O que é: Também chamado de design de serviços, a atividade consiste em mapear diferentes stakeholders e seus relacionamentos, ou seja, pessoas, grupos, tecnologias, leis e contextos que participam da atividade e coordenar seus esforços para projetar um serviço novo.
Para que serve: O desenvolvimento de novos serviços é uma atividade fundamental para empresas que estão começando ou que desejam se manter à frente da concorrência. Ele permite se adaptar às mudanças dos mercados, de leis e de padrões de consumo e multiplicar as possibilidades de negócios para uma organização.
Como usar:
O setor de serviços representa quase dois terços do emprego urbano metropolitano e responde por mais da metade do PIB.
Existem diversos modelos de desenvolvimento de novos serviços, sendo o mais simples aquele que compreende quatro etapas: a) geração de ideia de serviço; b) estratégia do serviço; c) projeto do serviço; e d) implantação do serviço. Outros modelos mais complexos chegam a detalhar mais de 10 etapas, como desenvolvimento de conceito, teste de conceito e validação de conceito, para dar alguns exemplos. Essas fases podem ser alteradas ou desmembradas, dependendo do contexto organizacional.
No Brasil, há leis que dispõem que serviços são tributados pelos municípios onde a empresa está sediada, pelo Imposto Sobre Serviços (ISS) e que prevêem uma série de normas e padrões de proteção de consumidores com relação à prestação de serviços.
Legislação:
- Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, dispõe sobre a criação do Imposto Sobre Serviços em municípios
- Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, dispõe sobre os direitos do consumidor
Fonte:
https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13749
https://www.scielo.br/j/gp/a/kf5JWYLJXQxfKWmWPbQ6Fny/?lang=pt&format=pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp116.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm