• Página inicial
  • Post
  • Apoio para Melhoria de Produtos

Apoio para Melhoria de Produtos

Publicado em

O que é: O apoio para a melhoria de produtos é parte das ações estratégicas do  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular a inovação e o empreendedorismo no país. Existem programas de financiamento e capacitação voltados ao aperfeiçoamento de processos, produtos e serviços de empresas já constituídas. 

Para que serve: A inovação e o desenvolvimento tecnológico demandam um esforço conjunto e organizado. A criação de um ambiente propício à pesquisa e ao empreendedorismo são fundamentais para o crescimento do país. Melhorar produtos é uma atividade inovadora que demanda pesquisa, investimentos e tempo. 

Como usar:

O atual sistema de financiamento público da inovação é composto majoritariamente por Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Finep se tornou a principal agência de financiamento da inovação brasileira, concentrando a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (FNDCT). Ela concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Para a melhoria de produtos, existem, atualmente, diversos programas dentre os quais destacam-se:

  • Apoio Direto à Inovação: para inovação em empresas de médio porte;
  • Aquisição Inovadora: para aquisição de itens que promovam a inovação, a empresas de todos os portes;
  • Finep Conecta Automático: para estimular a cooperação entre empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), todos os portes;
  • Finep Sustentabilidade: para promover o desenvolvimento e adoção de tecnologias que favoreçam a redução de consumo de recursos naturais, todos os portes.

A  Rede de Conhecimento Científico (RCC) do MCTI é um espaço para divulgação de pesquisas, tecnologias, produtos e serviços, formação de parcerias e obtenção de apoio governamental para realização de as atividades em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Especificamente para a melhoria de produtos, acesse: Rede de produtos > Desenvolvimento > Transferência de tecnologia; ou Rede de inovação > Vitrine de ideias. 

Preencha o formulário e cadastre-se individualmente e/ou sua organização, seja ela uma empresa, uma start-up, um instituto de pesquisa, uma universidade, um órgão governamental ou uma associação do terceiro setor. Sua atividade fará parte da divulgação georreferenciada dos mapas temáticos.

portal do governo federal tem uma grande gama de serviços de apoio a diversas atividades de divulgação empresarial. Pode-se fazer uma busca por órgãos (ministérios e autarquias), por temas (categorias) ou digitando uma palavra ou frase na ferramenta de busca. 

Já para melhoria técnica, o MCTI oferece uma gama de serviços voltados para a qualidade de produtos.

Veja abaixo alguns dos serviços disponíveis dentro dessa temática: 

Serviços Gov.br
Obter assistência especializada no Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT)  (MCTI)
Utilizar supercomputação do LNCC em pesquisas (HPC-LNCC) (MCTI)
Calibrar equipamentos em Tempo e Frequência no Observatório Nacional (MCTI)
Calibrar Bússolas e Sensores Magnéticos para uso em Navegação e Sondagem (LDSM-ON) (MCTI)

Legislação:

  • Lei 11.196/05, conhecida como Lei do Bem, estabelece incentivos fiscais que as empresas podem usufruir de forma automática, desde que realizem pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica;
  • Lei nº 13.243/2016, Lei de Inovação, de estímulo ao desenvolvimento científico e à inovação
  • Decreto nº 9.283/2018, completa o marco legal da inovação. 

Fonte:

https://www.gov.br/pt-br