O que é: Os desenvolvimentos de produtos bem-sucedidos têm a característica de traduzir uma necessidade de consumidores em um produto adequado.
Para que serve: Desenvolver produtos é importante para que uma empresa se mantenha à frente de seu mercado. Ao desenvolver novos produtos a empresa pode melhorar a qualidade, reduzir custos, agregar características, ampliar o portfólio, ou até inovar.
Como usar:
O sucesso da inovação depende de um processo estruturado que leve em conta aspectos como um design estratégico, boa execução comercial e divulgação eficiente. São etapas do desenvolvimento de produtos: a) Geração de Ideias ou Brainstorming (insights sobre necessidades de consumidores/sugestões de clientes); Seleção de uma ideia (promissora e economicamente viável); c) Testes e Protótipos (pesquisas e testes com grupos de controle); d) Análise de Mercado (viabilidade e plano de negócio); e) Desenvolvimento (produção e marketing); f) Validação (de mercado com grupos focais antes de escalar a produção) e g) Lançamento (campanha estruturada para atingir o público-alvo).
Outros fatores de sucesso para o desenvolvimento de um produto envolvem ter acesso a financiamentos que permitam a execução de um cronograma de atividades sem pular etapas além de dispor de equipes qualificadas e atualizadas.
Na indústria o desenvolvimento de novos produtos é conduzido pela Engenharia de Produtos. A pessoa engenheira tem sua profissão regulamentada por lei, sendo também monitorada por conselhos profissionais. A ABEPRO é a associação que congrega discentes, docentes e profissionais da Engenharia de Produção.
Legislação:
- Lei nº 15.194, de 24 de dezembro de 1966, dispõe sobre a profissão da Engenharia, Arquitetura, entre outras
- Resolução nº 235, de 09 de outubro de 1975, dispõe sobre a profissão da Engenharia de Produto
Fonte:
https://www.poderdaescuta.com/7-etapas-do-processo-de-desenvolvimento-de-novos-produtos/
https://gestaoindustrial.com/desenvolvimento-do-produto/
http://www.abepro.org.br/interna.asp?p=332&m=332&ss=1&c=359