Imersão científica

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O Futuras Cientistas é um programa voltado para a inclusão de adolescentes e mulheres nas ciências STEM. Dentre nossas diversas atividades, uma das principais é o Módulos 1: Imersão Científica.

Módulo 1: Imersão Científica

A Imersão Científica acontece durante as férias escolares (em geral no mês de Janeiro), as atividades com os planos de trabalho variam, podendo ser remotas ou presenciais. É um momento para as participantes experienciarem a produção científica. Além dessas atividades, são oferecidos workshops e palestras abertas ao público, essas duas últimas atividades acontecem exclusivamente de forma remota para que as participantes de todo o país tenham acesso.

Para a Imersão Científica acontecem primeiro a seleção dos planos de trabalho, que são preparados e enviados pelos próprios laboratórios. Após a divulgação do resultado temos a seleção das participantes, que se divide entre alunas e professoras. Após o resultado final, as participantes ainda devem fazer a escolha de qual workshop tem interesse em participar.

ETAPA 1: Inscrição de Planos de Trabalho

Quando? Julho/Agosto

Quem faz? Pessoas pesquisadoras das instituições parceiras

Os planos de trabalho seguem critérios técnicos e precisam passar pela banca de avaliação do Futuras Cientistas antes de serem aprovados. Para a inscrição, os coordenadores devem enviar os seguintes dados:

  • Título do plano;
  • Instituição sede;
  • Região;
  • Estado;
  • Número máximo de participantes que podem receber;
  • Modalidade (presencial/remota);
  • Resumo do plano de trabalho;
  • Lista de materiais com quantidade por participante e total;
  • Estimativa de custo por participante;
  • Endereço para envio de material;
  • Cronograma de atividades
  • Lista de dados da equipe com:
    • Nome completo;
    • Telefone de contato;
    • Endereço;
    • Função (Coordenador, tutor, monitor, palestrante);
    • Carga Horária.

Para avaliação serão considerados os seguintes critérios:

  • Adequação do conteúdo aos objetivos deste edital;
  • Viabilidade de aquisição dos materiais solicitados;
  • Segurança de envio e manuseio dos materiais solicitados na residência das participantes (apenas planos remotos);
  • Mérito Científico;

Cada critério gerará uma pontuação usada para controle interno da equipe. Feito isso, eles serão divididos entre aprovadosrejeitados ou para reavaliação e o resultado divulgado. Os planos para reavaliação estão sujeitos a mudanças (número de participantes a receber, revisão de quantidade de materiais, tipo de material, choque de cronograma). Após finalizada a reavaliação, é divulgada a lista final com o nome do plano, instituição, estado, situação final e números de vagas.

ETAPA 2: Inscrição de estudantes e professoras

Quando? Setembro/Outubro

Quem faz? Estudantes do segundo ano e professoras do Ensino Médio

Há dois tipos de avaliação para participantes: alunas e professoras. Atualmente fazemos uso de um mesmo formulário, para diminuir o tamanho do arquivo, optamos por fazer essa divisão apenas no final do processo de inscrição. Antes disso é feita a coleta de dados, divisão por região, estado e seleção do plano de trabalho de interesse.

No início do formulário apresentamos de forma breve a imersão científica e disponibilizamos anexos com quadro de vagas, planos de trabalho e termos a serem assinados pelas candidatas (autorização dos pais, compromisso, uso de imagem).

OBS: A quantidade de vagas varia por estado, sendo influenciadas pela disponibilidade de planos de trabalho na região sendo posteriormente divididas entre alunas e professoras. Para as alunas ainda é subdividido entre escolas regulares e integrais/semi-integrais. Ainda dentro deste total existem as vagas destinadas a atender à lei cotas (tanto de alunas quanto de professoras). Dessa forma, não temos um quadro de vagas fixo para todos os anos.

Inscrição

Primeiro solicitamos o email da candidata. Em seguida, estará disponível uma pesquisa de marketing com a seguinte pergunta:

  • Como ficou sabendo do programa? (Conta do instagram, facebook, twitter ou tiktok do programa, whatsapp, escola, conta do instagram, facebook ou twitter de parceiros e etc.)

 A partir daí as candidatas nos fornecem seus dados pessoais:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • RG;
  • CPF;
  • Endereço de residência;
  • Dados bancários (apenas Banco do Brasil);
  • Dois telefones para contato;
  • Tamanho do jaleco;
  • Nome da escola que atua/estuda;
  • Endereço da escola;
  • Tipo de ensino [regular, integral/semi-integral];
  • Telefone de contato da escola;
  • Região em que estuda/trabalha e por consequência qual participará;
  • Estado em que estuda/trabalha e por consequência qual participará;
  • Seleção do laboratório que quer participar (com base na disponibilidade para o estado);
  • “Já participou anteriormente de alguma imersão científica?”

As participantes devem então enviar cópia digital dos seguintes documentos:

Alunas:

  • Declaração de responsabilidade e envio de documentos (os dois lados do RG) em PDF ou JPEG;
  • Declaração de ciência da necessidade de aparelho eletrônico (celular ou notebook);
  • Envio de currículo lattes (opcional);
  • Comprovante de residência;
  • Enviar documentação comprobatório do currículo lattes;
  • Cópia com carimbo da escola das médias do 2º ano do ensino médio nas seguintes matérias: português, matemática, física, química e biologia.;
  • Termo de autorização assinado pelo representante legal (menores de 18 anos).

Professoras:

  • Declaração de responsabilidade e envio de documentos (os dois lados do RG) em PDF ou JPEG;
  • Declaração de ciência da necessidade de aparelho eletrônico (celular ou notebook);
  • Envio de currículo lattes;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovação de vínculo empregatício com a escola.

Avaliação de candidatas

Alunas:

  • Média aritmética das médias de português, matemática, biologia, química e física;
  • Vídeo falando sobre o porquê tem interesse em participar do projeto.

Estão automaticamente desclassificadas:

  • Alunas não vinculadas a rede estadual de ensino (colégio militar, instituto federal, escolas municipais);
  • Alunas com média inferior a 7 em qualquer uma das matérias;

Limitantes:

  • Máximo de 5 alunas por escola;

Professoras:

Devem ser fornecidas as seguintes informações sobre sua experiência profissional:

  • Perfil acadêmico/titulação (graduação, especialização, mestrado, doutorado);
  • Especificar o tempo de atuação (anos/semestres) como docente e o nível (ensino médio, ensino superior, orientação de trabalho de iniciação científica e orientação de feira de ciências);
  • Desenvolvimento de atividades de pesquisa (publicação de livro técnico-científico, publicação de capítulo em livro técnico-científico, trabalho completo publicado em periódico e indexado, trabalho completo em Anais de congresso científico, curso de extensão ministrado, curso de capacitação ministrado – adicionar quantidade de cada área);
  • Outras atividades (orientação de estudante de graduação ou de outra natureza [semestres], participação em bancas, apresentação de seminário ou comunicação oral em congresso científico, premiação de trabalho científico e premiação em missão científica)

Também deve ser solicitado vídeo da candidata falando sobre o porquê tem interesse em participar do projeto.

A cada candidata será atribuída uma pontuação, limitada a até 13 pontos, que permitirá o ranqueamento de acordo com a seguinte tabela:

ATIVIDADEPESO
I-Perfil Acadêmico (Máximo de 4,0 pontos)
Título de graduação1,0
Título de mestrado1,0
Título de especialização1,0
Título de doutorado1,0
II- Atividade Docente (Máximo de 4,0 pontos)
Ensino de nível superior (Máximo 1,5 pontos)0,2/semestre
Ensino de nível médio (Máximo 2,5 pontos)0,2/ano
Orientação de trabalho de Iniciação Científica (Máximo 1,0 pontos)0,35/ano
Orientação de trabalho de Feira de Ciências (Máximo 0,75 pontos)0,25/ano
III- Atividade de Pesquisa (Máximo de 3,5 pontos)
Livro Técnico Científico (Máximo 1,5 pontos)0,75/livro
Capítulo de Livro Técnico Científico (Máximo 0,5 pontos)0,30/capítulo
Trabalho em periódicos indexados  (Máximo 1,0 ponto)0,40/trabalho
Trabalho completo em Anais de congresso científico (Máximo 1,5 pontos)0,25/trabalho
Curso de extensão (Máximo 0,6 pontos)0,20/curso
Curso de Capacitação (Máximo 0,6 pontos)0,20/curso
IV – Outras Atividade (Máximo de 1,5 pontos)
Orientação de estudantes de graduação ou de outra natureza (Máximo 0,9 pontos)0,3/ orientação
Participação em bancas (Máximo 0,9 pontos)0,15/ banca
Apresentação de Seminário ou Comunicação oral em Congresso Científico (Máximo 0,6 pontos)0,2/apresentação
Premiação de Trabalhos Científicos  (Máximo 0,4 pontos)0,2/premiação
Missão Científica (Máximo 0,4 pontos)0,2/missão

Obs.: Não serão levadas em consideração as matérias lecionadas pela professoras nem os anos escolares em que atuam, sendo portanto a única exigência estar vinculada como professora a rede estadual de ensino. Ex.: uma professora de artes do ensino fundamental não está desclassificada desde que atue na rede estadual.

Ranqueamento

Seguindo os critérios de avaliação e pontuação apresentados, as candidatas devem ser ranqueadas pela sua pontuação e separadas por estado, rede de ensino (apenas alunas) e plano de trabalho de interesse.

Critérios de desempate:

Tanto para alunas como para professoras, o critério será a idade de forma a beneficiar a mais velha.

Divulgação de resultados

Após encerrado o período de inscrição será divulgada uma lista de candidatas com inscrições homologadas e não homologadas, em geral associadas a envio de documentos ilegíveis ou dados bancários em nome de outra pessoa que não a candidata. Será dado o prazo de dois dias para recursos e após avaliados será publicada a lista de selecionadas e a lista de espera.

Na lista, constará o nome completo da candidata, se é aluna ou professora, o plano de trabalho para o qual o foi aceita, tipo de atividade (híbrida/remota) e o estado. O ideal é que a lista já esteja subdividida por região e estado.

Remanejamento

É possível que para alguns planos de trabalho não haja inscrições suficientes sendo necessário o remanejamento de candidatas para preencher essas vagas.

Oficialização

As candidatas devem assinar um termo de compromisso e um termo de uso de imagem e som para oficializar sua seleção. Uma vez que todas as vagas estiverem devidamente preenchidas serão enviados contratos para o recebimento de bolsa que devem ser assinados pelas alunas.

Cada plano de trabalho exige um kit de materiais próprios. Os kits de planos remotos são encaminhados para as casas das participantes, os dos planos híbridos para as instituições, por isso é fundamental a divisão entre participantes de planos remotos e híbridos.

Certificados

São emitidos certificados para:

  • Organização;
  • Equipe executora (tutores, coordenadores de laboratórios, monitores, palestrantes);
  • Palestrantes;
  • Equipes dos Workshops;
  • Participantes.

Todos eles contam com descrição da atividade, nome no plano ou palestra ministrados e carga horária.

LINKS

Acesse o formulário de inscrição de planos de trabalho aqui

Veja um vídeo sobre o projeto aqui

Leia mais sobre o projeto aqui

Veja exemplos de planos de trabalho já desenvolvidos no FC aqui

Veja as estudantes e professoras que participaram das edições anteriores: 2016; 2017; 2018 e 2019.