O que é: O apoio para a melhoria de produtos é parte das ações estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular a inovação e o empreendedorismo no país. Existem programas de financiamento e capacitação voltados ao aperfeiçoamento de processos, produtos e serviços de empresas já constituídas.
Para que serve: A inovação e o desenvolvimento tecnológico demandam um esforço conjunto e organizado. A criação de um ambiente propício à pesquisa e ao empreendedorismo são fundamentais para o crescimento do país. Melhorar produtos é uma atividade inovadora que demanda pesquisa, investimentos e tempo.
Como usar:
O atual sistema de financiamento público da inovação é composto majoritariamente por Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Finep se tornou a principal agência de financiamento da inovação brasileira, concentrando a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (FNDCT). Ela concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.
Para a melhoria de produtos, existem, atualmente, diversos programas dentre os quais destacam-se:
- Apoio Direto à Inovação: para inovação em empresas de médio porte;
- Aquisição Inovadora: para aquisição de itens que promovam a inovação, a empresas de todos os portes;
- Finep Conecta Automático: para estimular a cooperação entre empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), todos os portes;
- Finep Sustentabilidade: para promover o desenvolvimento e adoção de tecnologias que favoreçam a redução de consumo de recursos naturais, todos os portes.
A Rede de Conhecimento Científico (RCC) do MCTI é um espaço para divulgação de pesquisas, tecnologias, produtos e serviços, formação de parcerias e obtenção de apoio governamental para realização de as atividades em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Especificamente para a melhoria de produtos, acesse: Rede de produtos > Desenvolvimento > Transferência de tecnologia; ou Rede de inovação > Vitrine de ideias.
Preencha o formulário e cadastre-se individualmente e/ou sua organização, seja ela uma empresa, uma start-up, um instituto de pesquisa, uma universidade, um órgão governamental ou uma associação do terceiro setor. Sua atividade fará parte da divulgação georreferenciada dos mapas temáticos.
O portal do governo federal tem uma grande gama de serviços de apoio a diversas atividades de divulgação empresarial. Pode-se fazer uma busca por órgãos (ministérios e autarquias), por temas (categorias) ou digitando uma palavra ou frase na ferramenta de busca.
Já para melhoria técnica, o MCTI oferece uma gama de serviços voltados para a qualidade de produtos.
Veja abaixo alguns dos serviços disponíveis dentro dessa temática:
Legislação:
- Lei 11.196/05, conhecida como Lei do Bem, estabelece incentivos fiscais que as empresas podem usufruir de forma automática, desde que realizem pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica;
- Lei nº 13.243/2016, Lei de Inovação, de estímulo ao desenvolvimento científico e à inovação
- Decreto nº 9.283/2018, completa o marco legal da inovação.
Fonte: