Planos de trabalho 2024: Região Centro-Oste

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Nesta edição das Futuras Cientistas, serão desenvolvidos os seguintes planos de trabalho na região Centro-Oeste do Brasil.

ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  Distrito FederalUniversidade de BrasíliaSQN 316, Bloco H, 312. Asa Norte, DF, Brasil, 70775080.AlunasProfessoras
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Plano de trabalho:Testes de biofertilizantes nanotecnológicos em tomateiros e milho.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A busca por métodos sustentáveis na agricultura tem levado ao desenvolvimento de novas tecnologias, como os biofertilizantes nanotecnológicos. Estes biofertilizantes, que contêm partículas projetadas para fornecer nutrientes essenciais às plantas, têm despertado interesse devido ao seu potencial de melhorar o crescimento e a produtividade das culturas.   Este projeto visa avaliar os efeitos de biofertilizantes nanotecnológicos no crescimento e na produtividade de plantas de tomateiros e milho. Realizado em um laboratório, sob a supervisão de um pesquisador, as futuras cientistas irão participar do experimento, avaliando o crescimento das plantas. Os objetivos do projeto incluem despertar o interesse das estudantes pela ciência e agricultura, fornecer uma oportunidade prática de aprendizado e observação, e investigar os benefícios dos biofertilizantes nanotecnológicos na agricultura.   Espera-se que as plantas tratadas com o biofertilizante apresentem um crescimento mais vigoroso, com maior altura, número de folhas e sistema radicular mais desenvolvido. Além disso, espera-se que essas plantas sejam mais produtivas, com um maior rendimento de frutos ou grãos. Os resultados obtidos serão importantes para compreender os efeitos dos biofertilizantes nanotecnológicos e sua relevância na agricultura sustentável. Além disso, espera-se que o projeto desperte o interesse das estudantes pela ciência e promova uma compreensão mais ampla sobre a importância da tecnologia na agricultura.   Em suma, este projeto busca avaliar os efeitos dos biofertilizantes nanotecnológicos no crescimento e na produtividade de plantas de tomateiros e milho, envolvendo as futuras cientistas em uma experiência prática de aprendizado e despertando seu interesse pela ciência e agricultura sustentável. Os resultados esperados contribuirão para o conhecimento sobre o uso de biofertilizantes na agricultura, visando uma produção mais eficiente e sustentável.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
    Distrito Federal    UnB    SQN 316, Bloco H, 312. Asa Norte, DF, Brasil, 70775080AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Análise Genética de Amostras Biológicas.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: As alterações genéticas possuem um papel importante no aparecimento de várias patologias. Mutações e polimorfismos são alterações comumente encontradas. A mutação é a substituição de uma base, alteração de organização e tamanho em uma sequência. Enquanto que o polimorfismo é a variação na sequência de DNA, criando ou destruindo sítios de reconhecimento de uma enzima que pode estar associada a somente uma única base .Dentre os principais polimorfismos de DNA destacam-se os VNTRs/STRs e os SNPs. Os SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) são alterações de apenas um par de bases, chamado de mutação pontual. Esta alteração pode levar à troca de aminoácido na proteína codificada pelo gene ou na maior ou menor taxa de expressão da proteína normal, o que pode causar uma alteração nos mecanismos de controle da pressão arterial, por exemplo, o que associado a fatores ambientais, pode conferir ao paciente uma maior ou menor predisposição a desenvolver doenças complexas como a hipertensão arterial. Os STRs (Short Tandem Repeats) são repetições, em série polimórfica, de sequencias que têm apenas dois a dez pares de nucleotídeos de comprimento. Enquanto os VNTRs (Variable Number of Tandem Repeats) são sequencias.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  GoiásUniversidade Federal de GóiasAvenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia – Prédio da Reitoria.AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Enveredando pelos laboratórios da Escola de Engenharia Civil e Ambiental.
Modalidade: Semipresencial
  Resumo: A engenharia destina-se a solucionar problemas técnicos-tecnológicos da sociedade, com compromisso e reponsabilidade social. Assim, a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) dedica-se a produzir e transmitir conhecimentos em dois cursos da engenharia, quais sejam: Engenharia Civil, que se destina ao estudo da viabilidade e da gestão, do projeto, da criação, da execução, de operações de manutenção e recuperação de obras de infraestrutura; e Engenharia Ambiental e Sanitária, que se destina a elaborar projetos e executar ações que mantenham o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação do meio ambiente. Nesse sentido, para elaborar os diversos projetos é fundamental obter informações sobre os materiais e os recursos naturais que serão utilizados ou ocupados e sobre o comportamento dos diversos sistemas construtivos que compõem as obras de engenharia. Os ensaios em laboratório, especificamente, fazem parte do ferramental utilizado por engenheiros/as em suas atividades profissionais. Desta forma, este projeto visa possibilitar que alunas e professoras do ensino médio se conectem ao mundo das Engenharias. Nesse caminho, alguns ensaios laboratoriais serão executados em seis laboratórios da EECA: Laboratório de Análise de Águas, Laboratório de Asfalto, Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil e Laboratório de Mecânica dos Solos. Pretende-se, portanto, abranger diversas especialidades dentro das áreas de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental e Sanitária. O Núcleo de Estudos em Mecânica Aplicada e Computacional (NEMAC) irá orientá-las para a elaboração de planilhas e gráficos.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  Goiás  Universidade Federal de Goiás  AV ESPERANÇA S/N CAMPUS SAMAMBAIA, GOIANIA/GOAlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Meninas no CRTI
Modalidade: Semipresencial
Resumo: O presente projeto visa trazer meninas do ensino médio para a vivência com as técnicas instrumentais e as rotinas de trabalho do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – CRTI. A proposta visa oferecer as participantes atividades remotas e imersão presencial. O CRTI/UFG atua em suporte as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizadas no âmbito de instituições de ensino e pesquisa e de empresas. As rotinas de trabalho envolvem o recebimento e análise de amostras de diferentes origens e dimensionalidades, requerendo diferentes técnicas analiticas. No entanto, o foco principal desta proposta é a vivência das meninas com técnicas de Microscopia Eletrônica de Alta Resolução.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  Goiás  Universidade Federal de GoiásAvenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia. CEP: 74690-900 Goiânia – Goiás – Brasil.AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: A luz das substâncias químicas.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Buscando oportunizar uma experiência científica para alunas/professoras do ensino médio, os laboratórios de pesquisa LABSIM, LABPN e Biomicrofluídica (μBio) do IQ-UFG propõe um projeto relacionado as substâncias químicas com propriedades luminescentes. A equipe organizou atividades relacionadas a extração, preparação e caracterização destas substâncias em laboratório, além de apresentar uma das aplicações em bioanalíticas com o foco na utilização prática de substâncias luminescentes para realização depara diagnósticos moleculares de doenças de grande relevância local e mundial. Um exemplo de uma substância que apresenta propriedade luminescente e é extraída de plantas é a clorofila. A área de pesquisa de química de produtos naturais visa desenvolver métodos de extração, purificação e caracterização de substâncias presentes nas plantas, como a clorofila muitas substâncias podem apresentar luminescência. Por outro lado, as substâncias orgânicas e inorgânicas também podem ser preparadas em laboratório, e neste caso podemos desenvolver métodos que permitem obter aquelas que podem apresentar luminescência como é o caso do arseneto de alumínio e gálio (AlGaAs) que pode emitir no vermelho ou amarelo dependendo da concentração de um elemento dopante. Já no campo da bioanalítica, a luminescência vem sendo extensivamente utilizada na leitura dos resultados por detecção visual em diagnósticos moleculares de diversas doenças (como por exemplo a COVID-19, dengue, zika, monkeypox, ébola, entre outras), que através dos testes baseados na amplificação de ácidos nucleicos (NAAT), tem viabilizando a identificação específica e sensível de patógenos com grande acurária e confiabilidade. Prova disso, a técnica RT-qPCR, gold standard para diagnóstico da COVID-19, se baseia em luminescência para detecção do SARS-CoV-2. Ademais, as substâncias luminescentes possuem diversas outrasaplicações tecnológicas como em lâmpadas, componentes de telas de computadores e celulares, biomateriais, entre outros. O campo de pesquisa que visa obter e aplicar estas substâncias luminescentes é interdisciplinar e envolve áreas de ciência básica como o da Química, Física e Biologia. Neste projeto, pretendemos trabalhar os conceitos fundamentais relacionados as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do IQ-UFG além de permitir que através de procedimentos experimentais simples as alunas/professoras conheçam as etapas de desenvolvimento necessárias para extrair e isolar produtos naturais, preparar e caracterizar compostos orgânicos e inorgânicos além de desenvolver dispositivos de análise para diagnóstico molecular envolvendo a propriedade de luminescência.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  GoiásUniversiade Federal de GoiásAvenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia – Prédio da Reitoria. CEP 74690-900 Goiânia – Goiás – Brasil.AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Purificação, amplificação e sequenciamento de ácidos nucleicos: princípios e aplicações para identificação molecular de espécies.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A Genética, como componente curricular do Ensino Médio, se apresenta como uma área ampla, repleta de termos técnicos, conceitos e processos que muitas vezes podem dificultar o processo de ensino e aprendizagem. No contexto de apresentar estratégias e metodologias para aprimorar esse processo, a equipe do Laboratório de Genética & Biodiversidade pretende aproximar as estudantes participantes ao universo da Genética e Biologia Molecular, a partir de aulas teóricas e práticas, com o desenvolvimento de todas as etapas de um projeto de pesquisa. Neste contexto, as estudantes terão oportunidade de associar o conhecimento adquirido nessa experiência com questões do cotidiano através dos exemplos e materiais didáticos que serão utilizados. Em um primeiro momento, elas serão apresentadas às boas práticas em laboratório, além de terem um primeiro contato com técnicas de limpeza e autoclavagem de materiais. Em seguida, elas terão a oportunidade de aprenderem metodologias de extração de ácidos nucleicos. A partir da prática de extração de DNA, elas poderão associar que essa molécula pode ser encontrada em diversos tipos celulares e, assim, a equipe pretende direcionar debates a fim de aprofundar questões científicas ligadas à genética. Em seguida serão realizadas práticas de amplificação de ácidos nucleicos por PCR e sequenciamento clássico, que também serão importantes para trabalhar o tema de identificação molecular de espécies. Esses conteúdos têm relação com algumas competências da BNCC. Com isso, as práticas e exemplos selecionados serão fundamentais para que elas consigam se instrumentalizar para conduzirem um experimento científico do início ao fim. Além disso, terão oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe durante as aulas práticas e de aprimorar a comunicação escrita (relatório) e oral (apresentação do relatório), finalizando esse ciclo formativo.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
Mato Grosso do SulUniversidade Federal de Mato Grosso do SulCidade Universitária, Av. Costa e Silva – Pioneiros, MS, CEP: 79070-900AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Entre paredes e tintas: testes para o uso da terra em edificações.
Modalidade: Semipresencial
  Resumo: A terra é empregada na produção de abrigos desde os primeiros registros de vida em comunidades. Atualmente, busca-se que as antigas técnicas de construção com terra crua incorporem inovações tecnológicas para promover maior qualidade no ambiente construído e menor impacto ambiental. Reduzir o uso de cimento Portland na construção civil é um significativo passo para a produção de edificações mais sustentáveis, já que a fabricação desse material emite uma grande quantidade de CO2 na atmosfera. A técnica da taipa apiloada, que é reconhecida por sua adequação à arquitetura contemporânea, possibilita o uso de terra e diferentes materiais alternativos ao cimento para estabilização. O objetivo desse estudo é avaliar diferentes composições (traços) desses materiais alternativos com a terra para aplicação em paredes de taipa de pilão e, ainda, sensibilizar as jovens cientistas sobre as potencialidades do uso da terra para a produção de edificações resistentes e com baixo impacto ambiental de produção. Pretende-se testar o solo da região de Campo Grande/Mato Grosso do Sul em combinações com ativadores alcalinos e biopolimeros para avaliação da resistência mecânica e absorção por imersão.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  Mato Grosso do Sul  UFMSRua Oscar Trindade de Barros, 740 – Bairro Serraria – Aquidauana/MS – CEP = 79.200-000 Tel.: (67)3241-0410 (Direção)AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Reconhecendo a ciência do solo pela geração de novas cientistas sul matogrossenses.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A ciência do solo envolve várias áreas, tais como: gênese (formação), química, física, fertilidade, ensino, uso, manejo e conservação, biologia, classificação, levantamento, mineralogia e morfologia; dentre outras. Dada a importância do solo, muitas universidades e institutos de pesquisa contam com departamentos que se dedicam especificamente ao estudo desse tema. Todo o conhecimento gerado sobre solos nos últimos cem anos tem sido utilizado por diversos profissionais, destacando-se: produtor agrícola, produtor florestal, pecuarista, técnico agropecuário, técnico florestal, engenheiro civil, engenheiro ambiental, engenheiro agrônomo, zootecnista, geólogo, engenheiro agrícola, geógrafo, biólogo, engenheiro florestal, dentre outros. Além destes profissionais, a população em geral deve ser estimulada a conhecer o solo, para entender suas funções e se preocupar com a sua preservação. Apesar de sua importância, o espaço dedicado ao solo, no ensino básico e médio, é frequentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana como rural. O plano de trabalho tem o objetivo de oportunizar às participantes conhecer o recurso solo, suas funções e a importância da sua conservação para o desenvolvimento humano do ponto de vista científico, e estimular o ingresso na carreira científica. Será desenvolvido em formato híbrido no Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e via Google Meet. As participantes executarão 4 experimentos sobre solos no laboratório do Campus, sendo: sequência de formação dos solos, que permite demonstrar os estágios da sua formação; Uso e ocupação dos solos urbanos, impacto da chuva na erosão dos solos cobertos e descobertos; e Macrofauna do solo, para identificação dos organismos em solos com diferentes usos. Também participarão de um programa de rádio ou podcast, e terão palestras com docentes cientistas de outros estados, com os temas: Desvendando a ciência do solo no Mato Grosso do Sul, Comida, água e abrigo: solos e seus superpoderes, O efeito do sombreamento na saúde e fertilidade dos solos e Educação em solos e o papel dos museus. Espera-se que ao final do projeto as participantes despertem o interesse para a carreira científica, desenvolvam senso crítico sobre a importância dos solos para o desenvolvimento humano; que a imersão científica inspirem-as a ingressar em um curso superior, no ano de 2024; e elevar a inserção social e divulgação científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  Mato GrossoUniversidade do Estado de Mato GrossoAv. Tancredo Neves, 1095 – Cavalhada II, Cáceres – MT, 78200-000AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Mudanças morfológicas no córrego Olhos d’ água – Cáceres – Mato Grosso: análise em canal fluvial urbanizado, práticas em pesquisas, ensino e extensão.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: O projeto tem por objetivo desenvolver o gosto pela pesquisa entre alunas do ensino médio e inserí-las como futuras cientistas na pesquisa em Geografia, de maneira que envolva a teoria, a prática de campo e laboratório. Serão realizadas aulas teóricas, campo e laboratório. Na teoria serão discutidos a temática sobre bacia hidrográfica, canal urbano, uso e ocupação da terra, gestão e planejamento dos recursos hídricos. Em campo serão mensurados a hidrodinâmica (largura, profundidade e velocidade) para o cálculo de vazão e coletas de amostrass de sedimentos de fundo e em suspensão. Ainda em campo, será realizado sobrevoo com drone e aplicados questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas com os moradores próximo ao córrego Olhos D’ Água. Serão realizadas no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial “Sandra Baptista da Cunha” da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat análises dos sedimentos coletados em campo. Aplicar-se-á o método de peneiramento e evaporação. No decorrer dos trabalhos serão proferidas palestras com professores da Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. E participação de um professor da Universidade Federal da Grande Dourados. Docentes que fazem parte da equipe executora do projeto. Os dados serão tabulados, analisados, interpretados e apresentados no evento nacionalmente. Espera-se com a execução desse projeto inserir essas jovens meninas na pesquisa científica, bem como contribuir com conhecimentos para a sua formação.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
MATO GROSSOUniversidade do Estado de Mato Grosso – UNEMATUnidade II – Av. Perimetral Rogério Silva, s/n – Jardim Flamboyant – CEP 78580-000AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Porta-enxertos para maracujazeiro-azedo: novas alternativas para testes de resistência a fusariose.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Conhecido popularmente como maracujá, os maracujazeiros pertencem ao gênero Passiflora (Familia Passifloraceae) e estão distribuídos na flora neotropical. O Brasil é considerado o maior produtor mundial da fruta que possui alto valor econômico. Além disso, também é considerado um centro de diversidade de maracujazeiros silvestres. Atualmente a cultura do maracujá vem sofrendo com uma doença chamada fusariose, causada pelo fundo Fusarium oxysporium. Esse fungo vive no solo e causa o apodrecimento das raízes da planta, o que leva a morte precoce. Como se trata de uma doença que ainda não há controle químico, uma alternativa tem sido explorada é a identificação e uso de espécies silvestre resistentes ao fungo como porta-enxerto. No entanto, os estudos sobre enxertia de maracujazeiro ainda são escassos e requer investimentos na pesquisa para contribuir com a cultura. Como resultado é esperado a obtenção de mudas enxertadas em novos porta-enxertos de maracujazeiro silvestre para que possam ser testadas quanto a resistência, desenvolvimento a campo e produtividade. Além disso, gerar de dados para publicações na forma de resumos, trabalhos completos, capítulos de livro, artigos científicos e apresentações em eventos e propiciar a formação de recursos humanos em diferentes níveis, envolvendo estudantes da educação básica, graduação, pós-graduação e professores. Por fim, subsidiar pesquisas futuras com maracujazeiro.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
Mato GrossoUNEMATPerimetral Rogerio Silva 3940, Bairro Flamboyant CEP78580-000 – Alta FlorestaAlunasProfessoras
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Plano de trabalho: Cultivo de orquídeas in vitro com meio alternativo com uso de óleo essencial de capim limão.
Modalidade: Semipresencial
  Resumo: O cultivo in vitro de orquídeas é uma maneira de aumentar a possibilidade de propagação do gênero. Alem de ser uma ferramenta de preservação de espécies. O uso de tecnologias simples como a micropropagação de orquídeas em meio de cultura alternativa, que é utilizada também para atividades de pesquisa, visa a ampliação da ciência em favor da preservação de orquídeas. Uma das vantagens do uso de meio alternativo no cultivo de orquídeas é o uso de materiais acessíveis e de fácil manuseio. O que permite a chance de aumentar o sucesso de perpetuação de diferentes espécies de orquidáceas. O acréscimo de óleos essenciais possibilita em algumas situações controle de fungos e bactérias no meio de cultura e pode proporcionar melhor desenvolvimento da planta dependendo das concentrações associadas.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  Mato Grosso  UNEMAT  Av. Tancredo Neves, 1095 – Cavalhada II – CEP: 78.200-000 – Cáceres – MT  Alunas  Professoras
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Plano de trabalho: Fazendo ciência no Pantanal.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: O Pantanal é uma das maiores extensões inundáveis do planeta e recebe águas de diversos rios do planalto que se espalham em um mosaico de diversas formas, canais, baias e outros cursos hídricos. As inundações que ocorrem nesse ambiente tão peculiar que se divide entre estações de chuva intensa e seca, determinam áreas de transição conhecidas como zona de transição aquático-terrestre. Por causa dessas peculiaridades, muitas pesquisas são desenvolvidas nesse bioma afim de entender como interagem os fatores bióticos e abióticos para sua complexidade e manutenção. O Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte (LIPAN) desenvolve trabalhos na linha de pesquisa da ecologia aquática, abarcando assim várias temáticas pertinentes tais como o estudo, identificação e dinâmica de alimentação de peixes, fluxo de carbono (gases do efeito estufa), análise e tratamento da qualidade da água, saúde e ambiente, ecologia de plantas aquáticas entre outras. Desta forma, esperamos receber futuras cientistas que estejam interessadas em conhecer as diferentes possibilidades de estudos e pesquisas desenvolvidas em diferentes perspectivas. Para tanto, as estudantes serão previamente convidadas a momentos de conhecimento, leitura, interpretação e discussão de uma vasta literatura sobre a ciência, a pesquisa científica, o pantanal, a dinâmica das águas e os demais temas que serão objeto de estudos da imersão. Nesta etapa, as estudantes serão acompanhadas de maneira remota e as aulas acontecerão no modo on-line. Após o momento teórico, as futuras cientistas serão convidadas a desenvolver os estudos práticos organizados em coleta de campo e análise laboratorial das pesquisas orientadas pelos pesquisadores do LIPAN: análise da contribuição das plantas aquáticas para o Pantanal; análise da qualidade da água de cursos hídricos gerais; identificação de insetos no Pantanal. As práticas de campo e laboratório serão combinadas em semanas presenciais previamente informadas no cronograma de atividades. Ao final do ciclo de aulas teóricas e práticas (campo e laboratório) as estudantes serão acompanhadas na escrita e sistematização dos relatórios técnicos a serem entregues como finalização da imersão, etapa que será semi-presencial. Com essa proposta de trabalho, esperamos ofertar às meninas que visualizem seus horizontes na pesquisa e descubram novos caminhos como uma real possibilidade de pesquisadoras.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  Mato Grosso  Universidade do Estado de Mato Grosso  Alta Floresta, MT – Avenida Perimetral Rogério Silva, número S/N, bairro RI. Complemento: Norte 2  Alunas  Professoras
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Plano de trabalho: Teste Allium cepa como bioindicador de citogenotoxicidade em extratos aquosos de Cymbopogon
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A espécie Cymbopogon citratus, pertence à família Poaceae, é popularmente conhecida como capim-cidreia, caracteriza-se por sua ação calmante, espasmolítica, antiespasmódico, bactericida, inseticida, antimutagênico e por inibir o crescimento de fungos. Sendo assim, este estudo possui com o intuito analisar o potencial citotóxico e genotóxico do extrato aquoso de capim-cidreira por meio do teste de Allium cepa. O extrato aquoso do tipo infusão será obtido a partir das concentrações 12.5, 25, 50, 75 e 100 mg mL-1. O experimento será conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC), em um esquema fatorial de 2 x 5 + 1. Para a análise do experimento utilizará se parâmetros microscópicos, tais como, índice mitótico (IM), percentual de intérfase (PI) e indíce de anormalidade (IA). Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância e as médias significativas comparadas entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Diante do exposto, espera-se que esta pesquisa traga informações relevantes sobre os efeitos citotóxicos e genotóxicos do capim-cidreira, contribuindo assim para determinar a dosagem correta do extrato para ser empregada em fins medicinais, e a fim de disponibilizar o conhecimento sobre suas potencialidades benéficas e maléficas, e conscientizar as pessoas sobre os possíveis efeitos que as plantas medicinais podem causar quando não utilizadas de forma correta.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
    Mato Grosso  Universidade do Estado de Mato Grosso  Avenida Perimetral Rogério Silva, número S/N, bairro RI. Complemento: Norte 2. Alta Floresta, MT.AlunasProfessoras
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Plano de trabalho: serpentes aqui, serpentes acolá: a conexão com a biodiversidade como ferramenta didatico-pedagógica na escola – Município de Alta Floresta – Mato Grosso.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Existem atualmente aproximadamente 11.570 espécies e subespécies de répteis descritas para todo o mundo. Na América do Sul são descritas atualmente 2.233 espécies. Nesse cenário o Brasil ocupa o segundo lugar em diversidade de répteis no mundo. serpentes), 36 Testudines e seis Crocodylia. O estado de Mato Grosso abriga três dos principais biomas brasileiros, Amazônia, Cerrado e Pantanal. A região apresenta clima sazonal tropical com estação chuvosa e seca bem definida. Nesse contexto este projeto terá como objetivo: fomentar e difundir o conhecimento da diversidade regional através de formação de formação de educadoras ambientais no contexto escolar nos municípios de Alta Floresta – Mato Grosso. O projeto será desenvolvido no mês de janeiro de 2024. O projeto será executado em três etapas: 1. Conceitos teóricos e elaboração de problemas e hipóteses; 2. Interação e observação dos aspectos morfológicos de exemplares de serpentes da coleção herpetológica do laboratório de zoologia da Unemat – Campus Alta Floresta e de exemplares vivos resgatados pela 7ª Companhia de Bombeiros de Alta Floresta; 3. Elaboração de estratégias e abordagens para a construção de diálogos no contexto escolar enfocando a importância da conservação das serpentes como elementos a biodiversidade. Nesse contexto espera-se que a formação de stakeholders que atuem estimulem a investigação cientifica e o olhar curioso na comunidade escolar, estimulando processos didáticos formativos que contemplem o biodiverso. Em nenhum momento a comunidade escolar será estimulada a capturar, coletar ou manusear os animais silvestres. Ao final do projeto, as participantes irão desenvolver, com orientação e auxilio dos monitores, uma oficina em uma área de lazer do município, com o objetivo de estimular o conhecimento e desmistificação de serpentes ocorrentes no perímetro urbano. Além disso, os populares, em especial crianças e adolescentes, poderão observar os exemplares que foram capturados em encontros ocasionais nas áreas urbanas, permitindo o contato e sensibilização.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
    Mato GrossoUniversidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Alta Floresta    Travessa Rubi n. 38, Jardim Primavera, CEP: 78.580-000  Alunas  Professoras
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Plano de trabalho: Confecção de lâminas histológicas como estratégia para promover a interação e a ressignificação dos conteúdos de Botânica.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: No Brasil, as escolas de educação básica geralmente não utilizam métodos de ensino que façam com que os alunos tenham um contato maior com as plantas e sejam mais participativos em aula, causando, assim uma maior apatia por parte desses pelo conteúdo de Botânica. Neste contexto, este projeto tem como objetivo confeccionar lâminas histológicas de plantas que pertencem a flora Mato-Grossense, junto ao Programa Futuras Cientistas com alunas da rede pública de ensino, com a finalidade de promover a interação e a ressignificação dos conteúdos de Anatomia Vegetal de uma forma com que as alunas consigam se relacionar com os conteúdos de Botânica que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e se colocar como construtoras do seu próprio conhecimento. As atividades deste projeto serão realizadas no Laboratório de Anatomia Vegetal da Universidade do estado de Mato, Campus de Alta Floresta, onde dispõe do aparato instrumental necessário para a realização das aulas teóricas e práticas. Esse projeto será executado em três fases, sendo a primeira com aulas teóricas sobre célula vegetal, principais órgãos, tecidos, funções e adaptações. Na segunda, serão realizadas atividades práticas de coleta, fixação, processamento de amostras para microscopia óptica, obtenção e análise de dados anatômicos. Na terceira fase, as alunas irão apresentar e socializar os resultados. Assim, espera-se que as atividades experimentais investigativas deste projeto permitam com que a alunas tenham um contato maior com as plantas, que elas sejam construtoras do seu próprio conhecimento e espera-se também estabelecer um diálogo maior entre a Universidade e a comunidade local por meio de ações como essa.