O que é: Indicadores de serviços retratam o desempenho dos diversos setores de serviços. Eles fornecem dados sobre serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; atividades imobiliárias; serviços de reparo e manutenção e outros serviços.
Para que serve: Os indicadores de serviços têm o objetivo de suprir os dados necessários à caracterização da estrutura da prestação de serviços no país. Eles contribuem para verificar a performance do setor de serviços de empresas e de órgãos de governo. São métricas utilizadas com a finalidade de fomentar o acompanhamento da gestão pública federal e do seu aprimoramento por meio do uso de dados e informações.
Como usar:
A principal fonte de indicadores de serviços é o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que produz dois levantamentos principais: a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que acompanham a variação do índice do volume de serviços com periodicidade anual e mensal, respectivamente, e permitem monitorar o comportamento conjuntural deste setor no País.
Elas têm como unidade de investigação a empresa formalmente constituída, isto é, aquela registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, da Secretaria da Receita Federal. Vale destacar que o IBGE não inclui serviços financeiros nem serviços educacionais nesses indicadores.
No que diz respeito à Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2009, o IBGE passou a investigar a produção dos principais produtos e serviços oferecidos pelas empresas de tecnologia da informação (TI) por meio do PSTI – Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação, exceto a produção de hardware pelo segmento industrial. O PSTI possui periodicidade eventual, de modo a fornecer um quadro atualizado da potencialidade desse mercado pela ótica da oferta e contribuir para a construção de uma Classificação Nacional de Produtos para o setor de serviços.
Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) 2007-2018 buscou traçar um panorama a partir de diversas dimensões da Cultura no Brasil. O estudo inclui setores econômicos direta e indiretamente relacionados à cultura, gastos públicos e privados, ocupação em trabalhos formais e informais, variação de preços, potencial de fruição cultural a partir de equipamentos culturais, meios de comunicação e acesso à tecnologia.
Uma fonte importante oferecida pelo Ministério da Economia é o Painel Raio X da Administração Pública Federal, que oferece a possibilidade de baixar as estatísticas e arquivos em formato aberto.
Agentes governamentais em busca informações e parcerias para desenvolver um ambiente de estímulo à ciência, tecnologia e inovação podem se cadastrar na Rede de Conhecimento Científico (RCC) do MCTI. Mais informações em Sobre > Parcerias.
O portal do governo federal tem uma grande gama de serviços de apoio a diversas atividades administrativas. Pode-se fazer uma busca por órgãos (ministérios e autarquias), por temas (categorias) ou digitando uma palavra ou frase na ferramenta de busca.
Veja abaixo alguns serviços disponíveis dentro dessa temática:
Legislação:
- Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016: Institui a Plataforma de Cidadania Digital e dispõe sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
- Lei 13.934/2019, dispõe sobre o desempenho da administração pública.
- Decreto N°10.531/2020, institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031.
Fonte: