O que é: Mapas, na acepção mais ampla, são representações visuais gráficas de espaços. Os mapas temáticos representam a distribuição de uma atividade em uma região. Mapas de investimentos são representações visuais dos tipos de investimentos sendo feitos ou planejados para promover o desenvolvimento de uma região. Eles podem também ser representações esquemáticas de indicadores de investimentos.
Para que serve: Mapas de investimento podem indicar a distribuição de investimentos em algum produto ou serviço em determinada região, por exemplo, infraestrutura de telecomunicações, de saneamento, de equipamentos culturais, entre outras. Eles podem também ter finalidade de indicar os volumes e tipos de investimentos, de forma comparativa com outras regiões.
Como usar:
O Mapa de Investimentos do Estado do Rio Grande é composto por um conjunto de 10 documentos organizados para o Estado e para as nove Regiões Funcionais de Planejamento. Esses documentos foram produzidos com o objetivo central de auxiliar na compreensão do alcance territorial da atuação governamental, constituindo-se em uma ferramenta fundamental para a promoção de maior transparência da ação pública.
Os documentos demonstram a previsão dos investimentos em todas as regiões do Estado. Em sua grande maioria, estes investimentos estão previstos no Plano Plurianual Participativo 2012-2015, segundo as informações dos diferentes órgãos. O levantamento inclui também as ações das principais estatais, do Governo Federal e os investimentos privados estimulados pelo poder público.
O International Trade Center (ITC), uma organização cinquentenária, mandatária das Nações Unidas (UN) e a Organização Mundial do Comércio (WTO) produz um mapa oficial de investimentos internacionais em países e empresas. O Investment Map é um site, em inglês, que fornece gráficos e tabelas sobre o volume e o tipo de investimento, a partir de indicadores comparativos entre essas localidades. As buscas podem ser feitas por país, setor econômico ou empresa.
O Portal do Investidor, desenvolvido pelo governo federal, lista uma série de leis sobre o mercado de capitais, incluindo a que estabelece a criação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia federal responsável por regular o mercado de capitais no país. Nesse sentido, o Portal do Investidor também pode ser considerado um mapa, indicando caminhos e processos, para auxiliar quem deseja investir no Brasil.
Outros recursos disponíveis para compreender os fluxos internacionais de investimento são os Mapas de Investimento Bilaterais, publicações sobre o volume de investimentos entre o Brazil e países como a China, os Estados Unidos da América ou blocos regionais como a União Européia. Eles são disponibilizados no site da Apex, Agência Brasileira de Exportações e Investimentos.
Legislação:
- Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976, cria a CVM e dispõe sobre o mercado de capitais.
Fonte:
https://planejamento.rs.gov.br/mapa-de-investimentos-regionalizacao-dos-programas-e-acoes-do-governo
https://www.intracen.org/itc/about/how-itc-works/our-role-in-the-un-and-wto/
https://www.investmentmap.org/investment/overview
https://www.investidor.gov.br/
http://www.apexbrasil.com.br/inteligenciaMercado/MapaInvestimentosBilaterais