• Página inicial
  • Post
  • Aceleradoras de Startup

Aceleradoras de Startup

Publicado em

O que é:

Uma aceleradora agiliza o crescimento de uma startup de forma escalável em seus primeiros anos de vida. Tem por função impulsionar um modelo de negócio de modo a romper a sua barreira inicial ou alcançar o seu ponto de equilíbrio (break even). Uma aceleradora se difere de uma incubadora, que depende de verba pública e está mais ligada a universidades ou instituições sem fins lucrativos amparadas por financiamento público. Em outras palavras, a aceleradora de startups é uma organização que apoia e investe no desenvolvimento e expansão de empresas que trazem conceitos inovadores.

Para que serve: 

Sua função é dar direcionamento à startup do estágio em que ela se encontra a um mais avançado em um curto prazo de tempo alavancando negócios promissores. Para tal são aplicadas metodologias de aceleração, com o apoio de mentores  que são investidores e empreendedores, que compram ações das empresas participantes. Estes irão investir e subsidiar produtos e serviços para que a startup possa se consolidar no mercado. Isto inclui ajuda financeira, apoio de especialistas de diferentes áreas, amparo tecnológico e a promoção de cursos e treinamentos.

Como usar:

O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, tem como objetivo alavancar a aceleração de startups de base tecnológica, inserindo no mercado local e internacional novos produtos e serviços inovadores e conectando empresas com tendências e mercados globais. Por meio de uma parceria entre o Governo e a iniciativa privada, o programa pretende contribuir para a geração de um ecossistema favorável ao empreendedorismo de base tecnológica.

O Programa StartUp Brasil atualmente possui 13 aceleradoras habilitadas, que realizam a aceleração presencial ou semipresencial das empresas selecionadas. Uma aceleradora, que se torna sócia da startup, é responsável por realizar o período de aceleração e promover o desenvolvimento da startup participante do programa.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promove o “BNDES Garagem – Negócios de Impacto”, um programa de aceleração para startups de impacto, conduzido pelo Consórcio AWL (composto por Artemisia, Wayra e Liga Ventures). O objetivo do programa é selecionar e acelerar, negócios de diversos setores, com prioridade às soluções voltadas à Educação, Saúde, Sustentabilidade, Govtech e às Cidades Sustentáveis.  A ação espera estimular o campo do empreendedorismo de impacto, atuando no desenvolvimento de empresas para que elas alcancem resultados financeiros consistentes e com impacto socioambiental positivo

Legislação:

  • Decreto nº 10.122, de 21 de novembro de 2019. Institui o Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups.
  • Lei complementar nº 182, de 1º de junho de 2021. Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador; e altera a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Fonte:

https://abstartups.com.br/aceleradora-de-startups-o-que-e-e-para-que-serve/

https://www.gov.br/startuppoint/pt-br/programas/startup-brasil

https://garagem.bndes.gov.br/

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.122-de-21-de-novembro-de-2019-229122500

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-complementar-n-182-de-1-de-junho-de-2021-323558527