Planos de trabalho 2024: Região Sul

Publicado em

Nesta edição das Futuras Cientistas, serão desenvolvidos os seguintes planos de trabalho na região Sul do Brasil.

ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  PARANÁUniversidade Federal do ParanáRua Pioneiro, 2153. Bairro Jardim Dallas. Palotina- Paraná. CEP: 85950000AlunasProfessoras
146
Plano de trabalho: Pesquisa no setor aeroespacial. Modalidade: Semipresencial
Resumo: As atividades desenvolvidas estarão centradas no setor aeroespacial, as alunas e a professora terão oportunidade de projetar, construir e testar minifoguetes com a finalidade de competição e para reflorestamento, construindo robô para favorecer o lançamento dos minifoguetes e aprendendo a programar os robôs construídos, além de terem contato com os resultados recentes do Observatório Pierre Auger. Este é o maior observatório de raios cósmicos do mundo, com a participação de 400 pesquisadores de todo o mundo, incluindo brasileiros. As alunas farão uma introdução à pesquisa em astrofísica utilizando ferramentas computacionais como o python e Jupyter, utilizando dados recentes do Observatório Pierre Auger.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
SANTA CATARINALink Tecnologia SocialRua São Paulo, nº 977, casa 04, Guarujá, São Paulo, CEP 11450060AlunasProfessoras
21
Plano de trabalho: Tópicos em Biologia: da teoria à prática Modalidade: Remoto
Resumo: Ser cientista transcende o estereótipo de estar apenas em laboratórios, a metodologia científica também inclui observar, questionar, inferir e compreender fenômenos. Além disso, a análise de dados, a escrita e a leitura de artigos também compõem a rotina científica. Um ensino eficaz propõe aos discentes a percepção da disciplina em seu cotidiano, no caso da biologia é possível percebe-la não somente no mundo externo, como também no próprio indivíduo. Objetivos: Despertar o interesse por temáticas recorrentes no universo da bioquímica e biologia molecular; demonstrar como os conhecimentos de bioquímica e biologia molecular podem estar presentes no cotidiano das discentes; apresentar a metodologia científica de forma clara e concisa; proporcionar imersão científica de forma remota e prática com materiais de fácil acesso. Resultados Esperados: s atividades previstas nesse projeto visam aproximar alunas do ensino básico e cientistas convidados para discussão de temas de grande relevância científica e social; esclarecer a presença desses assuntos no cotidiano; Impulsionar a representatividade feminina na carreira científica; proporcionar a construção do pensamento crítico; trabalhar em conjunto com as discentes para a resolução de estudos de caso, bem como discutir possíveis soluções para o impacto de problemáticas socioambientais.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
SANTA CATARINAUniversidade Federal de RondôniaEstrada de Santo Antônio, 4037. Apto 403, Bco O. 76805-696AlunasProfessoras
20
Plano de trabalho: “ISTO É FÍSICA”.
Modalidade: Remoto
Resumo: O “Isto é física” é um projeto que tem por objetivo a popularização da ciência a partir de atividades que abordem fenômenos científicos com o intuito de despertar a curiosidade, o conhecimento e a compreensão do público acerca do processo científico. O projeto insere-se nas atividades de educação básica a partir do que destaca os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que cita que a utilização de projetos, práticas experimentais, vivências e o ensino contextualizado como importantes mecanismos para a formação científica de pessoas atuantes no mundo tecnológico e em transformação. O “Isto é física” constitui-se de uma série de demonstrações do cotidiano, abordando a aplicação da Física para a execução delas e demostrando, por software de modelagem computacional, os princípios físicos de aplicação. Este projeto é apresentado de uma forma divertida com imagens, vídeos do cotidiano e situações diversas que estão presentes no dia a dia. Cada tema terá representações diárias das pessoas. Ele é conduzido por monitores que, além das apresentações, irão dialogar com os participantes, de forma divertida, dinâmica, envolvente e interativa. Durante a apresentação os participantes são convidados observar e perceber o aspecto físico aplicados à ação desenvolvida. Espera-se que o “Isto é física” consiga apresentar uma física diferente, mostrando que a ciência está próxima do cotidiano das pessoas e das coisas mais simples e rotineiras que realizamos diariamente, além de despertar o interesse e a curiosidade das e dos estudantes para a aprendizagem dos fenômenos físicos apresentados durante a realização do projeto.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  RIO GRANDE DO SULUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTASRua Gomes Carneiro, nº 01 – Centro. CEP. 96.010-610. Pelotas-RSAlunasProfessoras
  4  2
Plano de trabalho: Futuras Cientistas na UFPel: Prospectando Jovens Talentos para a Química e para a Construção de uma Sociedade Diversa e mais Sustentável.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: Tendo em vista que, comparada a outras áreas como as ciências sociais e humanas, a área da química continua pouco atraente especialmente para meninas que buscam continuar sua formação em cursos de graduação e pós-graduação, vários estudos vêm sendo feitos em todo o mundo para diagnosticar as principais causas e buscar desenvolver políticas para superar essa questão. Neste sentido, diversos estudos já foram e estão sendo realizados a fim de modificar a forma de abordagem da ciência e incentivar a vida profissional na área desde a adolescência, visando minimizar os estereótipos construídos ao longo da vida. Com o desenvolvimento deste projeto objetiva-se uma maior integração entre a pesquisa científica e o ensino médio, com consequente motivação das estudantes e também das professoras para a vocação científica e descoberta de talentos potenciais nas áreas de ciências exatas, como a química. Para tanto, serão propostas atividades relacionadas aos ensaios analíticos quali e quantitativos para avaliação dos parâmetros físico-químicos de potabilidade da água, que possibilitam também a discussão sobre a necessidade do desenvolvimento de métodos ambientalmente amigáveis e de práticas mais sustentáveis. Espera-se que o conteúdo abordado no projeto, por meio de palestras e atividades no laboratório, se aproxime dos conteúdos teóricos e práticos que foram ou serão abordados na sala de aula, além de esclarecer a importância e aplicação das ciências exatas no dia a dia das estudantes. Além disso, espera-se que a interação com o grupo de pesquisa motive as estudantes e professoras para continuarem seus estudos na área de química.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  RIO GRANDE DO SULUNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA  R GENERAL OSORIO, 900 – Bagé/RS CEP 96.400-100AlunasProfessoras
21
Plano de trabalho: MONTANDO ESTRUTURAS COM CARBONO EM 3D Modalidade: Semipresencial
Resumo: O projeto visa trabalhar com as meninas a elaboração de estruturas de carbono a partir da impressão 3D, para isso, é necessário que as meninas aprendam a respeito das diferentes estruturas de carbono, se familiarizem com a impressão 3D e, posteriormente imprimam e elaborem seus próprios modelos. Como resultado, esperamos que as meninas se interessem pela atividade de pesquisa e aprendam a respeito das estruturas de carbono e da impressão 3D.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  RIO GRANDE DO SULUniversidade Federal do Rio Grande do Sulv. Bento Gonçalves, 9500. Campus do Vale. Porto Alegre – RS. CEP 91501 – 970AlunasProfessoras
31
Plano de trabalho: Projeto CROMA: Explorando as Cores através da Química Experimental.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A química é uma ciência singular que tem como principal objetivo compreender a composição e as mudanças da matéria, permitindo um entendimento mais amplo do mundo que nos rodeia. Os experimentos selecionados são simples, mas os conceitos envolvidos em cada um serão amplamente discutidos, desde as propriedades da matéria como a densidade, a condutividade de materiais podendo explorar até a eletroquímica e claro, a catálise, desde a concepção de um catalisador até o estudo do mecanismo reacional e a velocidade de uma reação química. O objetivo geral é ensinar química pela experimentação e motivar as participantes a conhecer o mundo da pesquisa e da ciência. Os resultados esperados incluem a compreensão conceitual, habilidades práticas, pensamento crítico e resolução de problemas, curiosidade científica, colaboração e trabalho em equipe, e a conscientização sobre segurança em laboratório.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  RIO GRANDE DO SULUniversidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro LargoRua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1.580,São Pedro, Cerro Largo/RS CEP 97900- 000AlunasProfessoras
  3  1
Plano de trabalho: Construção de um fotômetro: promovendo o protagonismo feminino Modalidade: Semipresencial
Resumo: Neste projeto é apresentado a proposta de construção de um fotômetro que permitirá realizar determinações químicas em comprimentos de onda na região do visível do espectro eletromagnético. Todos os materiais utilizados na construção do equipamento são de baixo custo e de fácil aquisição podendo ser replicado por professoras de química da educação básica. Sabe-se que na educação básica brasileira há um descanso em relação a experimentação, isso se deve, dentre outros fatores, a falta de laboratórios e equipamentos nas escolas públicas, o que prejudica o aprendizado dos estudantes que deixam de ter acesso a conhecimentos importantes para seu desenvolvimento científico e tecnológico. Diante disso, a construção de equipamentos de laboratório com materiais de baixo custo e fácil aquisição surge como uma opção viável para introduzir a experimentação nas aulas da educação básica. Nesta perceptiva pretende-se selecionar alunas e professoras do ensino médio de escolas públicas para durante o período de férias escolares fazerem uma imersão científica no Laboratório de Química Instrumental da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul. Durante esta imersão científica as mesmas atuarão na montagem e programação do fotômetro e executarão testes para verificar a sua eficiência comparando as análises realizadas com ele com análises semelhantes que realizarão utilizando o espectrofotômetro comercial. Pretende-se com a excussão deste projeto contribuir na formação das estudantes fornecendo uma concepção de Ciência como atividade humana em construção. Também pretende-se propor as professoras a formação de um núcleo de experimentação científica, em sua escola, onde orientarão grupos de estudantes a desenvolverem procedimentos experimentais com o uso do fotômetro, uma vez que os fotômetros montados serão doados à escola participante. Desta maneira, justifica-se o viés científico e tecnológico deste projeto de trabalho contribuindo para formação de recursos humanos qualificados, viabilizando a convivência de alunas e professoras do ensino médio com conhecimentos próprios da área científica, proporcionando-lhes a difusão e troca de conhecimentos científicos e gerando soluções tecnológicas a falta de equipamentos em escolas de educação básica e engajam mulheres nesta área da ciência.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
RIO GRANDE DO SULUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)v. Roraima 1000 – Cidade Universitária – Camobi – Santa Maria/RS – CEP: 97105-900AlunasProfessoras
21
Plano de trabalho: Xô #fakenews: verdades e mentiras do cotidiano contadas no laboratório Modalidade: Semipresencial
Resumo: A química está presente no cotidiano da população e, culturalmente, é tida como de difícil compreensão. Ainda, a química é vista por muitos como ruim, poluidora e/ou contaminante. O projeto, intitulado “Xô #fakenews: verdades e mentiras do cotidiano contadas no laboratório”, tem por objetivo esclarecer conceitos químicos relacionados a situações cotidianas envolvendo alimentos, higiene e questões ambientais. A ideia é que as participantes do projeto (5 futuras cientistas) atuem em situações- problema (vídeos errôneos e/ou mitos publicados em redes sociais) envolvendo a química do cotidiano (acidez/basicidade de alimentos, mistura de produtos de limpeza, higiene e ângulo de contato entre a água e superfícies), busquem a compreensão do conceito físico/químico envolvido e realizem experimentos para explicar o fenômeno/situação, refutando a explicação inicial. Ao longo do mês de janeiro de 2024, as alunas participarão de atividades remotas e presenciais, palestras, práticas e experimentos em laboratórios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), uso de equipamentos (eletrônicos e de proteção), vidrarias, soluções e softwares. Além disso, prioritariamente, o projeto tem a função de instigar o questionamento e a curiosidade científica das participantes, a compreensão da importância do método científico e do uso de referências e fontes confiáveis, o incentivo às meninas e mulheres na ciência estimulado pelas autoras e pesquisadoras-tutoras (todas mulheres) e a convivência em ambientes de laboratórios de pesquisa. Venha nessas férias fazer uma imersão no mundo da ciência.
ESTADOUPENDEREÇOVAGAS TOTAIS:
  RIO GRANDE DO SULUniversidade Federal de Santa MariaAv. Roraima 1000 – Cidade Universitária – Camobi – Santa Maria/RS – CEP: 97105-900AlunasProfessoras
41
Plano de trabalho: A Química dos Perfumes.
Modalidade: Semipresencial
Resumo: A química, como todas as demais áreas que estudam propriedades de substâncias e as interações entre elas, é fundamental para a perfumaria. Uma empresa de perfumaria possui especialistas em todos os ramos da química, físico-químicos, analistas, orgânicos sintéticos e bioquímicos. A produção de uma nova fragrância ou perfume surge da mistura das ciências químicas, biológicas, toxicológica, sensoriais e comportamentais. E desta produção emerge a necessidade de desenvolver uma série de habilidade químicas voltadas para esta área. Nosso principal objetivo neste projeto é mostrar para alunas do ensino médio o uso da química em um ambiente excitante e que nos remete a boas sensações no cotidiano. Além disso, embora sejamos Químicas Orgânicas tratando de produção de perfume e caracterização de componentes e suas interações com a pele humana, queremos transmitir que o trabalho interdisciplinar é essencial para o sucesso da produção de insumos. Neste caso, a ideia é chamar atenção sobre como a Química atrelada a perfumaria (ou outra área correlata) continua e continuará sendo uma área central na indústria de insumos cosméticos, farmacêuticos e de uso geral.