, sistemas e processos vivos para o benefício da sociedade, do meio ambiente e da indústria. A Biotecnologia abrange uma rede complexa de conhecimentos em que Ciência e Tecnologia se entrelaçam e se complementam, integrando a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia Celular, Genética etc.), ciência aplicada (técnicas imunológicas e bioquímicas, assim como técnicas decorrentes da Física e da Eletrônica), e outras tecnologias (bioprocessos, separações, purificações, Informática, Robótica e controle de processos). Os objetivos iniciais da biotecnologia eram voltados para questões de saúde humana e de animais, com a utilização de microrganismos para a fabricação de remédios, uso de órgãos de animais para transplantes, produção de insulina utilizando microorganismos e vacinas através da técnica de DNA recombinante. Entretanto, as técnicas se diversificaram bastante e atualmente são muitas as possibilidades de aplicação, tanto dentro da medicina como em outras áreas como a modernização da agricultura (“revolução verde”), o desenvolvimento de biofertilizantes, produção de produtos biodegradáveis e a produção de biocombustíveis. Apesar destes avanços aspectos éticos e possíveis impactos negativos têm sido discutidos. Um visão moderna atribui cores para agrupar as principais áreas da biotecnologia como o branco (industrial), verde (agrícola), azul (marinho e de água doce), vermelho (farmacêutico), marrom (biotecnologia do deserto), roxo (patentes e invenções), entre outros. Neste cenário o presente plano de trabalho busca aprofundar os conhecimentos das estudantes nas diferentes áreas da Biotecnologia com base no sistemas de cores e apresentar novos campos de pesquisa, com enfoque nas Ciências Biológicas e Agrárias, utilizando ferramentas didáticas teóricas e práticas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste | Av. Professor Luiz Freire, 200, Curado, Recife, PE | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Descobrindo a fermentação e sua importância na indústria. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: As alunas são introduzidas no método científico por uma apresentação ilustrada, que retrata o desenvolvimento da ciência ao longo dos séculos, e a partir de então fazem perguntas sobre leveduras e fermentação que servem como base para a elaboração de experimentos que possam fornecer respostas às suas próprias perguntas. Os experimentos são desenvolvidos no laboratório de forma que as alunas são estimuladas pelos professores e monitores à discussão sobre os resultados dos trabalhos de forma que possam ser corrigidos e/ou melhorados para serem ainda mais conclusivos e esclarecedores. Ao final do curso os alunos estarão aptos a verificar: a) a produção de CO2 resultante do processo fermentativo; b) a influência da temperatura e do pH na atividade das enzimas fermentativas; c) que as leveduras realizam fermentação tanto em condições aeróbicas como anaeróbicas; d) que as leveduras são microrganismos anaeróbicos facultativos; e) que a fermentação alcóolica em laboratório é similar à fermentação alcóolica industrial. Questionários de sondagens aplicados antes e após o curso indicam o quanto as alunas ampliaram seus conhecimentos sobre leveduras e fermentação e percebe-se que suas próprias concepções sobre ciência são modificadas, levando a mudanças de opiniões e um maior interesse pelas áreas de ciências e afins. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE | Av. Prof Luiz Freire, 500, Cidade Universitária Recife – PE CEP: 50740-545 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Consciência química, sustentabilidade e promoção de bem-estar na produção de cosméticos naturais. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O projeto “Consciência Química e Sustentabilidade e Promoção de Bem-estar na Produção de Cosméticos Naturais” tem como objetivo promover a conscientização sobre os benefícios dos cosméticos naturais e incentivar o conhecimento químico através do estudo das propriedades das matérias-primas desses produtos, em especial dos óleos essenciais. Por meio de palestras, pesquisas e oficinas experimentais, o projeto buscará informar à comunidade sobre a importância de adotar práticas mais sustentáveis na utilização e produção de cosméticos sempre associando o conhecimento científico e incentivando o uso de matérias-primas naturais. Serão apresentadas evidências científicas que comprovam a eficácia e segurança desses cosméticos, ao mesmo tempo em que se discutirão os riscos associados aos cosméticos convencionais. Serão apresentadas as estruturas químicas das matérias-primas e também serão abordados os impactos negativos à saúde humana e ao meio ambiente causados por substâncias químicas presentes nos produtos convencionais. As oficinas proporcionarão aos participantes a oportunidade de aprender formulação, seleção de ingredientes e boas práticas de fabricação de cosméticos naturais. Em suma, neste projeto o conhecimento científico e o incentivo à adoção de uma abordagem mais sustentável na indústria de cosméticos serão a todo momento discutidos, assim como, o incentivo à produção e ao seu uso responsável. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE | Av. Prof. Luiz Freire, 01 – Cidade Universitária, Recife – PE, 50740-545 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Emulsões do nosso dia-a-dia: uma abordagem completa e interativa. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Sistemas emulsionados consistem em promover a interação química entre duas fases imiscíveis formando um sistema estável. Diversos alimentos e cosméticos que usamos no dia a dia são classificados como emulsões, desde o café da manhã ao creme dental. Estabilizar uma emulsão por longos períodos é um dos desafios da ciência na área de química coloidal. Com essa vertente é proposto o estudo da estabilidade de emulsões e compreensão dos fatores que interferem na estabilidade, assim como entender qual a função dos estabilizantes utilizados nas emulsões presentes nos alimentos e cosméticos. Para a parte experimental, serão produzidas emulsões com óleo de soja e diferentes surfactantes, bem como exploração das imagens das emulsões produzidas, abordando desde uma visão macroscópica (com fotos) e observação da separação entre as fases, até uma perspectiva microscópica, com o acompanhamento da formação da emulsão e tamanho das gotículas por microscopia ótica (MO). As etapas do projeto incluirão abordagem teórica sobre formação, definição e estabilidade de emulsões e uma breve introdução a MO, com acompanhamento de emulsões cotidianas por fotos e imagens de microscopia. As futuras cientistas acompanharão a estabilidade das emulsões em função do tempo e analisarão as imagens de microscopia ótica, com o software gratuito ImageJ, de modo a observar a variação do tamanho das gotículas e comparar com a separação de fase, constatando os fenômenos macro e microscópicos. Ao final será solicitado um relatório com a apresentação dos resultados, correlacionados com a teoria abordada. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Universidade de Pernambuco | Rua Arnóbio Marquês, 310 – Santo Amaro, Recife – PE, 50100-130 | Alunas | Professoras |
3 | 1 | |||
Plano de trabalho: Imersão a pesquisa de vírus, bactérias e fungos de impacto a saúde pública. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A baixa representatividade feminina na ciência é um problema que afeta tanto as mulheres quanto a comunidade científica e a sociedade em geral. Embora as mulheres superem os homens em muitas disciplinas científicas nos cursos de graduação, elas são sub-representadas ao iniciar suas carreiras científicas ou assumir cargos de liderança. Essa falta de representatividade pode ser atribuída a questões culturais, responsabilidades familiares e discriminação de gênero. A exclusão das mulheres na ciência tem consequências como a falta de diversidade nos grupos de pesquisa, resultando em menos soluções criativas e inovadoras. Além disso, isso leva a uma comunidade científica menos equitativa e justa, limitando as oportunidades para as mulheres e reduzindo a diversidade da força de trabalho científica. Promover a diversidade de gênero na ciência é essencial para avançar o conhecimento científico, trazendo diferentes perspectivas e ideias, como as mulheres, que podem contribuir com soluções criativas e inovadoras. Isso resulta indiretamente na melhoria da qualidade de vida da sociedade, por meio do desenvolvimento de tecnologias, medicamentos e tratamentos inovadores. Além disso, a diversidade de gênero nos grupos de pesquisa científica promove uma comunidade científica mais inclusiva e equitativa. Partindo da compreensão da importância promover a visibilidade das mulheres na pesquisa científica, o Laboratório de Imunobiologia e Patologia (LIPa) em conjunto com o Laboratório de Biologia Molecular de Vírus (LBMV), coordenados por professoras renomadas, buscam por meio do presente projeto participar do iniciativa Futuras Cientistas 2024, ofertado pelo CETENE. Esses laboratórios estudam diversos patógenos que afetam a espécie humana, buscando compreender sua epidemiologia, fisiopatologia e desenvolver estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento. Desenvolvendo pesquisas que contribuem para a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo da parceria entre o LIPa e LBMV com o projeto “Futuras Cientistas” é promover a imersão de estudantes e professoras do ensino médio no campo da biologia celular e molecular, despertando o interesse delas por carreiras científicas. Os objetivos específicos incluem introduzir conceitos de metodologia científica, informar sobre os patógenos estudados, oferecer uma visão prática da pesquisa científica, fornecer perspectivas de carreira na ciência e elaborar um guia prático das atividades desenvolvidas. Espera-se que o projeto promova conscientização sobre a importância da igualdade de gênero na ciência, inspire as participantes e contribua para o aumento da participação das mulheres nas carreiras científicas, gerando avanços científicos mais diversificados e inclusivos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Pernambuco | Universidades Federal Rural de Pernambuco | Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos – CEP: 52171-900 – Recife/PE | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Modelo SIR e Python para analisar epidemias: um primeiro passo na epidemiologia matemática Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A pandemia da COVID-19 popularizou muitos termos que antes só eram vistos em artigos de saúde ou mesmo em textos científicos, como: endemia, epidemia, pandemia, achatamento de curva, imunidade de rebanho, médias móveis de casos e de óbitos, lockdown, quarentena, índice de reprodução(RO) e transmissão de vírus, entre outros. Além disso, vimos muitos gráficos com dados acerca da pandemia, diariamente em nossos telejornais e em outras mídias. O objetivo desse curso é aproveitar que esse tema tem circulado na sociedade para fazer um letramento de estudantes e professoras na epidemiologia matemática, com foco no modelo SIR. Também iremos implementar o modelo em Python, como uma forma de introduzir uma linguagem de programação e simular dados da COVID de algumas cidades, discutindo as dificuldades de modelagem e dos ajustes de curvas. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Piauí | UFPI | Universidade Federal do Piauí – UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga – Teresina – PI -CEP: 64049-550 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Síntese verde de nanocatalisadores de dióxido cério sensibilizado com ouro e paládio para reações oxidação do álcool cinamílico. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: O presente trabalho tem como alvos a síntese e caracterização de nanocatalisadores plasmônico baseado em nanopartículas de ouro e paládio suportados em dióxido cério (CeO2), e sua aplicação na reações oxidação do álcool cinamílico. Tradicionalmente, são utilizados métodos químicos e físicos para a síntese dos catalisadores. Contudo, buscaremos sintetizar os nanocatalisadores plasmônico via redução química usando Cajueiro, como agente estabilizante e redutor no processo. O cajueiro é matéria prima abundante no nordeste do Brasil utilizado como espécie vegetal para florestamentos e existe registro do seu uso como árvore ornamental e para sombreamento. Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho será biossintetizar nanocatalisadores plasmônicos com alta atividade catalítica utilizando método de síntese verde para aplicação em reações de oxidação aeróbica do álcool cinamílico e benzílico. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Piauí | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO PIAUI | Av. Pedro Freitas, 1020 – São Pedro, Teresina – PI, 64019-368 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Desenvolvendo pensamento computacional de forma colaborativa com Python. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Diante da incorporação de tecnologias de informação no contexto de vida das pessoas, uma das habilidades necessárias para cidadãos exitosos é o Pensamento Computacional (PC). A falta desse conhecimento, especialmente no público feminino, pode aumentar o desinteresse de mulheres nas áreas relacionadas às Ciências e às Tecnologias da Informação. A diminuição do número de mulheres nas áreas de Ciências, sobretudo ligadas à Tecnologias da Informação (TI) é uma preocupação mundial, pois passa pela temática de disparidade entre os gêneros que vem sendo discutida e tratada em diferentes contextos e setores da sociedade (CASTRO, 2013; MONARD E FORTES, 2013; PISA, 2015). Os fatores que levam à falta de interesse da participação feminina nessas áreas estão associados à falta de conhecimento sobre os cursos de graduação e das oportunidades de crescimento na carreira, bem como problemas mais polêmicos, que vão desde preconceito à assédio sexual (SALES et al, 2014). Diante disso, esse projeto aposta que o ensino da prática de programação de computadores com a Linguagem Python em um ambiente colaborativo, digital disponível na nuvem e gratuito, permitirá às jovens mulheres participantes, desenvolver habilidades cognitivas importantes que o pensamento computacional permite aflorar, tais como: identificação e resolução de problemas, criatividade, autonomia, organização e cooperação. Ao final do projeto, espera-se que, além das habilidades cognitivas, sejam despertadas algumas habilidades socioemocionais como comunicação, adaptação, colaboração, iniciativa e perseverança, tão necessárias nos tempos atuais ao sucesso, desde o âmbito pessoal como na esfera profissional. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Piauí | Fundação Museu do Homem Americano | R. João Ferreira dos Santos, s/n. São Raimundo Nonato – PI. CEP 64770-000 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Mudanças Climáticas, Caatinga, Artrópodes importantes em saúde e nós. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Com a finalidade de trazer o debate das Mudanças Climáticas/ Crise Climática para a população residente no Domínio Morfoclimático da Caatinga, mais especificamente, no sertão piauiense, na área do Mosaico Capivara-Confusões (que compreende os Parques Nacionais Serra da Capivara, Serra das Confusões e Corredor Ecológico que os une), apresentaremos estes temas às Futuras Cientistas, usando como ferramenta a ciência que aborda os estudos dos Artrópodes importantes em saúde. Para tanto, trabalharemos as disciplinas da ciência, e suas intersecções, que estudam o Bioma Caatinga, as características da caatinga que indicam os efeitos das mudanças climáticas, a bioecologia dos artrópodes importantes em saúde, sua relevância como prestadores de serviços ecossistêmicos e como bioindicadores de mudanças ambientais e climáticas, a eco epidemiologia das afecções a eles associadas, bem como as formas de manifestação dessas afecções, as implicações sociais, os quadros clínicos decorrentes e as formas de prevenção. Ênfase será dada ao Loxoscelismo, uma forma de araneísmo cujos estudos vão desde a taxonomia e sistemática, à biotecnologia, biologia molecular, imunologia, produção de soros antiveneno e as questões sociais envolvidas nos acidentes e suas formas de prevenção. O contato das estudantes com o conhecimento científico sobre o tema em questão se dará por meio de aulas práticas no Parque Nacional Serra da Capivara (laboratório natural) com a presença de três professores, por visitas aos Laboratórios e Museus da Fundação do Homem Americano e aulas práticas, além de aulas online com pesquisadores especialistas nos temas que envolvem o tema do projeto. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Rio Grande Do Norte | Universidade Potiguar | Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Universidade Potiguar – UnP Av. Sen. Salgado Filho, 1610 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59056-000 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Utilização de Rejeitos Orgânicos para Tratamento de Águas Contaminadas. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Estabelecer meios de uso para o consumo de água de abastecimento urbano é essencial à sustentabilidade da vida no planeta. Portanto, sua qualidade vem a ser o propósito primário para proteção da saúde coletiva, bem como é fundamental para caracterizar as consequências de uma atividade poluidora. Nesta perspectiva, a qualidade da água pode ser indicada através de diversos parâmetros ou variáveis, os quais traduzem suas principais características físicas, químicas e biológicas. Estas variáveis podem ser utilizadas de forma geral e servem para caracterizar águas de abastecimento, águas residuais, mananciais e corpos receptores. O crescente aumento da urbanização e as demandas excessivas de consumo de água, associado as questões climáticas, hidrológicas e hidrogeológicas, geram insegurança hídrica em uma escala sem precedentes na humanidade, que por sua vez sofre os impactos quantitativo e qualitativo gerados nos recursos hídricos. Na presente proposta serão trabalhados os seguintes eixos temáticos: águas potáveis e sustentabilidade; águas potáveis e padrões de qualidade; contaminações químicas de águas potáveis; contaminações microbiológicas de águas potáveis; metodologias experimentais para análise de águas; metodologias experimentais para análise de águas contaminadas; tratamento de águas contaminadas; tratamento de águas através de tecnologias limpas; legislação no controle da qualidade de águas potáveis no Brasil. A parte metodológica experimental consta das seguintes etapas: coletas de água de abastecimento urbano, provenientes do aquífero Dunas-Barreiras (Natal/RN); análises físico-químicas (pH, turbidez, sólidos totais, doseamento de nitrogênio e de íons contaminantes) nas águas coletadas; avaliação da contaminação de íon nitrato e íon nitrito via análises físico-químicas especificas. As águas com maior índice de nitratos serão tratadas com rejeitos orgânicos para produção de materiais adsorventes eficazes na remoção de íon nitrato. A eficácia das matrizes desenvolvidas será avaliada via metodologia de troca iônica específica, para remoção de íon nitrato. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Sergipe | Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec | Avenida José Conrado de Araújo – Bloco 3 – Andar 1, Rosa Elze – São Cristóvão, CEP 49100-000 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Noções básicas sobre o tratamento de água e efluentes através de palestras e práticas laboratoriais. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A água doce é um bem finito e fundamental para a existência de vida no planeta. Para enfatizar a importância da água, a ONU propôs dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) o ODS 6, que visa “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todo”, tratando de saneamento e recursos hídricos em uma perspectiva integrada. Frequentemente, uma parte da população não tem acesso a água potável devido aos longos períodos de estiagem, ausência de água de qualidade para consumo humano e contaminação de corpos hídricos. Diante disso, políticas públicas e ações individuais são determinantes para a conscientização da geração atual, fortalecimento da gestão dos recursos hídricos e valorização e preservação do meio ambiente. Para tal, a aprendizagem sobre a temática e diversas tecnologias utilizadas para o tratamento da água e efluentes associada à conscientização ambiental de todos os envolvidos, é imprescindível para que haja transformação, criação de senso crítico, melhoria da qualidade ambiental e redução de impactos ambientais. Dessa forma, o presente projeto busca realizar uma abordagem teórica e laboratorial de algumas técnicas utilizadas para o tratamento da água e efluentes, a fim de conscientizar e despertar o senso crítico nas alunas e professoras da rede pública estadual do município de Aracaju. Com o desenvolvimento deste projeto pretende-se conscientizar todas as envolvidas sobre a temática tratamento de água e efluentes; desenvolver o senso crítico, através do aprimoramento de novos conhecimentos e métodos científicos; aflorar nas envolvidas afinidade com as ciências; e aprender a elaborar relatório e apresentação. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Sergipe | Parque Tecnológico de Sergipe | Avenida José Conrado de Araújo, 731 – Rosa Elze, São Cristóvão – SE, 49100-000 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Produção de mudas de banana (musa), abacaxi (ananas comosus) e cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L), através do método de propagação in vitro. Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: A micropropagação, ou propagação in vitro, pode ser definida como o processo de cultivo de segmentos de tecidos vegetais. Esta técnica tem sido recomendada como uma alternativa viável para a propagação de mudas de algumas espécies frutíferas lenhosas, devido a rapidez da propagação em larga escala, manutenção das características genéticas (COUTO, 2003; ASSIS; TEIXEIRA, 1998). O cultivo de banana, cana-de-açúcar e abacaxi é de grande importância econômica e social em todo o mundo, visando à economia de tempo em relação às técnicas convencionais, obtenção de mudas de excelente qualidade fitossanitária e geneticamente idênticas ao material de origem (Vieira et al., 2009). Para produção de mudas in vitro, são seguidos os seguintes passos: 1. Seleção dos materiais genéticos; 2. Preparo do meio de cultura; 3. Inoculação; e 4. Monitoramento. As mudas produzidas garantem a genética das espécies e podem ser distribuídas de forma correta para sociedade. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Sergipe | Universidade Federal de Sergipe | Av. Marechal Rondon, sn, São Cristóvão, SE, CEP 49100-000 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Radiações e seus usos na saúde: compreender e divulgar Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Alfabetização científica remete à ideia de formar pessoas que estejam aptas a acompanharem de forma consciente o desenvolvimento científico, a empregar o conhecimento científico para compreender o funcionamento de instrumentos e fenômenos da natureza observados, e a entender as formas como o conhecimento científico se relaciona com as transformações que ocorrem na sociedade. Considerando-se a relevância de oportunizar educação científica de qualidade para todos, neste projeto pretende-se contribuir para a alfabetização científica de jovens estudantes da Educação Básica, buscando motivá-las a prosseguir seus estudos em nível de graduação em cursos relacionados às tecnologias e às ciências exatas. No projeto, a ênfase será o compartilhamento de informações sobre radiações e seus usos na área da saúde, com a finalidade de despertar nas estudantes vocações científicas e para que se tornem divulgadoras de conhecimentos sobre esses temas. As atividades serão organizadas e desenvolvidas com base em princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Espera-se que entre as jovens participantes estejam também estudantes surdas ou cegas, de forma que o projeto contribua, também, para a sua inclusão e alfabetização científica. Ao final do projeto, almeja-se que, a partir das atividades desenvolvidas, todas as jovens permaneçam mobilizadas para a continuidade da formação científica e tecnológica, atuando como divulgadoras de informações coerentes com princípios científicos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Sergipe | Universidade Federal de Sergipe | Av. Marechal Rondon, sn, São Cristóvão, SE, CEP 49100-000 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Radiações e seus usos na saúde: compreender e divulgar Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Alfabetização científica remete à ideia de formar pessoas que estejam aptas a acompanharem de forma consciente o desenvolvimento científico, a empregar o conhecimento científico para compreender o funcionamento de instrumentos e fenômenos da natureza observados, e a entender as formas como o conhecimento científico se relaciona com as transformações que ocorrem na sociedade. Considerando-se a relevância de oportunizar educação científica de qualidade para todos, neste projeto pretende-se contribuir para a alfabetização científica de jovens estudantes da Educação Básica, buscando motivá-las a prosseguir seus estudos em nível de graduação em cursos relacionados às tecnologias e às ciências exatas. No projeto, a ênfase será o compartilhamento de informações sobre radiações e seus usos na área da saúde, com a finalidade de despertar nas estudantes vocações científicas e para que se tornem divulgadoras de conhecimentos sobre esses temas. As atividades serão organizadas e desenvolvidas com base em princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Espera-se que entre as jovens participantes estejam também estudantes surdas ou cegas, de forma que o projeto contribua, também, para a sua inclusão e alfabetização científica. Ao final do projeto, almeja-se que, a partir das atividades desenvolvidas, todas as jovens permaneçam mobilizadas para a continuidade da formação científica e tecnológica, atuando como divulgadoras de informações coerentes com princípios científicos. |
ESTADO | UP | ENDEREÇO | VAGAS TOTAIS: | |
Sergipe | Sergipe Parque Tecnológico | Av José Conrado de Araujo, nº 731. Bairro Rosa Elze São Cristóvão-SE / CEP 49.100-000 | Alunas | Professoras |
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Plano de trabalho: Pesquisa e desenvolvimento em robótica Modalidade: Semipresencial | ||||
Resumo: Neste plano de trabalho serão abordadas as técnicas e métodos para a pesquisa e desenvolvimento de soluções robóticas para problemas que venham a ser identificados no âmbito dos laboratórios do SergipeTec. Inicialmente abordaremos o conhecimento introdutório de algoritmos, trabalhando as estruturas de controle condicionais e de repetição para a partir do entendimento do uso de raciocínio lógico no desenvolvimento de programas destinados ao controle e movimentação autónoma de robôs. Na sequência, serão estudados os conceitos de eletrónica necessários para o controle de componentes mecânicos, eletroeletrônicos, pneumáticos e hidráulicos de robôs, bem como da programação do seu sistema de controle. |