• Página inicial
  • Post
  • Desenvolvimento de Processos

Desenvolvimento de Processos

Publicado em

O que é: Um processo é uma atividade desenvolvida repetidas vezes em uma organização para a realização do serviço ou do produto. Ela acontece na maioria das vezes de forma tácita, ou seja, as pessoas executam as atividades sem externalizar suas etapas. O desenvolvimento de processos é uma ferramenta de gestão que identifica e registra as etapas de realização de uma atividade.

Para que serve: O desenvolvimento de processos tem o objetivo de explicitar as etapas e consequentemente, permitir a otimização da produção. Investir em melhorias nos processos pode favorecer a qualidade final, a redução de custos/tempo ou até a imagem externa da empresa. 

Como usar:

O desenvolvimento de processos é uma atividade estratégica para registrar conhecimentos de uma organização. A gestão de processos pode ser aplicada a qualquer departamento da empresa (administrativo, financeiro, produção, relacionamento com clientes etc.). 

A primeira etapa para o desenvolvimento de processos é a sua externalização. Pessoas responsáveis por aquele processo elaboram um fluxograma que indica as diferentes etapas daquela atividade e as relações entre elas. Uma vez mapeado, o processo pode ser melhorado, trazendo inúmeros benefícios para a organização.

O desenvolvimento de processos, mesmo sendo um tipo de inovação incremental (aquela que melhora o que já existe, mas não cria coisas novas), pode ser fundamental para o sucesso de empresas, principalmente as que desenvolvem novas tecnologias. 

Internacionalmente, a ISO (International Standards Organization), Organização Internacional de Padronização, é responsável por estabelecer as normas técnicas de segurança e qualidade de produtos e serviços. 

No Brasil, o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal, vinculada à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia, que objetiva fortalecer as empresas nacionais por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade e da segurança de produtos e serviços.  

Legislação:

  • Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, institui o Inmetro

Fonte:

https://www.iso.org/benefits-of-standards.html

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-index

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5966.htm