Rod. BR 364, Km 04, Bairro Distrito Industrial, Rio Branco-AC, CEP 69.920-900 – Campus Sede
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Plano de trabalho: Utilizando metodologias e ferramentas computacionais para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e na pesquisa em Computação.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Metodologias Ativas têm sido utilizadas no ensino da computação com bons resultados, assim como ferramentas tecnológicas e métodos que podem dar suporte à aprendizagem e à pesquisa. Com essa visão, este Projeto busca contribuir na aprendizagem de metodologias ativas que possam vir a auxiliar no ensino e aprendizagem de conteúdos computacionais, assim como o uso de ferramentas e técnicas que auxiliam o ensino e a pesquisa da computação. Nesse sentido, o projeto inclui em sua execução a utilização de metodologias ativas para que as temáticas sejam apresentadas, começando com uma breve introdução a ferramentas tecnológicas e de ferramentas de apoio tecnológico para a aprendizagem e para a pesquisa. Desta forma, o plano contempla Teoria e prática de ferramentas, tais como canvas, google forms, wooclap. Além, de oficinas de: Elaboração de survey, Grasshopper e de técnicas de Design Thinking e acessibilidade. Como resultados, buscamos contribuir para motivar mais mulheres para a área de computação e que as participantes conheçam melhor as oportunidades que existem nesta área, conheçam ferramentas que possam auxiliá-las em seus estudos, sua aprendizagem e na elaboração de pesquisas, além de obterem um breve conhecimento de programação. E com isso, além de quererem fazer parte da área, possam fazer uma boa divulgação para que mais mulheres busquem conhecer o projeto e a área de tecnologia.
Estrada Dias Martins, 3868, Bairro Chácara Ipê, Rio Branco-AC, CEP 69.917-560
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3
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Plano de trabalho: Germinação e propagação da palmeira chelyocarpus chuco, uma espécie nativa do Acre com grande potencial de uso em arborização urbana.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Projeto tem como objetivo principal verificar se as sementes da palmeira Chelyocarpus chuco, popularmente conhecida como “palha redonda”, “carnaubinha” e “caranaí”, apresentam dormência e em caso positivo, testar métodos para superar essa condição. Se pretende ainda testar a viabilidade da armazenagem das sementes e diferentes substratos para a produção de mudas da espécie. A palmeira C. chuco, por não possuir espinhos, ter porte mediano, não crescer em demasia quando plantada em pleno sol, tem grande potencial para ser utilizada como planta ornamental. Entretanto, pouco se saber sobre a forma mais eficiente de sua propagação, especialmente as características da germinação de suas sementes. Não se sabe, por exemplo, se a mesma apresenta dormência nas sementes e quais os tratamentos ideais para superar essa condição. Da mesma forma, não se sabe se as sementes podem ser armazenadas por longos períodos sem a perda do poder germinativo, assim como quais são os substratos ideias para a produção em larga escala de suas mudas. Considerando que C. chuco é uma espécie com distribuição natural muito restrita que dificulta o acesso às suas sementes e que seu cultivo é praticamente inexistente, o uso da mesma em projetos de arborização urbana ou como planta ornamental é inviável na atualidade. Por essa razão, a realização de estudos para avaliar os aspectos germinativos de suas sementes, a viabilidade do armazenamento das mesmas e as técnicas mais adequadas para a produção de suas mudas são indispensáveis para permitir que a espécie possa ser cultivada com mais frequência e empregada em projetos de arborização urbana em cidades acreanas, onde predominam espécies de palmeiras e arbóreas exóticas. Estudos relacionados com a propagação de plantas, especialmente aqueles que utilizam de sementes, são relativamente fáceis de serem realizados, requerendo instalações, equipamentos e insumos relativamente simples e de baixo custo. Essa condição o torna ideal para o envolvimento de bolsistas no âmbito do Programa Futuras Cientistas.
Plano de trabalho: Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas sobre Amazônia e Mudanças Climáticas.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Este projeto de trabalho visa promover a conscientização sobre a importância da participação feminina nas pesquisas sobre a Amazônia e mudanças climáticas por meio das experiências imersivas proporcionadas por diferentes laboratórios de pesquisa do INPA. Além de criar um espaço para troca de conhecimentos e experiências, promovendo a colaboração entre pesquisadoras do INPA e as bolsistas da imersão. O projeto conta com a participação de pesquisadores, palestrantes e tutores de grandes projetos desenvolvidos na Amazônia como o PELD-Site 1 (Reserva Ducke), AmazonFACE, Amazon Fertilization Experiment (AFEX), Projeto Atlas OSD, Amazon Tall Tower Observatory (ATTO) e conhecerão in loco as áreas de pesquisa, portanto estarão em contato com a linha de frente da ciência nacional. Com esta proposta de trabalho espera-se que a participantes: adquiriram conhecimentos teóricos sobre as mudanças climáticas na Amazônia, compreendendo os principais conceitos, processos e impactos relacionados à biodiversidade e aos ecossistemas amazônicos; vivenciem experiência prática de pesquisa, trabalhando lado a lado com pesquisadoras renomadas do INPA; resultando no aumento da consciência pública sobre as emergências climáticas e a importância da preservação da biodiversidade amazônica. Espera-se que as estratégias educacionais e de comunicação desenvolvidas pelas participantes alcancem diferentes públicos, promovendo um maior engajamento e ação em relação às mudanças climáticas.
Av. General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I Prédio da Reitoria, 1 andar -Setor Norte do Campus Universitário 69080-900 – Manaus – AM Prédio da Reitoria, 1 andar
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Plano de trabalho: Futuras Cientistas na Tecnologia de Alimentos: desenvolvimento e aceitabilidade de produtos.
Modalidade: Remota
Resumo: O projeto visa despertar o interesse de estudantes, para a pesquisa no campo da tecnologia de alimentos, contribuindo também para promover a equidade de gênero na engenharia, para que as futuras cientistas sejam protagonistas no ciência e tecnologia do país. O projeto será desenvolvido de forma híbrida, com atividades síncronas e assíncronas. Também serão realizadas atividades presencias, em laboratórios, as estudantes participarão do desenvolvimento de produtos alimentícios, quais sejam: doce em massa, geleia, jujuba, fruta cristalizada e iogurte com doce utilizando frutas não convencionais da Amazônia. Serão realizadas também as análises sensoriais dos produtos desenvolvidos.
Av. General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I Prédio da Reitoria, 1 andar -Setor Norte do Campus Universitário 69080-900 – Manaus – AM Prédio da Reitoria, 1 andar
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Plano de trabalho: Futuras Cientistas na Tecnologia de Alimentos: desenvolvimento e aceitabilidade de produtos.
Modalidade: Remota
Resumo: O projeto visa despertar o interesse de estudantes, para a pesquisa no campo da tecnologia de alimentos, contribuindo também para promover a equidade de gênero na engenharia, para que as futuras cientistas sejam protagonistas no ciência e tecnologia do país. O projeto será desenvolvido de forma híbrida, com atividades síncronas e assíncronas. Também serão realizadas atividades presencias, em laboratórios, as estudantes participarão do desenvolvimento de produtos alimentícios, quais sejam: doce em massa, geleia, jujuba, fruta cristalizada e iogurte com doce utilizando frutas não convencionais da Amazônia. Serão realizadas também as análises sensoriais dos produtos desenvolvidos.
Plano de trabalho: A ciência das coisas: da cerâmica a cestaria
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Pensando nas possibilidades de conexões entre as várias áreas das ciências, nas escolas e a população, foram selecionadas duas práticas corriqueiras no ambiente amazônico: confecção de cerâmicas e cestarias. a ideia é proporcionar experiências de imersão, às participantes do Programa Futuras Cientistas, para gerar conhecimentos sobre as ciências e suas inter relações no cotidiano amazônico; Aproximar as escolas públicas dos (as) pesquisadores (as), dos laboratórios e das práticas das ciências desenvolvidas dentro da Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Parintins e Motivar as participantes deste projeto de trabalho a tornarem-se agentes multiplicadores dos objetivos propostos pelo Programa Futuras Cientistas, contribuindo assim, com a realização de outras imersões científicas de novas participantes. Pensando nas possibilidades de conexões entre as várias áreas das ciências, nas escolas e a população, foram selecionadas duas práticas corriqueiras no ambiente amazônico: confecção de cerâmicas e cestarias.
Avenida Presidente Getúlio Vargas, 650, centro, Macapá- AP – CEP:68900070
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Plano de trabalho: Uso das funções do primeiro e segundo grau para estimativa de altura de árvores.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A variável altura das árvores é suma importância na engenharia florestal, pois a partir dela é possível calcular o volume da árvore, no entanto em florestas nativas a coleta de altura pode ser um processo demorado e oneroso. Sendo assim, Este estudo tem como objetivo gerar equações para estimar altura de árvores em florestas nativas. Com a base de dados do laboratório de Manejo Florestal da Universidade do Estado do Amapá serão ajustadas equações baseada nas funções de primeiro e segundo grau para calcular a altura de árvores em florestas nativas. O desempenho das equações criadas será baseada nos critérios estatísticos mais utilizados em Mensuração e Manejo Florestal. Toda a Análise de dados será feita por meio do Software R versão 4.2.2. Ao final se espera que sejam desenvolvidas equações que estimem com precisão a altura de árvores e que a aluna tenha conseguido entender a aplicação de métodos matemáticos na Engenharia Florestal.
Rod. Juscelino Kubitscheck, km 02 – Jardim Marco Zero, Macapá – AP, 68903-419
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Plano de trabalho: Treinando IA: Meninas no Comando.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra em criar sistemas de computadores capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Em outras palavras, a IA busca desenvolver máquinas que possam pensar, aprender e tomar decisões de forma autônoma. A IA pode ser um mundo fascinante, cheio de oportunidades empolgantes, que permite ensinar computadores a reconhecer imagens, entender e responder a perguntas e até mesmo ajudar a resolver problemas complexos em áreas como medicina, transporte, meio ambiente e educação. Com IA, pode-se explorar a criatividade, curiosidade e habilidades analíticas, contribuindo para a criação de um futuro mais tecnologicamente avançado e inclusivo, oferecendo um campo amplo e diversificado, onde se pode desenvolver soluções com um impacto significativo na sociedade.
Plano de trabalho: Meninas da chuva: explorando a precipitação nos bairros de Macapá.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: O projeto “Meninas da Chuva” tem como objetivo capacitar jovens mulheres entre 14 a 19 anos no estudo da precipitação e seu impacto nos bairros de Macapá. O projeto visa analisar a ocorrência da chuva e identificar o impacto nos bairros, considerando a geografia do clima e promovendo a percepção do papel da mulher nesse contexto, através de um programa de imersão científica, o projeto utilizará uma metodologia abrangente, que inclui palestras online temáticas, oficinas online para introdução do referencial teórico e oficinas presenciais para construção de pluviômetros e elaboração de planos de trabalho. As participantes aprenderão a construir pluviômetros caseiros e coletar dados pluviométricos nos diferentes bairros da cidade, considerando a geografia do clima. Através da análise dos dados, serão identificados padrões e variações na ocorrência da chuva, assim como seu impacto nos bairros, levando em consideração fatores geográficos, topográficos e socioeconômicos. Os resultados serão apresentados em um relatório final, que documentará os achados, conclusões e recomendações do estudo. Além disso, os resultados serão compartilhados em um evento de encerramento, envolvendo a comunidade científica, autoridades locais e outras partes interessadas.
Av. Gov Magalhães Barata, 376 – São Braz, Belém – PA, 66040-170
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Plano de trabalho: Biodiversidade invisível e técnicas de higienização para o dia a dia.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Biodiversidade é um termo muito falado nos últimos anos. Mas e a biodiversidade invisível, o que é? É boa ou ruim? Como apresentá-la para alunos do ensino fundamental e médio? A população mundial enfrentou uma pandemia, onde se ressaltou a importância da higienização, demandando o conhecimento sobre microrganismos. Esses seres invisíveis aos olhos, são de grande importância no nosso cotidiano. Os microrganismos ou as substâncias que produzem, são essenciais para manutenção da vida na Terra. Portanto, o objetivo desse projeto é ensinar sobre os benefícios da biodiversidade microbiana, os métodos simples para reduzir no dia a dia os microrganismos contaminantes; e assim capacitar professoras e alunas por meio de práticas lúdicas a repassarem esse conhecimento na sala de aula.
Estrada do Icuí Guajará S/Nº (Entre Av. Independência e, Av. Arterial 5-A – Icuí-Guajará, Ananindeua – PA – Laboratório de Ciências
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Plano de trabalho: A Alfabetização Científica e Tecnológica em Eletromagnetismo: integração curricular e o desenvolvimento de indicadores por meio da educação STEM. Modalidade: Semipresencial
Resumo: Pensar o papel ativo para a aprendizagem dos estudantes tem sido um dos pontos fulcrais para repensar a prática pedagógica por meio da Educação STEM (em português, Ciência – Tecnologia – Engenharia – Matemática). Tomando como base ações que fortaleçam o papel desempenhado por meninas e mulheres na ciência e na tecnologia, este projeto propõe promover indicadores da alfabetização científica e tecnológica das estudantes do Ensino Médio por meio da aprendizagem em Eletromagnetismo resultantes de orientações e métodos ativos interdisciplinares da Educação STEM como forma de compreensão da complexidade do mundo contemporâneo. Para tanto, apropriamo-nos da abordagem da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, por meio do Ensino por Pesquisa, para promover ações pedagógicas que culminam em atividades STEM para promover a alfabetização científica e tecnológica de meninas do Ensino Médio. As atividades serão desenvolvidas durante as semanas de atividades no projeto, organizadas em três etapas, a saber: (i) Eletrização e processos tecnológicos; (ii) Circuitos elétricos e aplicações tecnológicas inteligentes; e, (iii) Eletroímas, transformadores e funcionalidades eletroeletrônicas. As atividades serão desenvolvidas por meio da modalidade semipresencial com estudantes do 2º ano do Ensino Médio por meio de práticas que estimulem a linguagem científica, a matemática, a tecnológica e a de engenharia. Da proposição, espera-se que as meninas, futuras cientistas, possam construir de conhecimentos interdisciplinares a partir da Educação STEM, desenvolvam aprendizagem científica, a tecnológica e para a cidadania, fortaleçam a aprendizagem integrada entre teoria e prática, criem autonomia, engajamento e produção científica em STEM, bem como a Alfabetização Científica e Tecnológica.
Rua Augusto Corres, nº 1. Bairro do Guamá, Belém/PA. 66075-110
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Plano de trabalho: Educação do olhar: uma perspectiva fotográfica sobre as problemáticas socioambientais.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Ainda em um cenário de visíveis barreiras que comprometem as mulheres no desenvolvimento da carreira científica, este projeto de trabalho busca contribuir para a equidade de gênero a partir da educação do olhar de meninas e mulheres através de uma experiência observação, reflexão e aproximação do contexto socioambiental em que estamos inseridas. Assim, entendemos a fotografia como um dispositivo que pode proporcionar a construção da percepção crítica do ser ciência e do fazer ciência na Amazônia, em um contexto de grande relevância para o debate/abordagem de questões socioambientais/sociocientíficas e de uma tomada de atitudes para o envolvimento de produção acadêmica e do olhar que parte da(s) comunidade(s) em que vivem as participantes. Deste modo, possibilitando a ampliação da visão sobre ciência e suas possíveis contribuições ao contexto local, representada pela produção fotográfica e leitura crítica das participantes (Futuras Cientistas).
Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá, 66075-110, Belém, PA.
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Plano de trabalho: Buscando óleos essenciais da Amazônia para aplicação em biocosméticos
Modalidade: Remota
Resumo: Nos últimos anos, o crescimento do mercado na indústria de cosméticos, beleza e cuidados pessoais aumentou a busca por produtos inovadores. Para ter sucesso em um setor tão competitivo e exigente, os produtos devem ser diferenciados e os ingredientes naturais tomam um grande espaço na fabricação dos chamados “cosméticos verdes”. Muitas espécies aromáticas da Amazônia são excelentes produtoras de óleos essenciais, os quais apresentam várias propriedades biológicas como: anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana, antitumoral e antioxidante. Os resultados alertam para a importância destas espécies no combate de patologias, provenientes do estresse oxidativo como o envelhecimento precoce e a hiperpigmentação da pele. Considerando a riqueza da biodiversidade amazônica e a necessidade de se promover seu uso sustentável, a presente proposta tem como objetivo a descoberta de novos óleos essenciais com potencial aplicação cosmética. Os óleos essenciais serão extraídos e avaliados quanto a composição química, e posteriormente os efeitos no combate de radicais livres e como agentes clareadores de pele através de modelos bioquímicos. Além disso, serão desenvolvidas nanoemulsões para composição de formulações inovadoras para aplicação dérmica com efeito anti-idade e clareador de pele. Espera-se como resultados, o entendimento pelas estudantes da importância da padronização de óleos essenciais para fins terapêuticos e seus mecanismos de aplicação em formulações cosméticas.
Av. Tancredo Neves, 3450 – St. Institucional, Ariquemes – RO, CEP: 76872-848
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Plano de trabalho: Descontaminação de águas residuais por eletrofoculação.
Modalidade: Remota
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a compreensão de processos das reações de oxido-redução e a conscientização de preservação ambiental. Para tanto, serão necessários conhecimentos básicos de reações químicas, especificamente, as reações de óxido-redução que serão fornecidos com aulas. Após o domínio teórico, será aplicado uma prática experimental com a montagem de um dispositivo que irá simular o processo de descontaminação da água por processos oxidativos. Tal dispositivo será composto por um recipiente contendo água com algum contaminante (corantes alimentícios, por exemplo), dois pregos que funcionarão como eletrodos (cátodo e ânodo) conectados a dois fios de cobre que conectarão os pregos a uma bataria de 9v. Neste recipiente será adicionado sal de cozinha para funcionar como eletrólito e por fim será utilizado papel de filtro para a separação da água e do corante. Esse dispositivo irá promover um processo de oxido-redução no recipiente que conterá água, sal de cozinha e o corante, e consequentemente o fenômeno de eletrofloculação, promovendo a separação do corante que está dissolvido na água. Após essa separação, a água deverá ser filtrada com o papel de filtro para a retenção das partículas do corante, obtendo assim a água novamente pura. Desta maneira, pode-se simular o tratamento de águas residuais de indústrias, para que então seja descartada nos rios, de maneira correta sem agressão à natureza ou para que possa ser reutilizada.
Rua da Paz, 4376, Bairro Lino Alves Teixeira. Presidente Médici, CEP: 76916-000
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Plano de trabalho: Desvendando a Ciência do solo para a promoção de novas cientistas Rondonienses.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: O solo é um recurso natural essencial a sobrevivência e desenvolvimento humano, pois é o meio para a produção de alimentos, fibras e energia; purifica e armazena a água; alto potencial em estocar carbono; detém 25% da biodiversidade global; e é base para construções civis. Contudo cerca de 30% dos solos mundiais estão degradados, e a evolução da consciência humana sobre sua conservação é fundamental para reverter este cenário. O plano de trabalho tem o objetivo de oportunizar às participantes conhecer o recurso solo, suas funções e a importância da sua conservação para o desenvolvimento humano do ponto de vista científico, e estimular o ingresso na carreira científica. Será desenvolvido em formato híbrido no Campus de Presidente Médici da Universidade Federal de Rondônia, e via Google Meet. As participantes executarão 3 experimentos sobre solos no laboratório do Campus, sendo: sequência de formação dos solos, que permite demonstrar os estágios da sua formação; impacto da chuva na erosão dos solos cobertos e descobertos; e biologia e pH dos solos, para identificação dos organismos em solos com diferentes usos. Também participarão de uma exposição sobre mulheres cientistas, visitarão o Museu de Arqueologia do município, participarão de um programa de rádio ou podcast, e terão palestras com docentes cientistas de outros estados, com os temas: É cringe não conservar nossos solos; Rocha, clima, tempo, relevo e organismos: misture tudo e você terá solos!; Caçadores de Terra Preta Arqueológica; e Uma Manhã no Museu de Solos de Roraima. Espera-se que ao final do projeto as participantes despertem o interesse para a carreira.
Rua da Beira, nº. 7671, BR 364, Km 3,5, Bairro Lagoa CEP: 76812-245 – Porto Velho (RO)
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Plano de trabalho: A importância do uso racional dos antibióticos.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Os antibióticos são medicamentos utilizados somente para o tratamento de infecções bacterianas e sob prescrição médica. O sucesso do tratamento está relacionado especificamente ao microrganismo causador da infecção. Infelizmente muitas pessoas não tem o discernimento do correto uso dos antibióticos e os utilizam até mesmo para tratar infecções causadas por vírus. O uso exagerado e indiscriminados dos antibióticos pode favorecer a resistência das bactérias e ameaçando a capacidade de tratar doenças infecciosas comuns. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a resistência antimicrobiana (RAM) é uma ameaça urgente à saúde pública global, tendo ocorrido a morte de 1,27 milhões de pessoas mundialmente em 2019, e aproximadamente 5 milhões de óbitos atribuídos à resistência bacteriana de acordo com uma publicação do “The Lancet” (CDC, 2022). Foi estimado que, se nenhuma ação for tomada, a resistência aos antimicrobianos pode causar a morte de aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo o mundo até 2050 (WHO, 2017). Com o advento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) o problema da RAM agravou-se drasticamente, sendo estimado que durante o primeiro ano da pandemia cerca de 29.400 pessoas morreram devido à infecções ocasionadas por patógenos resistentes aos antimicrobianos comumente utilizados. Destes, aproximadamente 40% das pessoas contraíram essas infecções enquanto estavam no hospital (CDC, 2022). Consideramos que a comunidade precisa ser advertida quanto ao uso correto de medicamentos pois todos nós temos um pouco de responsabilidade na disseminação da resistência aos microrganismos.
Av. Tancredo Neves, 3450 – St. Institucional, Ariquemes – RO, CEP: 76872-848
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Plano de trabalho: Projeto de Astronomia – Conhecendo o céu experimento de medição da distância terra-lua.
Modalidade: Remota
Resumo: O presente trabalho visa a realização de um experimento de observação da Lua. Em específico, será mostrado, mediante aprendizagem de Astrofísica básica, como é feita a medição da distância Terra-Lua. O estudo do céu e de seus corpos celestes será facilitado pelo uso de um software livre, o aplicativo STELLARIUM. Serão realizadas aulas para aprendizagem básica de conceitos de astronomia, com o intuito de aprender um pouco a observar o céu, em específico, o céu de Rondônia. Para observação do céu, serão necessários conhecimentos básicos sobre os corpos celestes, sobre seu movimento aparente quando observados a partir da superfície da Terra, até poder reconhecer algumas constelações. Serão realizadas práticas experimentais, por meio de observações, com eventual uso de telescópios caseiros, realizando a observação da Lua. Os alunos irão apresentar, individualmente, um trabalho sobre a atividade para medição da distância Terra-Lua, realizada de forma caseira, utilizando as leis da astrofísica necessárias. Esse representa o experimento principal do presente “Projeto de Astronomia”. Mais um valor agregado a esse projeto será a possibilidade, para quem tiver condições e interesse, de participar à atividade do Planetário, recém adquirido em Ariquemes (RO), mas ainda em fase de instalação, para incentivar as crianças e a população a desenvolver o interesse pela astronomia e pela ciência em geral.
Estrada de Santo Antônio, 4037. Apto 403, Bco O. 76805-696
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Plano de trabalho: “ISTO É FÍSICA”
Modalidade: Remota
Resumo: O “Isto é física” é um projeto que tem por objetivo a popularização da ciência a partir de atividades que abordem fenômenos científicos com o intuito de despertar a curiosidade, o conhecimento e a compreensão do público acerca do processo científico. O projeto insere-se nas atividades de educação básica a partir do que destaca os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que cita que a utilização de projetos, práticas experimentais, vivências e o ensino contextualizado como importantes mecanismos para a formação científica de pessoas atuantes no mundo tecnológico e em transformação. O “Isto é física” constitui-se de uma série de demonstrações do cotidiano, abordando a aplicação da Física para a execução delas e demostrando, por software de modelagem computacional, os princípios físicos de aplicação. Este projeto é apresentado de uma forma divertida com imagens, vídeos do cotidiano e situações diversas que estão presentes no dia a dia. Cada tema terá representações diárias das pessoas. Ele é conduzido por monitores que, além das apresentações, irão dialogar com os participantes, de forma divertida, dinâmica, envolvente e interativa. Durante a apresentação os participantes são convidados observar e perceber o aspecto físico aplicados à ação desenvolvida. Espera-se que o “Isto é física” consiga apresentar uma física diferente, mostrando que a ciência está próxima do cotidiano das pessoas e das coisas mais simples e rotineiras que realizamos diariamente, além de despertar o interesse e a curiosidade das e dos estudantes para a aprendizagem dos fenômenos físicos apresentados durante a realização do projeto.
Av. Cap. Ene Garcês, 2413 – Aeroporto, Boa Vista – RR, 69310-000
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Plano de trabalho: Uso da impressora 3D na construção de recurso didático para ensino de química inclusivo para estudantes do primeiro ano do ensino médio.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A disponibilidade de materiais didáticos adaptados para pessoas com deficiência para o ensino de química inclusivo ainda é pequena, em especial, para alunos com deficiência visual. Nesse contexto, esse projeto tem como objetivo construir e avaliar o potencial de aprendizagem de materiais didáticos adaptados e construídos com a impressora 3D que abordam os conteúdos do primeiro ano do ensino médio e que necessitam de uma representação tridimensional para alunos com deficiência visual e baixa visão. A pesquisa de caráter qualitativo, se propõe a avaliar os materiais construídos pelas próprias estudantes. Posteriormente, pretende-se testar os recursos desenvolvidos nas escolas das estudantes participantes do projeto, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem no ensino de química inclusivo.
Estrada de Santo Antônio, 4037. Apto 403, Bco O. 76805-696
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Plano de trabalho: “ISTO É FÍSICA”
Modalidade: Remota
Resumo: O “Isto é física” é um projeto que tem por objetivo a popularização da ciência a partir de atividades que abordem fenômenos científicos com o intuito de despertar a curiosidade, o conhecimento e a compreensão do público acerca do processo científico. O projeto insere-se nas atividades de educação básica a partir do que destaca os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que cita que a utilização de projetos, práticas experimentais, vivências e o ensino contextualizado como importantes mecanismos para a formação científica de pessoas atuantes no mundo tecnológico e em transformação. O “Isto é física” constitui-se de uma série de demonstrações do cotidiano, abordando a aplicação da Física para a execução delas e demostrando, por software de modelagem computacional, os princípios físicos de aplicação. Este projeto é apresentado de uma forma divertida com imagens, vídeos do cotidiano e situações diversas que estão presentes no dia a dia. Cada tema terá representações diárias das pessoas. Ele é conduzido por monitores que, além das apresentações, irão dialogar com os participantes, de forma divertida, dinâmica, envolvente e interativa. Durante a apresentação os participantes são convidados observar e perceber o aspecto físico aplicados à ação desenvolvida. Espera-se que o “Isto é física” consiga apresentar uma física diferente, mostrando que a ciência está próxima do cotidiano das pessoas e das coisas mais simples e rotineiras que realizamos diariamente, além de despertar o interesse e a curiosidade das e dos estudantes para a aprendizagem dos fenômenos físicos apresentados durante a realização do projeto.
Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 Plano Diretor Norte | 77001-090 | Palmas/TO
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Plano de trabalho: Aproveitamento de resíduos de alimentos
Modalidade: Remota
Resumo: Uma grande parte dos alimentos produzidos no Brasil são destinados ao lixo e ao mesmo tempo a fome e a desnutrição da população aumentam a cada dia, assim como a geração de resíduos desses alimentos. Tendo em vista esses diferentes fatores envolvidos e interligados, este trabalho objetiva promover a formação e envolvimento interdisciplinar da consciência social e ambiental em meninas do ensino médio do estado do Tocantins, introduzir nas meninas do Ensino Médio o conhecimento sobre a temática de aproveitamento integral de alimentos (elaboração de receitas, composição nutricional e análise sensorial), bem como uso dos resíduos desses alimentos nas diferentes tecnologias, como a produção de biomassa. Sendo assim, o projeto visa a capacitação das meninas de escolas públicas do Tocantins quanto a experimentação, registros, observações, coleta, tabulação de dados, análises qualitativas e quantitativas e escrita científica, visando sempre o senso crítico, incentivo a pesquisa e possibilidades para resolução desses problemas tão atuais.